terça-feira, 9 de março de 2021

Profª Angélica - Língua Portuguesa


Professora – Angélica

Disciplina – Língua Portuguesa

Série – 7ºA

Semana – 08/03 – 12/03

Habilidades:

Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências, escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita, utilizar estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign e avaliação de textos.

Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar histórias tanto da tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/ reconto, seja para análise posterior, inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

ATIVIDADE 1 – ESTUDO DA LÍNGUA

1. Observe o trecho do Texto 2

 “Impacto das Fake News”. “Misericórdia! Estamos vivendo uma época em que as Fake News ganharam uma força extraordinária!”

O efeito de sentido provocado pelo uso de exclamações no trecho é de:

a) afirmação.

b) indignação.

c) negação.

d) resignação.

2. Tendo como base as regras gramaticais, assinale a alternativa em que ocorre uma inadequação quanto à concordância verbal:

 a) As Fake News possuem um grande poder de persuasão, espalham-se com muita rapidez devido ao apelo emocional e sensacionalista.

 b) Afinal os fatos, as notícias, as imagens e seus compartilhamentos estão disponíveis para o mundo inteiro.

c) Ouvimos jovens moradores da Vila da Paz, na semana passada, e os comentários nos deixaram muito preocupados.

d) “A gente precisamos fazer alguma coisa contra essas mentiras.”

3. Grife os verbos conjugados e circule os que estão na forma nominal nas seguintes frases.

 a) O jovem brasileiro imerso na realidade do Fake News.

 b) Ouvimos jovens moradores da Vila da Paz, na semana passada, e os comentários nos deixaram muito preocupados.

c) Ao receber e produzir textos, vídeos, imagens, certifique-se da veracidade do conteúdo, antes de repassar.

d) Afinal os fatos, as notícias, as imagens e seus compartilhamentos estão disponíveis para o mundo inteiro.

ATIVIDADE 2 - ESTRUTURA TEXTUAL E AFINS

Você já leu, ouviu poemas, canções, cantigas de roda? Quem nunca ousou escrever versos para alguém? Copiou a letra de uma canção ou um poema na capa do caderno, compartilhou nas redes sociais? Pois bem, com certeza, já fizemos isso! Todos nós já fomos tocados por uma canção, um poema ou até mesmo um verso.

1. Leia os textos a seguir.

Texto 1 - Costurice

Na bagunça

 Dentro de mim

Juntei pedaços

 Retalhos de cetim

 Alinhavei

 Costurei

E a poesia

Saiu assim.

                                                                                                                        Maristela de Moraes

Texto 2 - Nas entrelinhas

Tudo me serve de inspiração

Um gesto, uma paisagem

Uma canção, um não.

 Passo o pincel no quadro branco

 E as letras e cores se multiplicam

 E assim, com o sorriso franco.

Ponho sentido

Numa folha de papel

 Em branco.

                                                                                                                      Maristela de Moraes

                                                                                                                                                                                                                                                        

Responda as questões abaixo:

a) Que características dos textos comprovam que eles devem ser denominados poemas?

 b) Em quais suportes esses textos podem ser publicados?

c) Quem é o possível público-alvo desses poemas?

d) Quantos versos há no texto 1? E no texto 2?

 e) Quantas estrofes há no texto 1? E no texto 2?

 f) Localize e transcreva, dos textos 1 e 2, as palavras que rimam.

Alguns conceitos:

• Versos: são conjuntos de sílabas poéticas ou de sons (unidades rítmicas), que, geral[1]mente, compõem estrofes.

• Eu-lírico: voz que expressa a subjetividade do poeta.

 • Há, também, a sonoridade que depende:

 – Do ritmo: alternância de sons fracos e fortes.

 – Da rima: pode ser inicial, interna ou final. Versos sem rimas são chamados de brancos.

Suporte é o local onde o texto se materializa, seja físico ou virtual. Está intimamente relacionado à intenção comunicativa. Exemplos: livro, jornal, revista, mural, outdoor, internet etc.

Texto 3 - Histórico Escolar

Desde pequeno

Na escola, eu fui

 Fui pra aprendê o beabá

E os número a contá!

 Foi na escola que aprendi

 A grande lição da vida:

Que a gente num tá sozinho

 E que o mundo tá todinho ali!

Dos meus professores

Guardo lembrança boa...

Mas dos meus amigos,

 Permanece a amizade.

 Hoje adulto

 Sou um pouco mais sabido!

E parte do que eu sou

 Devo à escola que me formou

                                                                            Amadora Fraiz Vilar Della Beta (Adaptado)

Responda às questões:

a) Com base no Texto 3, qual é a temática explorada pelo poeta?

 b) O texto apresenta marcas linguísticas próprias do uso da fala (“maneira de falar”), transcreva-as ou grife-as no próprio texto.

 c) No texto, há palavras que auxiliam na produção da sonoridade no poema. Transcreva-as.

Obs: enviar as atividades para o e-mail angelica_consentino@hotmail.com até dia 15/03.

Bom estudo!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021