Olá, espero que todos estejam bem!!!!
Roteiro de estudos. Professor Tulio.
Disciplina: História 8 A,B,C
Unidade Temática: O mundo contemporâneo: O antigo regime.
Habilidade: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
Objeto de conhecimento: Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
As atividade deve ser encaminhada para: Tuliodeandrade@hotmail.com ou 11-953761705
A consciência de classe do trabalhador, ou seja, a consciência crítica em relação à sua realidade e de que faz parte de um grupo com uma identidade comum, ao menos em termos econômicos, só começa a surgir na primeira metade do século XIX.
Foi na Inglaterra, o primeiro país a iniciar a Revolução Industrial, que surgiram as primeiras organizações operárias em torno de sindicatos.
Os sindicatos se dedicavam apenas à luta por melhores salários, num primeiro momento. Essas reivindicações foram superadas pela radicalização do movimento operário, sobretudo o francês, devido aos dois anos de más colheitas agrícolas na década de 40 do século XIX.
Em 1848 foi publicado por Karl Marx e Friedrich Engels o Manifesto comunista, que estabelece que a luta de classes é o que movimenta a história e provocará, inevitavelmente, o desaparecimento do capitalismo e sua superação pelo comunismo.
A luta de classes consiste nos conflitos e antagonismos entre as classes sociais. Pode se manifestar pela disputa do poder por meio do processo eleitoral, chegando até a luta armada.
Esse antagonismo entre as classes sociais levou à formação de um sindicalismo socialista baseado em quatro aspectos:
· Uma atitude: Hostilidade ao capitalismo.
· Uma técnica: O uso de quaisquer métodos para atingir o adversário (o capitalista), inclusive a destruição das máquinas.
· Uma estratégia: Ampliar a consciência de classe de todo o proletariado por meio das greves.
· Uma esperança: A construção de uma sociedade igualitária após a derrubada do capitalismo.
O movimento operário europeu obteve algumas conquistas ao longo do século XIX. Por exemplo: ocorreu uma diminuição da carga horária de trabalho da população adulta. Observe:
· 1780 – Carga horária calculada em torno de 80 horas por semana.
· 1820 – 67 horas por semana.
· 1860 – 53 horas por semana.
Além das relações de trabalho, mudaram os modelos administrativos, como o chamado taylorismo, desenvolvido por Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Ele buscou organizar o trabalho de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, eliminando, assim, o desperdício.
Seguindo os passos de Taylor, o empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, desenvolveu o que ficou conhecido como fordismo, método de produção caracterizado pela produção em série.
Na fabricação de veículos, as peças eram colocadas numa esteira. Os automóveis eram passados de um operário a outro, para que cada um fizesse uma etapa do trabalho. O operário virava especialista em sua função e trabalhava imóvel. As peças chegavam até ele sem que fosse necessário sair do lugar.
Na segundo metade do século XX, com o surgimento de novas tecnologias, os estrategistas foram obrigados a repensar o papel do operário dentro da empresa. Isso ocorreu principalmente no Japão, onde havia grande disponibilidade de mão de obra não especializada.
Essa nova estratégia ficou conhecida como toyotismo. Nesse novo contexto, a mão de obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas, como a fordista. Por isso, os japoneses investiram na duração e qualificação de sua mão de obra. Assim, o toyotismo, em vez de avançar na tradicional divisão do trabalho, seguiu um caminho inverso: incentivou o trabalhador a exercer várias funções dentro da empresa. Isto é chamado de flexibilização.
Coleção Tempo de Aprender. Edimar Araújo Silva
José Wagner de Melo Costa Souza.
Entendendo o texto:
01 – Dos objetos abaixo, qual é o objeto de controle do tempo de serviço?
a) Roda.
b) Bicicleta.
c) Relógio.
d) Carro.
02 – Quem teve a ideia de usar esse tipo de controle no processo de organização da produção industrial? Com qual finalidade?
03 – Copie as palavras abaixo em ordem sequencial, tendo como critério a evolução técnica.
MANUFATURA – INDÚSTRIA – ARTESANATO.
04 – Qual nome é atribuído à sociedade criada com base no consumo ilimitado de bens, principalmente os desnecessários à sobrevivência?
05 – O que impulsionou o surgimento dessa sociedade?
06 – Qual foi a consequência do desenvolvimento industrial, na primeira fase da Revolução Industrial, para os agricultores sem terra e os artesãos?
07 – Você se sente parte de alguma classe social? Qual? Por quê?
08 – O que é consciência de classe?
09 – Qual é a principal característica do taylorismo? E do fordismo? E do toyotismo?
Material de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=Y1S7_OD9Viw https://www.youtube.com/watch?v=aVQ_1srdzK4
Nenhum comentário:
Postar um comentário