quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SÉRIE A B

Atividade - Professora Cristiane

Tema: Interpretação do poema, leitura, compreensão e oralidade.

Atividade relacionado com o caderno aprender sempre e centro de mídia

Entregar até dia 05/03 para o e-mail: kris.vicente26@gmail.com dúvidas pelo Whatsapp 951135790

HABILIDADES: -   Reconhecer o texto literário produzido no século XIX com fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na  contemporaneidade.

 Atividade também pode ser respondida no google forms pelo Link 

https://forms.gle/pxuBsfppZKjtzt7Q6



SENHORA

 

        Seixas ajoelhou aos pés da noiva; tomou-lhe as mãos que ela não retirava; e modulou o seu canto de amor, essa ode sublime do coração que só as mulheres entendem, como somente as mães percebem o balbuciar do filho.

        A moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira, a fronte reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa, escutava as falas de seu marido; toda ela se embebia dos eflúvios, de que ele a repassava com a palavra ardente, o olhar rendido, e o gesto apaixonado.

        --- É então verdade que me ama?

        --- Pois duvida, Aurélia?

        --- E amou-se sempre, desde o primeiro dia que nos vimos?

        --- Não lho disse já?

        --- Então nunca amou a outra?

        --- Eu lhe juro, Aurélia. Estes lábios nunca tocaram a face de outra mulher, que não fosse minha mãe. O meu primeiro beijo de amor, guardei-o para a minha esposa, para ti...

        Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva.

  --- Ou de outra mais rica! ... disse ela retraindo-se para fugir ao beijo do marido, e afastando-o com a ponta dos dedos.

        A voz da moça tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio, e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.

        --- Aurélia! Que significa isto?

        --- Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nós estamos escarnecendo mutuamente senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.

        --- Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d`alma.

        --- Vendido, sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica; sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento.

        Aurélia proferiu estas desdobrando um papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação por ele passada ao Lemos.

Não se pode exprimir o sarcasmo que salpicava dos lábios da moça, nem a indignação que vazava dessa alma profundamente revolta, no olhar implacável com que ela flagelava o semblante do marido.

        Seixas, trespassado pelo cruel insulto, arremessado do êxtase da felicidade a esse abismo de humilhação, a princípio ficara atônito. Depois quando os assomos da irritação vinham sublevando-lhe a alma, recalcou-os esse poderoso sentimento do respeito à mulher, que raro abandona o homem de fina educação.

        Penetrado da impossibilidade de retribuir o ultraje à senhora a quem havia amado, escutava imóvel, cogitando no que lhe cumpria fazer; se matá-la a ela, matar-se a si, ou matar a ambos.

 

                  Senhora. Edição crítica de José Carlos Garbuglio. Rio de Janeiro:

                                    Livros Técnicos e Científicos. São Paulo: EDUSP, 1979.

 

 

EFLÚVIO: emanação de energia.

SUBLEVAR: erguer, revoltar.

TRASTE: móvel caseiro, móvel ou utensílio velho.

CONTO DE RÉIS: um milhão de réis.

 

1 – Logo no início do texto, o personagem Seixas tem uma atitude que a Literatura Romântica soube tipificar, quando o homem apaixonado rendia-se diante da amada.

       Que atitude é essa, ou seja, como é denominada literariamente?

      a) Sentimentalismo

      b) Uma declaração

      c) Vassalagem amorosa

 

2 – Como pode ser entendida a passagem “modulou o seu canto de amor”?

a) A música amorosa cheia de amor

b) A tristeza em um canto

c) Declaração de amor

 

3 – No segundo parágrafo, que trecho pode ser transcrito como prova de que Aurélia se envolvera e estava sensibilizada com as palavras de Seixas?

a) “... escutava as falas de seu marido”.

b) “... toda ela se embebia dos eflúvios de amor... o olhar rendido e o gesto apaixonado”.

c) “...a fronte reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maravilhosa”.

     

4 – Diz-se do amor que ele é extremista; portanto, as atitudes – ações e reações – expressas por quem ama são incoerentes e instintivas. Assinale o trecho que confirma a questão.

a) Aproximando-se para beijá – la, recuou tornando-se desconfiada e grosseira, atingindo-o com duras palavras

b) Ele a repassava com a palavra ardente, o olhar rendido e o gesto apaixonado e um beijo.

c) Aproximou para beija –lá, Aurélia abraçou e foi apaixonante.

 

5 – Cite a passagem através da qual Aurélia se refere ironicamente ao casamento, dizendo-o uma exigência dos escrúpulos da sociedade da época em que vivia.

a)  Ao seu marido, como um “ traste indisponível às mulheres honestas”.

b)  Ao seu marido “um homem maravilhoso para as mulheres”.

c)  Ao seu marido, “ terrível, amável para a Aurélia”,

 

6 – O “final feliz” é típico das obras romanceadas do Romantismo. Senhora é exemplo da história em que tudo acaba bem, isto é, o casal se encontra na vida de realizações amorosas.

        A respeito do que dissemos, de que meio Aurélia se utilizou para salvar o amor?

a) Obrigando Seixas a ficar com ela, assim o amor aconteceu.

b)  Utiliza muitas conversas, assim houve a recuperação

c)  Utiliza da agressão moral, estimulando Seixas a reagir com a finalidade de recuperá-lo.

 

 

8 – “Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva. Aurélia estava lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizava.

        Reexaminando esse trecho que nos fala da “súbita mutação” da personagem feminina do texto, podemos associá-lo diretamente ao perfil comportamental dos personagens típicos do Romantismo.

        A que aspecto característico do Romantismo essa atitude do personagem pode estar associada?

a)         A “súbita mutação” está associada a exaltação da natureza, religioso, que caracterizou os personagens do Romantismo.

b)           A “súbita mutação” está associada à vida subjetiva, emotiva, sentimental, que caracterizou os personagens do Romantismo.

c) )         A “súbita mutação” fim das idealizações, retratos de adultério, miséria e fracasso social, que caracterizou os personagens do Romantismo.

 

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