terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

2º ATIVIDADE (7ºA,B,C) ARTE - PROF.ª ANA CLAUDIA

 

DISCIPLINA : ARTE             (1ºBimestre – 2º Atividade)

PROFESSORA : ANA CLAUDIA

Tema : Gêneros da música clássica, canto coral e tecnologia

ANO: 7 A, B e C

Nome do aluno: ____________________________________________________

Habilidades: (EF07AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Atividade 3 – Ação Expressiva I

·         Leias as informações abaixo:

Canto Coral: Um coral se configura na forma de um grupo de pessoas que interpreta canções compostas ou arranjadas para esse fim. A divisão é feita por altura da voz. O coral se organiza de acordo com os naipes – tipos de voz:  

Classificação das vozes

·         Vozes femininas são divididas em:

-  Contralto = mais grave;

- Meio-soprano = intermediária (entre contralto e soprano);

- Soprano = mais aguda.

 

·         Vozes masculinas:

               - Baixo = mais grave;

              - Barítono = intermediária (entre o baixo e o tenor);

               - Tenor = mais aguda.

 

Gêneros do Canto Coral: canções, missas, motetos, madrigais, cantatas, oratórios, óperas e até mesmo sinfonias.

 

Cânone: tipo de canto coral em que o grupo vocal é dividido em partes, e cada parte do grupo canta a música, mas em intervalos diferentes. O primeiro grupo começa a cantar e o segundo grupo começa depois de um determinado tempo a cantar a mesma parte, mas nunca alcançando o tempo do primeiro.

 

Organização do coral: geralmente se organiza em semicírculo, como forma de proporcionar uma melhor acústica para que todos os cantores possam se ouvir e se ver. De acordo com a organização do coro, um tipo de voz terá maior destaque no canto.

Meios, equipamentos e espaços de circulação da música: os programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular, se configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais

compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.

Dimensões da vida: toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.

Dimensão Social: envolve os diferentes contextos em que seja possível ter contato com a música: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.

 

Dimensão Cultural: considerando que o ambiente onde vivemos influencia nossos padrões culturais, entre eles o tipo de música a que somos expostos. Por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do gênero musical que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

Dimensão Política: o viés político está ligado às influências culturais de outros países, outras matrizes estéticas.

Dimensão Histórica: a relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e acontecimentos e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música de um filme; o hino da vitória que era tocado quando um piloto de fórmula 1 vencia uma corrida.

Dimensão Econômica: tem relação com o consumo; música produzida pela indústria cultural; música local, produzida artesanalmente; aquisição de mídias (CD, digital, partituras etc.).

Dimensão Estética: está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações vividas.

Dimensão Ética: está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente transmitidos no convívio social.

Tecnologias e recursos digitais: gravadores, filmadoras, smartphones, plataformas da internet, formatos mais comuns: MP3, WMA e WAV.

 

Atividade adaptada (Caderno do aluno) – Apreciação Musical

 (“Os Vingadores” - https://www.youtube.com/watch?v=g06EnXMpM7s)

 

·         Após apreciar a música, assinale a alternativa correta:


1)    A música Tema “Os Vingadores”, está relacionada ao gênero:

a)    Clássico;

b)    Coral.

 

2)      Na música Tema “Os Vingadores”, quem toca é:

a)       Coral;

b)      Banda;

c)       Orquestra.

 

3)      Essa música, corresponde à dimensão da vida:

a)    Social;

        b)   Cultural;

        c)    Política;

        d)   Histórica;

        e)   Econômica;

        f)    Estética;

        g)    Ética

        h)    Social, Cultural, Política, Histórica, Econômica, Estética, Ética.

 

4)      Alguns dos instrumentos utilizados nesta música são:

a)       Pandeiro, tambor, violino;

b)      Violino, flauta, trompete;

 

5)      Responda essa pergunta abaixo sobre a Música Tema “Os Vingadores”:

a)       Podemos ter acesso a essa música por quais recursos digitais?

  

Apreciação Musical da música: “Trem Bala” - atividade Adaptada (https://www.youtube.com/watch?v=gvUHQMeGaU4 )

 

·         Após apreciar a música, assinale a alternativa correta:

 

6)    A música “Trem Bala”, nesta apresentação acima, está relacionada ao gênero:

c)    Clássico;

d)    Coral.

 

7)      A música Trem Bala,  nesta apresentação está como:

d)      Coral;

e)      Banda;

f)        Orquestra.

 

8)      Essa música, corresponde à dimensão da vida:

a)    Social;

        b)   Cultural;

        c)    Política;

        d)   Histórica;

        e)   Econômica;

        f)    Estética;

        g)    Ética

        h)    Social, Cultural, Política, Histórica, Econômica, Estética, Ética.

 

9)      Alguns dos instrumentos utilizados nesta apresentação são:

c)       Pandeiro, tambor, violino;

d)      Violino, flauta, trompete;

e)      Violão.

 

10)  Responda essa pergunta abaixo sobre a Música “Trem Bala”:

b)      Podemos ter acesso a essa música por quais recursos digitais?

Fonte

 

1 Música:  https://www.youtube.com/watch?v=g06EnXMpM7s

 2 Música:  https://www.youtube.com/watch?v=gvUHQMeGaU4

São Paulo Faz Escola (Volume 1)

 

Entrega: 01/03/2021

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021