ROTEIRO DE ESTUDOS
PROFESSOR- Tulio
DISCIPLINA- História
SERIE/CLASSE- 8 - A, B, C
NÚMERO
DE AULAS POR SEMANA- 4
AULAS
TEMPO
ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO DESSE ROTEIRO- 4 AULAS
HABILIDADE: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Objeto de conhecimento: Revolução Francesa.
Unidade Temática. O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Observação: Para os alunos que não estiverem na escola na semana
seguinte a correção será feita pelo blog.
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11-953761705
Revolução Francesa
Os franceses do séc.
XVIII viviam uma situação de extrema injustiça social. A França era uma
monarquia absolutista (o rei controlava a economia, a justiça, a política e até
a religião dos súditos. Não existia democracia ( os trabalhadores não votavam)
Os oposicionistas eram
presos na Bastilha (prisão) ou condenados à guilhotina. A sociedade era
estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero.
Abaixo a nobreza (rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres).
A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses
e burguesia) que, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e
pagamento de impostos. Os trabalhadores desejavam melhorias na qualidade de
vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor,
desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica. Isso deu
início a Revolução Francesa (14/07/1789) .
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a
monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda
da Bastilha em 14/07/1789 marca o início da revolução, pois a prisão política
era o símbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionários era
"Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Durante a
revolução grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real
(rei Luis XVI e Maria Antonieta) foi capturada e guilhotinada. O clero teve os
bens (da igreja) confiscados.
Em 1789, a Assembleia
Constituinte cancelou todos os direitos feudais e promulgou a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, que garantia direitos iguais aos
cidadãos, além de participação política para o povo.
Girondinos
e Jacobinos-Após a revolução, o terceiro estado começa a se
transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os
girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar a participação dos
trabalhadores urbanos e rurais na política.
Os jacobinos representavam
a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
Liderados por Robespierre e Saint-Just, eram radicais e defendiam mudanças na
sociedade que beneficiassem os pobres.
A Fase do
Terror - Os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat
assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas recebem ordens para
matar os oposicionistas do novo governo. Muitos foram condenados a morte.
A burguesia no
poder - Os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo
burguês. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e
ampliando seus direitos políticos e econômico. O general Napoleão
Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário. Com o
objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês. Napoleão
assumiu o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.
Conclusão - A
Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da
nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.
A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia
conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma
sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas. A
Revolução influenciou com seus ideais iluministas a
independência de alguns países da América Espanhola e a Inconfidência
Mineira no Brasil.
Material
de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=I8q0S_XGwdg
https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc
https://www.youtube.com/watch?v=eg47cCMcQr0
Atividade.
1-Quando o rei controlava a
economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos a monarquia
é __________________________________
2- Quando o povo não vota falta ________________________
3 – A sociedade, durante a
Revolução Francesa era ____________________
4- Os condenados á morte na
frança eram __________________________________
5- A sociedade francesa era
estratificada, composta pelo clero, nobreza e trabalhadores que
sustentava a todos com seu trabalho e pagamento de ________________
6- Os ___________________________
eram chamados de terceiro estado.
7- A _________________________
participou da revolução porque desejava participação política e mais
liberdade econômica.
8- ________________________ era rei
da França durante a revolução e foi guilhotinado
9- O que marcou o início da
revolução foi a ______________________________
10- Durante a revolução a família
real foi guilhotinada e o clero teve os
bens _______________________________
11- A Assembleia Constituinte
promulgou a Declaração dos __________________ do Homem e do Cidadão
12- A declaração dos direitos
Humanos garantia direitos iguais aos _______________ e
participação política.
13- Depois da revolução o povo
assume o poder apoiados pelos _________________ que defendiam uma maior
participação popular no governo.
14- Os girondinos não queriam
a participação dos trabalhadores colocaram _____________________________ no
poder.
15- ______________________________
era o principal líder dos jacobinos.
16- A época da revolução marcada
pela organização da guarda nacional e pelo assassinado de muitos foi chamada de
__________________________________
17- A Revolução Francesa pôs fim ao
absolutismo e aos _________________________ da nobreza. O povo ganhou direitos
e passou a ser respeitado.
18- A Revolução influenciou
com seus ideais iluministas a independência de alguns países e
a ________________________________ no Brasil
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