quinta-feira, 14 de maio de 2020

ATIVIDADE - Prof.Ana Claudia - Arte -6A, B e C



DISCIPLINA : ARTE
PROFESSORA : ANA CLAUDIA
ANO: 6 A, B e C
Tema : Explorando a música a partir do corpo
_____________________________________________________
Habilidade:(EF06AR23) Explorar e criar improvisações e composições, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos não convencionais e ou outros materiais sonoros, expressando deias  musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
_____________________________________________________
O seu corpo é um conjunto de possibilidades musicais. Ele é capaz de produzir diversos sons, ruídos, barulhos. Você pode produzir o som com a voz: pode ser um canto, uma melodia – com letra ou sem – ou sons diferentes, como estalos da língua, assobios, sons com os lábios e tantos outros.
Também é possível produzir sons percutindo (batendo em algo), onde os instrumentos de percussão são tocados ao se bater, com as mãos ou com baquetas (que são varinhas de madeira), nas partes do próprio corpo.
Posso percutir sons no corpo através de palmas, estalos, pequenas batidas com a ponta dos dedos na bochecha cheia de ar, no peito, na testa, etc...
Tudo isso pode ser música, todos esses sons feitos por você, na sua voz, no seu corpo. Você é um ser musical! O seu corpo é um universo enorme de possibilidades sonoras.

Atividade

1)    Assista ao primeiro vídeo do grupo musical Barbatuques e depois responda as questões.
·         Vídeo: Barbapapa's Groove (https://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw)
a) Esse vídeo possui sons corporais? Comente.

b) Todos do grupo faziam o mesmo tipo de som a todo tempo?

c) Quantas vozes haviam no grupo musical?

d) Quantas vozes masculinas teve no vídeo?

e) Teve no vídeo sons de animais? Comente.

f) No vídeo teve canto? Comente.

g) Desenhe as partes do corpo usadas neste vídeo.

2) Assista ao segundo vídeo do grupo musical Barbatuques e depois responda as questões.
·         Vídeo: Carcará - Barbatuques | Corpo do Som (https://www.youtube.com/watch?v=9GuvFw9f_XQ)
a                       a)   Esse vídeo possui sons corporais? 
b                        b) Teve no vídeo sons de animais? Comente.
c                        c) Todos do grupo faziam o mesmo tipo de som a todo tempo?
d                        d)    No vídeo teve canto? Comente.
                            e)    Porque você acha que o microfone foi usado no vídeo?
f                           f)    O que a música fala que é um carcará?

3)     Assista ao terceiro vídeo do grupo musical Barbatuques e depois responda as questões.
·         Vídeo: Baianá – Barbatuques | Corpo do som https://www.youtube.com/watch?v=KHyzrYBACcg
a             a)    Neste vídeo, a voz feminina cantou? Comente.
b             b)  Neste vídeo, a voz masculina cantou? Comente.
               c)   Teve sons corporais nesta música?
                             d)  Teve falas durante música?
e             e)  Falas femininas ou masculinas? Comente.

Fonte: Texto do livro didático APOEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021