DEVOLUTIVA DA ATIVIDADE
02
Página 166
Situação de aprendizagem
1
Atividade 1: As misturas
do dia-a-dia.
1) A água Mineral é uma mistura homogênea. Isso ocorre porque, quando misturadas, as substâncias que
compõem a água mineral não são visíveis.
2) O ar que respiramos é uma mistura homogênea, conseguimos “ver” somente 1 fase Composto
por NITROGÊNIO, OXIGÊNIO, GÁS CARBONICO e GASES NOBRES
3) A Água destilada é composta somente de moléculas de H₂O.
Enquanto a água
mineral, possui sais minerais dissolvidos na água.
Água Destilada é basicamente o resultado de quando a água passa sobre um processo
de destilação. Este processo de destilação da água faz com que se torne mais
pura que as águas em geral. A água destilada não é recomendada para beber e sim
mais usada para consumo industrial. A água
destilada é utilizada para várias finalidades como limpeza de equipamentos, uso
laboratorial e uso em peças de automóveis em geral.
Água
mineral é proveniente de fontes naturais, fontes
artificialmente. As águas
minerais foram usadas ou consumidas diretamente na fonte. Usada por nó,
seres humanos.
4)
Café com leite
Bolo
Pão
Página 168
Atividade 3: Misturas
homogêneas e Heterogêneas.
a)
Tudo que ocupa lugar no
espaço e tenha peso. Exemplos: árvore, vírus, ser humano, ar, água,
b)
São grupos de moléculas iguais. Cada molécula
pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo
elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma
substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio
e um átomo de Oxigênio.
c)
Soluções líquidas contendo solutos
sólidos são denominadas de dissolução. São comuns, podemos encontrá-las em
nosso café da manhã, quando misturamos achocolatado (sólido) ao leite (solução
líquida).
A dissolução ocorre porque as moléculas do
solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os.
d)
Apresenta apenas uma fase,
e)
É formada por pelo menos
duas fases.
f)
São misturas homogêneas sendo
que a substância que se dissolve é chamada de soluto e a que dissolve a outra é
o solvente.
g)
É uma propriedade de cada
material (massa e volume de um material e uma da pressão e temperatura)
h) Serve para identificar
uma substância.
Página 169
Misturas Homogêneas:
B-1 fase
D- 1 fase
Misturas Heterogêneas:
A-2 fases
C-3 fazes
ATIVIDADE 3
ENVIAR PARA E-MAIL
professoradecienciasbiologicas@gmail.com
Prezados alunos, a seguir serão disponibilizadas algumas atividades de retomada de conteúdo. Devemos considerar que existem vários lugares de aprender, para além da sala de aula, dessa forma a equipe docente desenvolverá algumas sequências de atividades, para que, nesse momento de distanciamento social, vocês alunos em parceria com seus responsáveis possam seguir parcialmente com seus estudos.
ORIENTAÇÕES:
Leia com atenção todo o texto, busque compreender o que está sendo dito. Para isso se faz necessário calma, relaxamento, tempo para esse momento de estudo.
Você pode:
-Copiar em seu caderno de Ciências.
-Fazer um belo resumo do texto em seu caderno de Ciências.
-Imprimir e colar em seu caderno de Ciências.
Para melhor entendimento assista a aula: Aula CMSP 6° anos Ciências - A gravidade das nossas ações Acompanhe a aula: apostila Currículo em ação página 175 e 176 (atividade 2- destilação fracionada)
EXERCÍCIOS:
A partir dos seus conhecimentos, com auxílio da
aula do CMSP. Responda as questões a seguir:
1) Quanto você produz de lixo por dia?
2) Qual o critério para separação
dos materiais que você descarta?
3) Vários materiais que descartamos acabam impactando o meio ambiente. Dentre os materiais que descartamos, qual você acha que mais merece atenção?
4) Faça um desenho para cada item a seguir:
A) Mistura homogênea:
B) Mistura heterogênea:
C) Matéria:
Não da para fazer nada eu não consigo
ResponderExcluirMeu querido, posso lhe ajudar!
ExcluirEntre em contato comigo por e-mail: professoradecienciasbiologicas@gmail.com
Estou à disposição
Já terminei de fazer muito fasio
ResponderExcluir