quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

                                      ROTEIRO DE ESTUDOS

PROFESSOR- Tulio

DISCIPLINA-  História

SERIE/CLASSE- 8 - A, B, C

NÚMERO DE AULAS POR SEMANA- 4 AULAS

 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO DESSE ROTEIRO-  4 AULAS

 

HABILIDADE: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Objeto de conhecimento: Revolução Francesa.

Unidade Temática. O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

Observação: Para os alunos que não estiverem na escola na semana seguinte a correção será feita pelo blog.

 

E-MAIL/CONTATO- Tuliodeandrade@hotmail.com   WhatsApp 11-953761705

 

 


Revolução Francesa

Os franceses do séc. XVIII viviam uma situação de extrema injustiça social. A França era uma monarquia absolutista (o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos. Não existia democracia ( os trabalhadores não votavam)

Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão) ou condenados à guilhotina. A sociedade era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero. Abaixo a nobreza (rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres). A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que,  sustentava toda a sociedade com seu trabalho e pagamento de impostos. Os trabalhadores desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica. Isso deu início a  Revolução Francesa (14/07/1789) .
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início da revolução, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Durante a revolução  grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real (rei Luis XVI e Maria Antonieta) foi capturada e guilhotinada. O clero teve os bens (da igreja) confiscados.

Em 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que  garantia direitos iguais aos cidadãos, além de participação política para o povo.

Girondinos e Jacobinos-Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na política.

Os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, eram radicais e defendiam mudanças na sociedade que beneficiassem os pobres.

A Fase do Terror - Os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas recebem ordens para matar os oposicionistas  do novo governo. Muitos foram condenados a morte.

A burguesia no poder - Os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general Napoleão Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário. Com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês.  Napoleão assumiu o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.

Conclusão - A Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas. A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países da América Espanhola e a Inconfidência Mineira no Brasil.

 

Material de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=I8q0S_XGwdg

https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc https://www.youtube.com/watch?v=eg47cCMcQr0

 

 

 

Atividade.

1-Quando o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos a monarquia é __________________________________

2- Quando o povo não vota falta ________________________

3 – A sociedade, durante a Revolução Francesa era ____________________

4-  Os condenados á morte na frança eram __________________________________

5- A sociedade francesa era estratificada, composta pelo clero,  nobreza e trabalhadores que sustentava a todos com seu trabalho e pagamento de ________________

6- Os ___________________________ eram chamados de terceiro estado.

7- A _________________________ participou da revolução porque desejava  participação política e mais liberdade econômica.

8- ________________________ era rei da França durante a revolução e foi guilhotinado

9- O que marcou o início da revolução foi a ______________________________

10- Durante a revolução a família real foi guilhotinada e o clero teve os bens _______________________________

11- A Assembleia Constituinte promulgou a Declaração dos __________________ do Homem e do Cidadão

12- A declaração dos direitos Humanos  garantia direitos iguais aos _______________ e participação política.

13- Depois da revolução o povo assume o poder apoiados pelos _________________ que defendiam uma maior participação popular no governo.

14- Os girondinos  não queriam a participação dos trabalhadores colocaram _____________________________ no poder.

15- ______________________________ era o principal líder dos jacobinos.

16- A época da revolução marcada pela organização da guarda nacional e pelo assassinado de muitos foi chamada de __________________________________

17- A Revolução Francesa pôs fim ao absolutismo e aos _________________________ da nobreza. O povo ganhou direitos e passou a ser respeitado.

18- A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países e a ________________________________ no Brasil

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021