segunda-feira, 27 de abril de 2020

REVISÃO CIÊNCIAS 8° ANOS (A, B e C) - 1° ATIVIDADE

REVISÃO 8° ANO - FONTES E TIPOS DE ENERGIA

TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA
A energia pode ser definida  como a quantidade de trabalho que uma força pode realizar. Ela pode estar armazenada em um sistema físico ou ser utilizada para deslocar um corpo, produzindo movimento. A energia se apresenta sob diferentes formas na natureza: energia mecânica, energia química, energia nuclear, energia térmica, energia elétrica, energia luminosa, energia magnética etc.
Todas estas formas de energia existentes resultam de transformações de uma forma de energia em outra, pois a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada. Assim, a energia elétrica pode ser convertida em energia luminosa e em energia térmica, por exemplo. É o que ocorre quando acendemos uma lâmpada elétrica incandescente: ela recebe energia da corrente elétrica e emite luz e energia térmica.

CAMINHO DA ELETRICIDADE

FONTES GERADORAS DE ELETRICIDADE

USINAS HIDRELÉTRICAS: transformação de energia cinética em energia elétrica. Um grande volume de água é represado de modo que a queda dessa água faz girar turbinas, que por meio de geradores, transformam essa energia de movimento em energia elétrica.
Vantagens: fonte renovável de energia; não produz poluentes; água utilizada para movimentar as turbinas é devolvida para o rio.
Desvantagens: para a sua construção é necessário desmatamento e inundação de grandes áreas; deslocamento de populações ribeirinhas; as barragens provocam assoreamento do rio, afetando a vida de seres aquáticos; destruição de terras produtivas; desvio do curso dos rios.

USINA EÓLICA: transformação de energia eólica (do vento) em energia elétrica. As turbinas são formadas por um conjunto de pás ligadas a um eixo e a um gerador elétrico. Com elas, a energia dos ventos é convertida em energia elétrica.
Vantagens: fonte renovável de energia; utiliza o vento; não queima combustível nem produz lixo.
Desvantagens: deve ser instalada em regiões com bastante vento; produz poluição sonora e poluição visual; morte de pássaros que colidem com as pás do gerador.

USINA SOLAR: transformação de energia solar (luz do sol) em energia elétrica. Usa células solares feitas de silício que absorve a luz solar e a converte em energia elétrica.
Vantagens: não queima combustível nem gera resíduos durante o processo de obtenção de energia; tem vida útil de 20 anos; pode ser usada em sistemas de pequeno e de grande porte; pode ser transportada; não produz ruídos significativos.
Desvantagens: necessita de regiões com bastante sol o ano inteiro; as células utilizam materiais danosos ao ambiente em sua fabricação; as células não podem ser recicladas; as baterias utilizadas precisam ser trocadas periodicamente.

USINA TERMELÉTRICA: transformação de energia térmica (calor da queima de combustível) em energia elétrica. Tem como princípio queimar um combustível para produzir calor, que gera vapor para movimentar turbinas e acionam um gerador de energia elétrica. Esse combustível pode ser oriundo de fontes renováveis ou não renováveis, como por exemplo, derivados de petróleo, carvão, madeira, gás natural, bagaço de cana, entre outros.
Vantagens: utiliza vários tipos de combustíveis incluindo os de fontes renováveis; seu funcionamento independe de fatores naturais, como sol, chuva ou vento; pode ser instalada em qualquer local.
Desvantagens: poluição do ar por emissão de gases e cinzas por causa da queima de combustível; aumento do efeito estufa por causa da emissão de gases; aumento da temperatura das águas dos rios, que são utilizadas para o sistema de refrigeração; alto custo com manutenção.

USINA TERMONUCLEAR: transformação de energia nuclear (fissão nuclear) em energia elétrica. O aquecimento da água é produzido pela fissão nuclear, uma reação que ocorre no núcleo atômico de um elemento radioativo (geralmente o urânio). Esse vapor movimenta turbinas, que acionam um gerador de energia elétrica. Esse tipo de geração de energia elétrica também faz parte do grupo das usinas termelétricas.
Vantagens: não depende de fatores climáticos como chuva, vento e sol.
Desvantagens: alto custo para instalação e manutenção; o risco de acidentes e de contaminação de pessoas, de outros animais, do solo, das águas e do ar por radioatividade é altíssimo; há produção de lixo nuclear.

EXERCÍCIOS

Estes exercícios poderão ser respondidos em um documento como o Word ou qualquer outro similar e poderá ser anexado e enviado para o email: simonebatista@prof.educacao.sp.gov.br para que vocês não precisem ir à escola entregar a atividade! Peçam ajuda para alguém caso tenham dificuldade em madar o email! 
Coloquem o nome e série de vocês!!! 
Eu darei o prazo de uma semana para que vocês respondam estas questões. Após o prazo de uma semana, enviarei a correção das questões. Não se apeguem somente ao conteúdo colocado aqui no blog! Pesquisem em outras fontes também, ok!

1- Imagine que será construída uma usina hidrelétrica em uma região com rios caudalosos e com vegetação ao seu redor. Cite quais serão os impactos, principalmente ambientais, causados pela construção.

2- Qual é a diferença entre as usinas termelétricas e as usinas termonucleares?

3- Dentre os tipos de usina geradora de energia elétrica que você estudou, quais delas aproveitam energia oriunda de fontes renováveis na produção de energia elétrica?

4- Se você estivesse construindo sua casa, qual das maneiras de se obter energia (apresentadas aqui) você escolheria? Justifique.

5- A construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, causou muitas polêmicas. PESQUISE quais foram os IMPACTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS na cidade de Altamira, assim como os IMPACTOS AMBIENTAIS no Rio Xingu, provocados pela construção da usina de Belo Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021