terça-feira, 19 de maio de 2020

CIÊNCIAS - CORREÇÃO DA PRIMEIRA ATIVIDADE SOBRE MÁQUINAS SIMPLES

DISCIPLINA: Ciências
PROFESSORA: Simone
TEMA: Matéria e Energia
CONTEÚDO: Máquinas Simples
HABILIDADE: Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Bom dia!!! Espero que estejam todos bem!
Para facilitar o processo de aprendizagem de vocês, aconselho que nas próximas atividades, vocês escrevam pelo menos as respostas, no caderno ou "colem" em um documento do Word. Ou seja, guardem as respostas de vocês para que vocês possam compará-las com as respostas corretas!
Qualquer dúvida entrem em contato comigo via comentários aqui no blog ou pelo e-mail simonebatista@prof.educacao.sp.gov.br .

CORREÇÃO DA PRIMEIRA ATIVIDADE SOBRE MÁQUINA SIMPLES

1- Escreva a vantagem do uso da roldana fixa e a vantagem do uso da roldana móvel.

R: Roldana fixa altera o sentido da força permitindo mais conforto para realizar o trabalho. Porém, ela não reduz a intensidade da força necessária. Roldana móvel reduz pela metade a força aplicada necessária.

2- Dê 3 exemplos de máquinas simples comuns do seu dia a dia.

R: Alicate, tesoura, parafuso, abridor de garrafa, martelo, machado, gangorra, vassoura, carrinho de mão, quebra-nozes, vara de pescar

3- Ao usar uma chave de fenda para fixar um parafuso em uma madeira, estamos usando quais tipos de máquinas simples?

R: Chave de fenda é alavanca e o parafuso é um plano inclinado

4- Analisando os movimentos realizados pelo ser humano, podemos identificar algumas estruturas que funcionam como verdadeiras máquinas. As ilustrações seguintes representam 3 alavancas (uma inter-resistente, uma interfixa e uma interpotente). Identifique os 3 tipos de alavancas, explicando as características que possibilitaram a identificação de cada uma. (OBS.: P é o Ponto de Apoio; Fa é a Força de Ação e Fr é a Força Resistente). 


R: Mandíbula: alavanca interfixa (Ponto de apoio entre Força de ação e Força resistente). Pé: alavanca inter-resistente (Força resistente entre Força de ação e Ponto de apoio). Braço: alavanca interpotente (Força de ação entre Força resistente e Ponto de apoio).

5- Observe a foto do abridor de garrafas, que funciona como uma alavanca. Identifique qual número corresponde ao Ponto de apoio, qual corresponde à Força de apoio e qual corresponde à Força resistente. 


Sérgio Dotta Jr/ The Next

R: 1- força de apoio ou força potente; 2- Força resistente; 3- Ponto de Apoio

6- Observe a imagem abaixo e responda quantas roldanas móveis há no dispositivo.


R: 3 roldanas móveis e 1 fixa.

7- Ainda sobre o exercício anterior: de acordo com a sua resposta do exercício 6, determine a intensidade da força que a pessoa representada na figura acima está fazendo para equilibrar o peso de 200 N. Justifique sua resposta. 

R: Cada roldana móvel diminui pela metade a força aplicada, e nesse caso, temos 3 roldanas móveis.
200 ÷ 2 =100 N
100 ÷ 2 = 50 N
50 ÷ 2 = 25 N

8- Observe as imagens abaixo e relacione cada uma delas a um tipo de máquina simples.


R: A- Plano inclinado; B- Alavanca; C- Plano inclinado; D- Roldana Fixa; E- Alavanca

9- Identifique a afirmação INCORRETA.

a- O plano inclinado aumenta a distância pela qual o objeto é movido.
b- A inclinação de um plano inclinado influencia a vantagem que ele oferece.
c- Tesouras são uma combinação de alavanca e cunha.
d- Parafusos são um tipo de roldana.

10- Proponha uma solução para a seguinte situação: Thiago comprou um sofá para sua sala. O móvel, porém, não cabe no elevador do prédio nem passa pelas escadas. Como fazer para levar o sofá até o apartamento de Thiago, no 15° andar?

R: O móvel pode ser erguido com roldanas e entrar no apartamento pela janela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021