DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SÉRIE A B
Atividade de 31 de março - Professora Cristiane
Tema: Literatura
Atividade relacionado com o caderno aprender sempre e centro
de mídia
HABILIDADES: Reconhecer o texto literário produzido
no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis
na contemporaneidade.
para fazer a atividade clique no Link do google forms :https://forms.gle/45oYtUogp2oUJY4Y7
POEMA – NAVIO NEGREIRO
Senhor Deus dos desgraçados
Dizei-me Vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão? ...
Astros! Noites! Tempestades!
Rolai das intensidades!
Varrei os mares, tufão!
Quem são estes desgraçados
Que não encontram em Vós
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são? Se a estrela se cala,
Se a vaga à pressa resvala
Como um cúmplice fugaz,
Perante a noite confusa...
Dize-o tu, severa Musa,
Musa libérrima, audaz!
São filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz,
Onde vive um campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão,
Ontem simples, fortes, bravos...
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão...
CASTRO ALVES.
1 – Assinale a afirmativa que NÃO representa uma
característica romântica presente no poema:
a) Sentimentos
arrebatadores.
b) Personificação da natureza.
c) Atitude poética melancólica.
d) Tonalidade declamatória do
discurso.
e) Contraste entre
elementos do plano real e de plano ideal.
2 – O discurso eloquente, índice da poesia
condoreira, revela-se no poema pela presença de:
a) Apóstrofes e imagens
bucólicas.
b) Interrogações e versos
curtos.
c) Reticências e
ausências de rimas.
d) Exclamações e imperativos.
e) Temática social e
hipérboles.
3 – Assinale a opção que NÃO condiz com o conteúdo
geral do poema:
a) O poeta demonstra
perplexidade diante da condição desumana em que se encontra o negro embarcado.
c) Na ânsia de obter
resposta, questiona a própria inspiração poética sobre a vida daqueles
“desgraçados”.
d) O poeta situa no tempo e no
espaço o negro escravo.
e) Conclui que, mesmo outrora, a
vida desses, ora miseráveis, já era de sofrimento.
4 – São consideradas ricas as rimas que se fazem com
palavras de classe gramatical diferente, como “apagas/vagas” (versos 5 e 6).
Assinale as rimas do texto que também podem ser consideradas ricas:
a) Deus / céus (versos 2
e 4).
b) Borrão
/ tufão (versos 7 e 10).
c) Cala
/ desvala (versos 15 e 16).
d) Fugaz
/ audaz (versos 17 e 20)
e) Confusa
/ musa (versos 18 e 19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário