Atividade do 1º anos / 1ºBimestre / Sociologia / Profª Cleide
* Atenção alunos como todas atividades enviadas no blog a ndevolução através do whatsapp (999442994); e também no google clessroom.
Tema: O Ser Humano É Um ser Social
Competências e Habilidades: Desenvolver a capacidade de interpretar filme, com questionário de memorização de informações; com recuperação de eventos narrados em ordem cronológica, com análise crítica de obra de ficção.
* Leitura e análise de texto
Nesta Situação de Aprendizagem discutiremos um tema central para a Sociologia; O ser humano e sua relação com a sociedade. Para isso, procuraremos entender como o ser humano adiquire sua identidade e os meios fundamentais para sua sobrevivência, e também a sua relação com o espaço (onde), a temporalidade (quando) e o modo como vive, atentando para tudo o que produzem e que faz deles seres humanos e sociais.
Para trabalhar essa questão, usaremos o filme Náufrago, de Robert Zemeckis interpretado por Tom Hanks.
Leia com atenção um breve resumo da história e depois assista ao filme para melhor responder as questões pedidas na atividade.
O filme Náufrago conta a história de Chuck Noland ( interpretado por Tom Hanks), um engenheiro de sistemas de uma companhia de correios que vive para o trabalho. Em uma de suas inúmera viagens, o avião da companhia, sobrevoando o Oceano Pacífico, defronta-se com uma tempestade, e uma súbita e inexplicável pane nas turbinas leva-o a uma queda no mar. Noland consegue acionar o equipamento de emergência e, a bordo de um pequeno bote salva-vidas, chega a uma minúscula ilha no meio do Oceano Pacífico, onde vive sozinho durante 4 anos, tendo como recursos apenas algumas caixas com encomendas da companhia que foram salvas do acidente. Sua única motivação para permanecer vivo é a lembrança da namorada Kelly ( interpretada por Helen Hunt), cuja fotografia ele mantém em um relógio de bolso que ela havia lhe dado no último encontro antes do acidente.
Para assistir ao filme acesse o Yotube ou o link:
* Atividade; copie e responda em seu caderno o tema, a data,o exercício com perguntas e respostas e depois me envie para ser avaliado.
Após assistir ao filme responda ás perguntas:
1- Quais são as primeiras coisas que Chuck Noland faz ao despertar na praia, após o acidente?
2- De que forma Noland procura se comunicar para pedir socorro ?
3- Ao descobrir os cocos verdes, Noland tenta abri-los a fim de beber a água e alimentar-se da polpa. Enumere a ordem das etapas empreendidas no esforço para abri-los.
( ) Utilizar uma pedra para parti-los.
( ) Atirá-los contra uma pedra.
( ) Utilizar duas pedras combinadas, uma como martelo, outra como cinzel, para furar o coco.
( ) Esmurrar o coco contra a parede de pedra.
( ) Utilizar uma pedra lascada como ferramenta para cortar a casca.
( ) Tentar abri-los esmurrando-os contra uma rocha pontiaguda.
4- A certa altura, Noland saiu em exploração pela beira da água. Quais eram seus objetivos ?
a) Descobrir onde estava.
b) Reconhecer o território.
c) Perceber os limites geográficos do local.
d) Encontrar outros seres humanos.
e) Todas as alternativas.
5- Quais foram suas descobertas ?
6- Durante a expedição, Noland avista o que parece ser um dos seus companheiros do acidente. Desesperado, corre até ele, mas, ao chegar, encontra apenas um cadáver. Com base no que você viu no filme, responda: O que levou Noland a correr desesperadamente em direção áquilo que viria do ponto mais alto da ilha?
7- Ao constatar que seu colega de trabalho estava morto, por que Noland se deu ao trabalho de trazer o corpo até a ilha e enterrá-lo ?
8- Quais são os rituais que Noland realizou durante o funeral?
9- Quais foram os objetos que Noland encontrou ao abrir as caixas recolhidas do acidente ?
a) Relógio de bolso, vestido, fitas de videocassete, papéis de divórcio, bola de vôlei, patins de gelo.
b) Cartão de aniversário, lanterna, fitas de videocassete, vestido, bola de vôlei, patins de gelo, plástico bolha.
c) Papéis de divórcio, fitas de videocassete, bola de vôlei, patins de gelo, cartão de aniversário, sapatos preto.
d) Fitas de videocassete, papéis de divórcio, cartão de aniversário, bola de vôlei, patins de gelo, vestido.
10- Descreva, com suas próprias palavras, de que modo o personagem utiliza esses objetos para tranformar os recursos naturais e mesmo aquilo de que dispunha em meios para a sua sobrevivência.
11- Como Noland conseguiu fazer fogo ? Descreva as etapas percorridas para que ele conseguisse e os fatores que o levaram a ter sucesso.
12- Quem é Wilson ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário