Professora – Angélica
Disciplina – Língua Portuguesa
Série – 7ºA
Semana – 08/03 – 12/03
Habilidades:
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais
circunstâncias e eventuais decorrências, escrever palavras com correção
ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita, utilizar estratégias
de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign e avaliação
de textos.
Ler em voz alta textos literários diversos, bem como
leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros,
contar/recontar histórias tanto da tradição oral, quanto da tradição literária
escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma
leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/
reconto, seja para análise posterior, inferir a presença de valores sociais,
culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários,
reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as
identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social
e histórico de sua produção.
ATIVIDADE 1 – ESTUDO DA LÍNGUA
1. Observe o trecho do Texto 2
“Impacto
das Fake News”. “Misericórdia! Estamos vivendo uma época em que as Fake News ganharam
uma força extraordinária!”
O efeito de sentido provocado pelo uso de exclamações no
trecho é de:
a) afirmação.
b) indignação.
c) negação.
d) resignação.
2. Tendo como base as regras gramaticais, assinale a
alternativa em que ocorre uma inadequação quanto à concordância verbal:
a) As Fake News
possuem um grande poder de persuasão, espalham-se com muita rapidez devido ao
apelo emocional e sensacionalista.
b) Afinal os fatos,
as notícias, as imagens e seus compartilhamentos estão disponíveis para o mundo
inteiro.
c) Ouvimos jovens moradores da Vila da Paz, na semana
passada, e os comentários nos deixaram muito preocupados.
d) “A gente precisamos fazer alguma coisa contra essas
mentiras.”
3. Grife os verbos conjugados e circule os que estão na
forma nominal nas seguintes frases.
a) O jovem
brasileiro imerso na realidade do Fake News.
b) Ouvimos jovens moradores
da Vila da Paz, na semana passada, e os comentários nos deixaram muito
preocupados.
c) Ao receber e produzir textos, vídeos, imagens,
certifique-se da veracidade do conteúdo, antes de repassar.
d) Afinal os fatos, as notícias, as imagens e seus compartilhamentos
estão disponíveis para o mundo inteiro.
ATIVIDADE 2 - ESTRUTURA TEXTUAL E AFINS
Você já leu, ouviu poemas, canções, cantigas de roda? Quem
nunca ousou escrever versos para alguém? Copiou a letra de uma canção ou um
poema na capa do caderno, compartilhou nas redes sociais? Pois bem, com
certeza, já fizemos isso! Todos nós já fomos tocados por uma canção, um poema
ou até mesmo um verso.
1. Leia os textos a seguir.
Texto 1 - Costurice
Na bagunça
Dentro de mim
Juntei pedaços
Retalhos de cetim
Alinhavei
Costurei
E a poesia
Saiu assim.
Maristela de Moraes
Texto 2 - Nas entrelinhas
Tudo me serve de inspiração
Um gesto, uma paisagem
Uma canção, um não.
Passo o pincel no
quadro branco
E as letras e cores
se multiplicam
E assim, com o
sorriso franco.
Ponho sentido
Numa folha de papel
Em branco.
Maristela de Moraes
Responda as questões abaixo:
a) Que características dos textos comprovam que eles devem
ser denominados poemas?
b) Em quais suportes
esses textos podem ser publicados?
c) Quem é o possível público-alvo desses poemas?
d) Quantos versos há no texto 1? E no texto 2?
e) Quantas estrofes
há no texto 1? E no texto 2?
f) Localize e
transcreva, dos textos 1 e 2, as palavras que rimam.
Alguns conceitos:
• Versos: são conjuntos de sílabas poéticas ou de sons
(unidades rítmicas), que, geral[1]mente,
compõem estrofes.
• Eu-lírico: voz que expressa a subjetividade do poeta.
• Há, também, a
sonoridade que depende:
– Do ritmo:
alternância de sons fracos e fortes.
– Da rima: pode ser
inicial, interna ou final. Versos sem rimas são chamados de brancos.
Suporte é o local onde o texto se materializa, seja físico
ou virtual. Está intimamente relacionado à intenção comunicativa. Exemplos:
livro, jornal, revista, mural, outdoor, internet etc.
Texto 3 - Histórico Escolar
Desde pequeno
Na escola, eu fui
Fui pra aprendê o
beabá
E os número a contá!
Foi na escola que
aprendi
A grande lição da
vida:
Que a gente num tá sozinho
E que o mundo tá
todinho ali!
Dos meus professores
Guardo lembrança boa...
Mas dos meus amigos,
Permanece a amizade.
Hoje adulto
Sou um pouco mais
sabido!
E parte do que eu sou
Devo à escola que me
formou
Amadora Fraiz Vilar Della Beta (Adaptado)
Responda às questões:
a) Com base no Texto 3, qual é a temática explorada pelo
poeta?
b) O texto apresenta
marcas linguísticas próprias do uso da fala (“maneira de falar”), transcreva-as
ou grife-as no próprio texto.
c) No texto, há
palavras que auxiliam na produção da sonoridade no poema. Transcreva-as.
Obs: enviar as atividades para o e-mail angelica_consentino@hotmail.com
até dia 15/03.
Bom estudo!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário