REVISÃO
CIÊNCIAS – 7° ANOS
TEMPERATURA,
CALOR E EQUILÍBRIO TÉRMICO
Toda matéria à nossa volta,
incluindo nosso próprio corpo é formada por unidades submicroscópicas chamadas átomos. Utilizaremos “bolinhas” para representar estes átomos da
matéria.
A princípio, quando olhamos para um
objeto em repouso, parece não haver movimento dentro ou fora dele. Porém,
analise as duas figuras a seguir, que representam um modelo do comportamento
dos átomos de um mesmo objeto em temperaturas diferentes: uma mais alta do que
a outra
O movimento dos átomos (ou
partículas) que acontece em qualquer corpo é chamado agitação térmica. Essa agitação se dá devido a um tipo de energia chamada
energia térmica. Assim, todo corpo
terá energia térmica, uma vez que todos são compostos por átomos (ou
partículas) em constante movimento.
O grau de agitação das partículas de
um corpo corresponde à sua temperatura.
Observe a figura abaixo:
O contato entre 2 corpos ou objetos possibilita que as
partículas da superfície do corpo A transfira energia térmica para as
partículas da superfície do corpo B, que está a uma temperatura mais baixa.
Esse processo de transferência de energia térmica ocorre até que os graus de
agitação térmica das partículas de ambos os corpos se igualem, ou seja, a
transferência de energia térmica das partículas do corpo mais quente para o
mais frio irá parar quando ambos os corpos atingirem a mesma temperatura.
Quando dois corpos estão a mesma temperatura, o grau de
agitação das partículas também é o mesmo e, nessa situação, dizemos que foi
atingido o Equilíbrio Térmico, como
mostrado na figura B.
Essa energia térmica que se transfere de um corpo (de
maior temperatura) para outro (de menor temperatura) é chamada CALOR. Essa transferência sempre
ocorrerá quando dois corpos com temperaturas diferentes estiverem em contato e
será sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
EXERCÍCIOS
Estes exercícios poderão
ser respondidos em um documento como o Word ou qualquer outro similar e poderá
ser anexado e enviado para o email: simonebatista@prof.educacao.sp.gov.br
para que vocês não precisem ir à escola entregar a atividade! Peçam ajuda para
alguém caso tenham dificuldade em madar o email!
Coloquem o NOME e SÉRIE de vocês!!! Eu
darei o prazo de uma semana para que vocês respondam estas questões.
Após o
prazo de uma semana, enviarei a correção das questões por aqui também!
1- Enquanto Maria tomava seu café da manhã, ela verificou a
previsão do tempo e a temperatura máxima seria de até 35°C durante o dia. Como
o café estava muito quente, Maria o passou para outra xícara para esfriar mais
rápido. Ao sair de casa, ela achou melhor levar um casaco para usar à noite.
a- O que a temperatura da previsão do tempo indica a respeito da
agitação térmica das partículas de gases da atmosfera? É uma agitação elevada
ou baixa? Explique.
b- Explique a eficácia do
método utilizado por Maria para esfriar o café.
2- Uma pessoa mal agasalhada
em um dia frio diz: “O frio está penetrando o meu corpo!”. A afirmação, embora
seja compreensível, não está correta segundo o que aprendemos a respeito da
transferência de calor. Por quê?
3- Qual é a relação entre
temperatura e calor?
4- O que acontece com a temperatura de um café quente e a de um
refrigerante gelado quando são deixados sobre uma mesa? Por quê?
5- Um copo de suco gelado é colocado dentro de uma vasilha que
contém água em temperatura ambiente. Desconsidere as trocas de claor que eles
terão com o ambiente. Em seguida, responda às questões:
a- Indique qual objeto deve receber calor e qual deve cedê-lo.
b- Em que momento a troca de
calor entre os objetos deve acabar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário