DISCIPLINA : ARTE
PROFESSORA : ANA CLAUDIA
ANO: 6 A, B e
C
Tema : Explorando a música a
partir do corpo
_____________________________________________________
Habilidade:(EF06AR23) Explorar e criar improvisações e composições,
utilizando vozes, sons corporais, instrumentos não convencionais e ou outros
materiais sonoros, expressando deias musicais de maneira individual, coletiva e
colaborativa.
_____________________________________________________
O seu
corpo é um conjunto de possibilidades musicais. Ele é capaz de produzir
diversos sons, ruídos, barulhos. Você pode produzir o som com a voz: pode ser
um canto, uma melodia – com letra ou sem – ou sons diferentes, como estalos da
língua, assobios, sons com os lábios e tantos outros.
Também
é possível produzir sons percutindo (batendo em algo), onde os
instrumentos de percussão são tocados ao se bater, com as mãos ou com baquetas
(que são varinhas de madeira), nas partes do próprio corpo.
Posso
percutir sons no corpo através de palmas, estalos, pequenas batidas com a ponta
dos dedos na bochecha cheia de ar, no peito, na testa, etc...
Tudo
isso pode ser música, todos esses sons feitos por você, na sua voz, no seu
corpo. Você é um ser musical! O seu corpo é um universo enorme de
possibilidades sonoras.
Atividade
1)
Assista ao primeiro vídeo do grupo
musical Barbatuques e depois responda as questões.
a) Esse vídeo possui sons corporais? Comente.
b) Todos do grupo faziam o mesmo tipo de som a todo tempo?
c) Quantas vozes haviam no grupo musical?
d) Quantas vozes masculinas teve no vídeo?
e) Teve no vídeo sons de animais? Comente.
f) No vídeo teve canto? Comente.
g) Desenhe as partes do corpo usadas neste
vídeo.
2) Assista
ao segundo vídeo do grupo musical Barbatuques e depois responda as
questões.
a a) Esse
vídeo possui sons corporais?
b b) Teve no vídeo sons de animais? Comente.
c c) Todos do grupo faziam o mesmo tipo de som a
todo tempo?
d d) No vídeo teve canto? Comente.
e) Porque
você acha que o microfone foi usado no vídeo?
f f) O
que a música fala que é
um carcará?
3)
Assista
ao terceiro vídeo do grupo musical Barbatuques e depois responda as
questões.
a a) Neste vídeo, a voz feminina cantou? Comente.
b b) Neste vídeo, a voz masculina cantou? Comente.
c) Teve sons corporais nesta música?
d) Teve falas durante música?
e e) Falas femininas ou masculinas? Comente.
Fonte: Texto do livro didático APOEMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário