quarta-feira, 31 de março de 2021

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SÉRIE A B

 

 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SÉRIE A B

Atividade de 31 de março - Professora Cristiane

Tema: Literatura

Atividade relacionado com o caderno aprender sempre e centro de mídia

HABILIDADES: Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.

para fazer a atividade clique no Link do google forms :https://forms.gle/45oYtUogp2oUJY4Y7

POEMA – NAVIO NEGREIRO

Senhor Deus dos desgraçados

Dizei-me Vós, Senhor Deus!

Se é loucura... se é verdade

Tanto horror perante os céus?!

Ó mar, por que não apagas

Co’a esponja de tuas vagas

De teu manto este borrão? ...

Astros! Noites! Tempestades!

Rolai das intensidades!

Varrei os mares, tufão!

 

Quem são estes desgraçados

Que não encontram em Vós

Mais que o rir calmo da turba

Que excita a fúria do algoz?

Quem são? Se a estrela se cala,

Se a vaga à pressa resvala

Como um cúmplice fugaz,

Perante a noite confusa...

Dize-o tu, severa Musa,

Musa libérrima, audaz!

 

São filhos do deserto,

Onde a terra esposa a luz,

Onde vive um campo aberto

A tribo dos homens nus...

São os guerreiros ousados

Que com os tigres mosqueados

Combatem na solidão,

Ontem simples, fortes, bravos...

Hoje míseros escravos,

Sem luz, sem ar, sem razão...

 

                                                                                                       CASTRO ALVES.

1 – Assinale a afirmativa que NÃO representa uma característica romântica presente no poema:

a)     Sentimentos arrebatadores.

b)    Personificação da natureza.

c)     Atitude poética melancólica.

d)    Tonalidade declamatória do discurso.

e)     Contraste entre elementos do plano real e de plano ideal.

 

2 – O discurso eloquente, índice da poesia condoreira, revela-se no poema pela presença de:

a)     Apóstrofes e imagens bucólicas.

b)    Interrogações e versos curtos.

c)     Reticências e ausências de rimas.

d)    Exclamações e imperativos.

e)     Temática social e hipérboles.

 

3 – Assinale a opção que NÃO condiz com o conteúdo geral do poema:

a)     O poeta demonstra perplexidade diante da condição desumana em que se encontra o negro embarcado.

c)     Na ânsia de obter resposta, questiona a própria inspiração poética sobre a vida daqueles “desgraçados”.

d)    O poeta situa no tempo e no espaço o negro escravo.

e)     Conclui que, mesmo outrora, a vida desses, ora miseráveis, já era de sofrimento.

 

4 – São consideradas ricas as rimas que se fazem com palavras de classe gramatical diferente, como “apagas/vagas” (versos 5 e 6). Assinale as rimas do texto que também podem ser consideradas ricas:

a)     Deus / céus (versos 2 e 4).

b)    Borrão / tufão (versos 7 e 10).

c)     Cala / desvala (versos 15 e 16).

d)    Fugaz / audaz (versos 17 e 20)

e)     Confusa / musa (versos 18 e 19).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021