segunda-feira, 11 de maio de 2020

Aline Carla -Aula de História 2º ano A e B


Iluminismo
Habilidades que iremos trabalhar nesta aula: Reconhecer os pressupostos referenciais do Iluminismo.Reconhecer em fontes documentais, a influência do pensamento em diferentes campos do conhecimento humano.
O Iluminismo foi um importante movimento de pensadores franceses do século XVIII, que tinham ideias em comum:
v  Eles eram contra o poder Absolutista
v  Eles defendiam a razão como forma de explicar o mundo, além de defender a limitação do poder da Igreja Católica.
v  Defendiam a liberdade do homem e a liberdade de pensamento.
O Iluminismo foi marcado pelo lema : Liberdade, Igualdade e Fraternidade
 As ideias iluministas influenciaram no mundo todo, inclusive contribuíram de fato, para o fim da Idade Média na Europa. Dando seqüência, iremos compreender a influência dos ideais iluministas para que ocorressem grandes fatos históricos na Idade Moderna, tais como:
v  Revolução Francesa
v  Revolução Americana
v  Independência das colônias na América
v  Independência do Haiti
v  Inconfidência Mineira ( Brasil)
  O filosofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) definiu o iluminismo como um processo de “esclarecimento”, a partir do qual o ser humano sairia de sua “menoridade” graças ao uso da razão e ao exercício da liberdade de pensamento.
O movimento iluminista além de se chocar com a Igreja, enfrentava também o Regime Absolutista, ou o Antigo Regime, lembrando que a sociedade medieval era fortemente caracterizada pela rígida estratificação social, com três grandes estados (ordens ou estamentos: o clero, a nobreza e o restante da população, chamado de terceiro estado).
Importante dizer que apesar das mudanças que haviam ocorridos nos últimos séculos, o modelo de sociedade ainda era praticamente o mesmo, baseado na estratificação de uma sociedade com resquícios feudalista. Portanto quando falamos em terceiro Estado se compreende aqui, como todos os grupos sociais não incluídos no clero ou na nobreza: a burguesia mercantil e manufatureira, o campesinato, os artesãos, os trabalhadores urbanos.
O Antigo Regime era uma sociedade que celebrava a desigualdade, legalizando privilégios os quais somente uma pequena parcela dos súditos do rei ( o clero e a nobreza) podia desfrutar e sua base de sustentação era o absolutismo, um poder que controlava toda a economia e que se justificava na crença do poder monarca (rei, rainha) vinda de Deus.
Os filósofos do Iluminismo,embora não tenham sido eles próprios revolucionários, criticavam frontalmente esse tipo de sociedade e sobretudo a idéias que as justificavam. O filósofo Montesqueieu, cuja principal obra, O espírito das leis (1748), sustentava a divisão do poder do Estado em três instâncias: executivo, legislativo e judiciário.

Atividade da aula de hoje
O filósofo Montesquieu, expoente do Iluminismo francês no século XVIII, escreveu que “uma injustiça feita ao indivíduo é uma ameaça para toda a sociedade”. Pesquise, na história de sua cidade, um caso de injustiça cometida contra alguém, bem como a repercussão do caso em nível local ou nacional.


Copiem este conteúdo no caderno de História, me enviem  juntamente com a atividade, por e-mail, seja fotos do caderno ou digitalizadas. Desde já agradeço por toda compreensão.
Entrega 19/05/2020

                        MEU E-MAIL: alinecarla98@gmail.com

                      CUIDEM-SE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021