DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SÉRIE A B
Atividade -
Professora Cristiane
Tema:
Interpretação do poema, leitura, compreensão e oralidade.
Atividade
relacionado com o caderno aprender sempre e centro de mídia
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HABILIDADES: -
Reconhecer o texto literário produzido no século XIX com fator de
promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.
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SENHORA
Seixas ajoelhou aos pés da noiva;
tomou-lhe as mãos que ela não retirava; e modulou o seu canto de amor, essa ode
sublime do coração que só as mulheres entendem, como somente as mães percebem o
balbuciar do filho.
A
moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira, a fronte
reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa, escutava as falas de seu
marido; toda ela se embebia dos eflúvios, de que ele a repassava com a palavra
ardente, o olhar rendido, e o gesto apaixonado.
--- É então verdade que me ama?
--- Pois duvida, Aurélia?
--- E amou-se sempre, desde o primeiro
dia que nos vimos?
--- Não lho disse já?
--- Então nunca amou a outra?
--- Eu lhe juro, Aurélia. Estes lábios
nunca tocaram a face de outra mulher, que não fosse minha mãe. O meu primeiro
beijo de amor, guardei-o para a minha esposa, para ti...
Soerguendo-se para alcançar-lhe a face,
não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua
noiva.
--- Ou de outra mais rica! ... disse ela
retraindo-se para fugir ao beijo do marido, e afastando-o com a ponta dos
dedos.
A voz da moça tomara o timbre
cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio,
e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.
--- Aurélia! Que significa isto?
--- Representamos uma comédia, na qual
ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este
orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a
esta cruel mistificação, com que nós estamos escarnecendo mutuamente senhor.
Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que
é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.
--- Vendido! exclamou Seixas ferido
dentro d`alma.
--- Vendido, sim: não tem outro nome.
Sou rica, muito rica; sou milionária; precisava de um marido, traste
indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o.
Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o
triplo, toda a minha riqueza por este momento.
Aurélia proferiu estas desdobrando um
papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação por ele passada ao Lemos.
Não
se pode exprimir o sarcasmo que salpicava dos lábios da moça, nem a indignação
que vazava dessa alma profundamente revolta, no olhar implacável com que ela
flagelava o semblante do marido.
Seixas, trespassado pelo cruel insulto,
arremessado do êxtase da felicidade a esse abismo de humilhação, a princípio
ficara atônito. Depois quando os assomos da irritação vinham sublevando-lhe a
alma, recalcou-os esse poderoso sentimento do respeito à mulher, que raro
abandona o homem de fina educação.
Penetrado da impossibilidade de
retribuir o ultraje à senhora a quem havia amado, escutava imóvel, cogitando no
que lhe cumpria fazer; se matá-la a ela, matar-se a si, ou matar a ambos.
Senhora. Edição crítica de
José Carlos Garbuglio. Rio de Janeiro:
Livros
Técnicos e Científicos. São Paulo: EDUSP, 1979.
EFLÚVIO:
emanação de energia.
SUBLEVAR:
erguer, revoltar.
TRASTE: móvel
caseiro, móvel ou utensílio velho.
CONTO DE RÉIS:
um milhão de réis.
1 – Logo no
início do texto, o personagem Seixas tem uma atitude que a Literatura Romântica
soube tipificar, quando o homem apaixonado rendia-se diante da amada.
Que atitude é essa, ou seja, como é
denominada literariamente?
a)
Sentimentalismo
b) Uma declaração
c) Vassalagem amorosa
2 – Como pode ser entendida a passagem “modulou o seu canto de
amor”?
a) A música
amorosa cheia de amor
b) A tristeza
em um canto
c) Declaração
de amor
3 – No segundo parágrafo, que trecho pode ser transcrito como
prova de que Aurélia se envolvera e estava sensibilizada com as palavras de
Seixas?
a) “...
escutava as falas de seu marido”.
b) “... toda
ela se embebia dos eflúvios de amor... o olhar rendido e o gesto apaixonado”.
c) “...a fronte
reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maravilhosa”.
4 – Diz-se do amor que ele é extremista; portanto, as atitudes
– ações e reações – expressas por quem ama são incoerentes e instintivas.
Assinale o trecho que confirma a questão.
a)
Aproximando-se para beijá – la, recuou tornando-se desconfiada e grosseira, atingindo-o
com duras palavras
b) Ele a
repassava com a palavra ardente, o olhar rendido e o gesto apaixonado e um
beijo.
c) Aproximou
para beija –lá, Aurélia abraçou e foi apaixonante.
5 – Cite a passagem através da qual Aurélia se refere
ironicamente ao casamento, dizendo-o uma exigência dos escrúpulos da sociedade
da época em que vivia.
a) Ao seu marido, como um “ traste indisponível
às mulheres honestas”.
b) Ao seu marido “um homem maravilhoso para as
mulheres”.
c) Ao seu marido, “ terrível, amável para a
Aurélia”,
6 – O “final feliz” é típico das obras romanceadas do
Romantismo. Senhora é exemplo da história em que tudo acaba bem, isto é, o
casal se encontra na vida de realizações amorosas.
A respeito do que dissemos, de que meio
Aurélia se utilizou para salvar o amor?
a) Obrigando
Seixas a ficar com ela, assim o amor aconteceu.
b) Utiliza muitas conversas, assim houve a
recuperação
c) Utiliza da agressão moral, estimulando Seixas
a reagir com a finalidade de recuperá-lo.
8 – “Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a
súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva. Aurélia estava
lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizava.
Reexaminando esse trecho que nos fala
da “súbita mutação” da personagem feminina do texto, podemos associá-lo
diretamente ao perfil comportamental dos personagens típicos do Romantismo.
A que aspecto característico do
Romantismo essa atitude do personagem pode estar associada?
a) A
“súbita mutação” está associada a exaltação da natureza, religioso, que
caracterizou os personagens do Romantismo.
b) A “súbita mutação” está associada à
vida subjetiva, emotiva, sentimental, que caracterizou os personagens do
Romantismo.
c) ) A “súbita mutação” fim das
idealizações, retratos de adultério, miséria e fracasso social, que
caracterizou os personagens do Romantismo.
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