DISCIPLINA : ARTE (1ºBimestre – 2º Atividade)
PROFESSORA : ANA CLAUDIA
Tema : Gêneros da música clássica, canto coral e tecnologia
ANO: 7 A, B e
C
Nome
do aluno: ____________________________________________________
Habilidades:
(EF07AR16) Analisar
criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da
música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação,
relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Atividade 3 – Ação Expressiva I
·
Leias
as informações abaixo:
Canto
Coral: Um coral se
configura na forma de um grupo de pessoas que interpreta canções compostas ou
arranjadas para esse fim. A divisão é feita por altura da voz. O coral se organiza
de acordo com os naipes – tipos de voz:
Classificação das vozes
·
Vozes
femininas são divididas em:
- Contralto = mais grave;
- Meio-soprano = intermediária (entre
contralto e soprano);
- Soprano = mais aguda.
·
Vozes
masculinas:
- Baixo = mais grave;
- Barítono = intermediária (entre
o baixo e o tenor);
- Tenor = mais aguda.
Gêneros do Canto Coral: canções, missas,
motetos, madrigais, cantatas, oratórios, óperas e até mesmo sinfonias.
Cânone: tipo de canto coral em que o grupo vocal é
dividido em partes, e cada parte do grupo canta a música, mas em intervalos
diferentes. O primeiro grupo começa a cantar e o segundo grupo começa depois de
um determinado tempo a cantar a mesma parte, mas nunca alcançando o tempo do
primeiro.
Organização
do coral: geralmente se
organiza em semicírculo, como forma de proporcionar uma melhor acústica para
que todos os cantores possam se ouvir e se ver. De acordo com a organização do
coro, um tipo de voz terá maior destaque no canto.
Meios, equipamentos e espaços de circulação da
música: os
programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações
culturais e o celular, se configuram como os meios mais comuns para a
circulação da música. Equipamentos e espaços culturais
compreendem
os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Por exemplo: teatros,
salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.
Dimensões da vida: toda comunidade
configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si
e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser
abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir
de experiências sensíveis.
● Dimensão Social: envolve os diferentes
contextos em que seja possível ter contato com a música: Em casa, no carro, na
rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.
Dimensão Cultural: considerando que o
ambiente onde vivemos influencia nossos padrões culturais, entre eles o tipo de
música a que somos expostos. Por exemplo: em localidades mais próximas ao
campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero
sertanejo. Sendo assim, a partir do gênero musical que é apreciado, é possível
perceber as influências culturais locais.
● Dimensão Política:
o viés político está ligado às influências culturais de outros países, outras
matrizes estéticas.
● Dimensão Histórica:
a relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e
acontecimentos e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música de um
filme; o hino da vitória que era tocado quando um piloto de fórmula 1 vencia
uma corrida.
● Dimensão Econômica:
tem relação com o consumo; música produzida pela indústria cultural; música
local, produzida artesanalmente; aquisição de mídias (CD, digital, partituras
etc.).
● Dimensão Estética:
está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações
vividas.
● Dimensão Ética: está ligada a
pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da
diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade,
normalmente transmitidos no convívio social.
Tecnologias
e recursos digitais:
gravadores, filmadoras, smartphones, plataformas da internet, formatos
mais comuns: MP3, WMA e WAV.
Atividade adaptada (Caderno do aluno) –
Apreciação Musical
(“Os
Vingadores” - https://www.youtube.com/watch?v=g06EnXMpM7s)
·
Após
apreciar a música, assinale a alternativa correta:
1)
A
música Tema “Os Vingadores”, está relacionada ao gênero:
a)
Clássico;
b)
Coral.
2)
Na música Tema “Os Vingadores”, quem toca é:
a)
Coral;
b)
Banda;
c)
Orquestra.
3)
Essa música, corresponde à dimensão da vida:
a) Social;
b) Cultural;
c)
Política;
d)
Histórica;
e)
Econômica;
f)
Estética;
g)
Ética
h)
Social, Cultural, Política, Histórica, Econômica, Estética, Ética.
4)
Alguns dos instrumentos utilizados nesta
música são:
a)
Pandeiro, tambor, violino;
b)
Violino, flauta, trompete;
5)
Responda essa pergunta abaixo sobre a Música
Tema “Os Vingadores”:
a)
Podemos ter acesso a essa música por quais
recursos digitais?
Apreciação
Musical da música: “Trem Bala” - atividade Adaptada (https://www.youtube.com/watch?v=gvUHQMeGaU4
)
·
Após
apreciar a música, assinale a alternativa correta:
6)
A
música “Trem Bala”, nesta apresentação acima, está relacionada ao gênero:
c)
Clássico;
d)
Coral.
7)
A música Trem Bala, nesta apresentação está como:
d)
Coral;
e)
Banda;
f)
Orquestra.
8)
Essa música, corresponde à dimensão da vida:
a) Social;
b) Cultural;
c)
Política;
d)
Histórica;
e)
Econômica;
f)
Estética;
g)
Ética
h)
Social, Cultural, Política, Histórica, Econômica, Estética, Ética.
9)
Alguns dos instrumentos utilizados nesta apresentação
são:
c)
Pandeiro, tambor, violino;
d)
Violino, flauta, trompete;
e)
Violão.
10) Responda
essa pergunta abaixo sobre a Música “Trem Bala”:
b)
Podemos ter acesso a essa música por quais
recursos digitais?
Fonte
1
Música: https://www.youtube.com/watch?v=g06EnXMpM7s
2 Música: https://www.youtube.com/watch?v=gvUHQMeGaU4
São Paulo Faz Escola (Volume 1)
Entrega: 01/03/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário