DISCIPLINA: Ciências
PROFESSORA: Simone
TEMA: Matéria e Energia
CONTEÚDO: Máquinas Simples
HABILIDADE: Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.Bom dia!!! Espero que estejam todos bem!
Para
facilitar o processo de aprendizagem de vocês, aconselho que nas próximas
atividades, vocês escrevam pelo menos as respostas, no caderno ou
"colem" em um documento do Word. Ou seja, guardem as
respostas de vocês para que vocês possam compará-las com as respostas
corretas!
Qualquer dúvida entrem em contato comigo via comentários aqui no blog ou pelo e-mail simonebatista@prof.educacao.sp.gov.br .
Qualquer dúvida entrem em contato comigo via comentários aqui no blog ou pelo e-mail simonebatista@prof.educacao.sp.gov.br .
CORREÇÃO DA PRIMEIRA
ATIVIDADE SOBRE MÁQUINA SIMPLES
1- Escreva a vantagem do
uso da roldana fixa e a vantagem do uso da roldana móvel.
R: Roldana fixa altera o
sentido da força permitindo mais conforto para realizar o trabalho. Porém, ela
não reduz a intensidade da força necessária. Roldana móvel reduz pela metade a
força aplicada necessária.
2- Dê 3 exemplos de
máquinas simples comuns do seu dia a dia.
R: Alicate, tesoura,
parafuso, abridor de garrafa, martelo, machado, gangorra, vassoura, carrinho de
mão, quebra-nozes, vara de pescar
3- Ao usar uma chave de
fenda para fixar um parafuso em uma madeira, estamos usando quais tipos de
máquinas simples?
R: Chave de fenda é
alavanca e o parafuso é um plano inclinado
4- Analisando os
movimentos realizados pelo ser humano, podemos identificar algumas estruturas
que funcionam como verdadeiras máquinas. As ilustrações seguintes representam 3
alavancas (uma inter-resistente, uma interfixa e uma interpotente). Identifique
os 3 tipos de alavancas, explicando as características que possibilitaram a
identificação de cada uma. (OBS.: P é o Ponto de Apoio; Fa é a Força de Ação e
Fr é a Força Resistente).
R: Mandíbula: alavanca
interfixa (Ponto de apoio entre Força de ação e Força resistente). Pé: alavanca
inter-resistente (Força resistente entre Força de ação e Ponto de apoio).
Braço: alavanca interpotente (Força de ação entre Força resistente e Ponto de
apoio).
5- Observe a foto do
abridor de garrafas, que funciona como uma alavanca. Identifique qual número
corresponde ao Ponto de apoio, qual corresponde à Força de apoio e qual corresponde
à Força resistente.
R: 1- força de apoio ou
força potente; 2- Força resistente; 3- Ponto de Apoio
6- Observe a imagem
abaixo e responda quantas roldanas móveis há no dispositivo.
R: 3 roldanas móveis e 1
fixa.
7- Ainda sobre o
exercício anterior: de acordo com a sua resposta do exercício 6, determine a
intensidade da força que a pessoa representada na figura acima está fazendo
para equilibrar o peso de 200 N. Justifique sua resposta.
R: Cada roldana móvel
diminui pela metade a força aplicada, e nesse caso, temos 3 roldanas móveis.
200 ÷ 2 =100 N
100 ÷ 2 = 50 N
50 ÷ 2 = 25 N
8- Observe as imagens
abaixo e relacione cada uma delas a um tipo de máquina simples.
R: A- Plano inclinado; B-
Alavanca; C- Plano inclinado; D- Roldana Fixa; E- Alavanca
9- Identifique a
afirmação INCORRETA.
a- O plano inclinado
aumenta a distância pela qual o objeto é movido.
b- A inclinação de um
plano inclinado influencia a vantagem que ele oferece.
c- Tesouras são uma combinação de
alavanca e cunha.
d- Parafusos são um
tipo de roldana.
10- Proponha uma solução
para a seguinte situação: Thiago comprou um sofá para sua sala. O móvel, porém,
não cabe no elevador do prédio nem passa pelas escadas. Como fazer para levar o
sofá até o apartamento de Thiago, no 15° andar?
R: O móvel pode ser
erguido com roldanas e entrar no apartamento pela janela.
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