terça-feira, 28 de abril de 2020

Atividade Semanal de Ciências 9°s A,B, C

Bom dia queridos alunos!

Hoje daremos início as nossas atividades semanais da matéria de Ciências 2°bimestre.
Todas as atividades podem ser registradas nos seus cadernos.
E se surgirem dúvidas podem mandar para o e-mail anapaulaocean4@gmail.com que assim que possível as responderei.

Tema: Matéria e Energia
Objetos de Conhecimento: Radiações e suas aplicações na saúde.

       radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.
        A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.


Os diversos tipos de radiação estão mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar.

Para que serve


         Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer.
         Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares. Na arqueologia, a radiação é utilizada para fazer a datação de artefatos antigos e fósseis, utilizando carbono-14.
        A utilização para cada fim depende dos tipos de radiação e suas possibilidades de uso. A seguir, conheça os tipos de radiações e suas características.

Tipos de radiação

      As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos:  as radiações não ionizantes e as ionizantes. Essa classificação leva em conta os efeitos gerados e os níveis de energia de cada tipo.
  • Radiações não ionizantes

São consideradas radiações com baixa energia e baixa frequência, são radiações que se propagam na forma de ondas eletromagnéticas com fontes naturais ou artificiais. Seu efeito, normalmente é ligado à geração de luz ou calor.
Os principais exemplos desse tipo de radiação, e que aparecem com mais frequência no nosso cotidiano, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.
  • Radiações ionizantes

Quando comparadas ao tipo anterior de radiação, possuem maior energia, provocando a ionização dos materiais com que ocorrem a interação. E, assim como as radiações não ionizantes, também podem ser emitidas por meio naturais e artificiais.
Os tipos de radiações ionizantes mais comuns são:  os raios-X, que são usados em aparelhos de radiologia para uso médico, e as partículas alfa e beta, e os raios-gama, emitidos por núcleos de átomos instáveis, ou seja, átomos radioativos.
A principal diferença entre as radiações alfa, beta e gama é em relação ao poder de penetração nos diferentes meios: enquanto a alfa pode ser bloqueada por uma simples folha de papel e a beta, por uma fina camada de alumínio, os raios gama necessitam de camadas grossas de chumbo ou concreto para bloqueá-los.

Aplicações
A tomografia é um tipo de aplicação da radiação para fins médicos.



A tomografia é um tipo de aplicação da radiação para fins médicos.
Como dito anteriormente, a radiação é bastante utilizada no nosso cotidiano nas mais diversas áreas. A seguir, estão listadas, algumas das principais aplicações da radiação:
- Tratamentos de radioterapia
- Diagnósticos médicos por radiografia, mamografia e tomografia
- Esterilização de materiais cirúrgicos
- Controle de qualidade na fabricação de peças diversas na indústria
- Conservação de alimentos
- Datação de objetos antigos (arqueologia)
- Geração de energia elétrica em usinas nucleares
- Utilização em centros de pesquisas e universidades para diversos estudos.

AGORA MÃOS A OBRA! CORAGEM E FOCO!

EXERCÍCIOS:
1) Em seu caderno faça um breve registro sobre o que você entendeu, com o texto acima, sobre a radiação.
2) Faça uma pesquisa, mais profunda, sobre a aplicação da radioatividade na Medicina, quais são seus possíveis usos para diagnósticos e até para a cura de determinadas doenças.
3) Pesquise e explique como funciona um aparelho de raio- X.

PARA TE AJUDAR NOS EXERCÍCIOS, SEGUEM LINKS DE MATERIAIS DE APOIO:
Bons estudos a todos! Abraços virtuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021