segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividade Semanal de Biologia 1°s A,B,C,D

Data: 04/05/2020

Bom dia queridos alunos, aqui é a Profª Ana Paula!


Segue nossas atividades semanais da matéria de Biologia 2°bimestre.
Todas as atividades devem ser registradas nos seus cadernos, não precisam copiar todo o texto, apenas ler, com bastante atenção, e responder aos exercícios propostos. ATENÇÃO: Coloquem data,  o tema e os objetos de conhecimento da atividade!
Se surgirem dúvidas podem mandar para o e-mail anapaulaocean4@gmail.com que assim que possível as responderei.

Tema: A Interdependência da Vida 
Objetos de Conhecimento: A interdependência humana e os desequilíbrios ambientais - mudanças nos padrões de produção e consumo.
Habilidades: Identificar as variações na densidade de populações, em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos.


     
        Após milhares de anos, a população mundial que era de aproximadamente 1 bilhão de habitantes no ano 1900, início do século XX, aumentou nos últimos cem anos em 5 bilhões de habitantes. Desse modo, é aceitável a previsão para os próximos 30 a 40 anos de um aumento de 3 bilhões de habitantes, chegando a um total perigoso de 9 bilhões de habitantes na Terra.

    Esta explosão populacional implica, no aumento do uso das reservas naturais do planeta, no aumento da produção dos bens de consumo e, inevitavelmente, no aumento da geração de lixo. Atrelado a isto, vem o aumento da poluição do solo, das águas subterrâneas e superficiais, e do ar, com uma série de implicações na qualidade de vida dos habitantes da terra e nos seus bens naturais. 
    
     Estamos consumindo de maneira voraz nossos recursos naturais e ainda privilegiando uma pequena parcela da população mundial, em detrimento da maioria. Este cenário está produzindo um profundo fosso entre as sociedades menos e mais favorecidas, o que obviamente faz aumentar sobremaneira a pressão social, e consequentemente, a crise ambiental.

      A pobreza e a degradação do meio ambiente estão estreitamente relacionadas. Enquanto a pobreza tem como resultado determinados tipos de pressão ambiental, as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial são os padrões insustentáveis de consumo e produção, especialmente nos países industrializados. Motivo de séria preocupação, tais padrões de consumo e produção provocam o agravamento da pobreza e dos desequilíbrios.

      O grande desafio de nosso tempo é criar e manter comunidades sustentáveis, concebidas de maneira que suas formas de vida, negócios, economias, estruturas físicas e tecnologias não interfiram na habilidade inerente da natureza de sustentar a vida. 

        A mudança dos Padrões de Consumo é uma questão muito abrangente, interagindo com as mais diversas áreas do conhecimento. Esta mudança deve ser encarada como uma busca do caminho para o despertar do conhecimento do nosso futuro comum, alertando e sensibilizando para os problemas ambientais. 
         O atual padrão de consumo da sociedade capitalista funciona como uma manifestação de valores e da posição social dos consumidores. A qualidade de vida e a felicidade têm sido cada vez mais relacionadas às conquistas materiais, o que leva a um círculo vicioso: o indivíduo trabalha para consumir sempre mais. O indivíduo consome para ter uma identidade social, fazer parte de um grupo e criar vínculos. Mas este padrão de consumo é ambientalmente insustentável, pois o uso excessivo de recursos naturais e a grande quantidade de resíduos gerados contribuem para a degradação ambiental.

Foto: Lightspring / Shutterstock.com
Diante deste cenário, o consumo sustentável surge como uma das alternativas para solucionar os problemas ambientais causados pelos atuais padrões de produção e consumo de bens. O consumo sustentável caracteriza-se pelo consumo de bens e serviços com respeito aos recursos naturais, de modo que as necessidades das presentes gerações sejam atendidas sem que haja prejuízo para as próximas gerações. Consiste na aquisição de bens e serviços que atendam às necessidades básicas das pessoas, priorizando a minimização da degradação ambiental.

Fontes:

Consumo sustentável - Ecologia, disponível em: https://www.infoescola.com/ecologia/consumo-sustentavel/

Agenda 21 - Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo, disponível em www.ambiente.sp.gov.br/agenda21 .

                    

  AGORA É COM VOCÊS! CORAGEM E DEDICAÇÃO!

EXERCÍCIOS

1) Após a leitura do texto, em seu caderno, em forma de tópicos, escreva quais foram as principais informações transmitidas por ele.


2) A produção de alimentos é uma das atividades que mais impacta e destrói o nosso planeta. Assista ao vídeo "Você como e muda o palneta.", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uNFHVC9Q8Y0  e explique porque, o que comemos, traz tanto impacto para o nosso planeta.

3) O vídeo "Desperdiço de Comida", presente no início do texto, é uma realidade em nosso cotidiano, observe em sua casa quanta comida é desperdiçada, todos os dias, e sugira idéias de como evitar esses desperdícios.

4) Leia o texto abaixo:


"O consumo sustentável vai além do chamado “consumo verde”, que consiste na escolha por parte dos consumidores de produtos que não agridam o meio ambiente, desde a produção até o descarte, são os produtos “ecologicamente corretos”. Ou seja, os consumidores verdes são estimulados a trocar uma marca por outra, enquanto o consumo sustentável é um objetivo a ser atingido através de ações coletivas e mudanças políticas, econômicas e institucionais que priorizem a redução e a modificação nos padrões de consumo e não apenas a substituição de produtos.
O consumidor assume um papel fundamental no alcance do consumo sustentável. Antes de comprar qualquer coisa devemos nos questionar se realmente precisamos deste produto, é necessário estabelecer uma distinção entre necessidades e desejos. As necessidades estão relacionadas a tudo que é indispensável (alimentação, moradia digna, vestuário), enquanto os desejos têm origem psicológica e são infinitos. Devemos tentar viver com menos e não adquirir bens supérfluos."

       O atual momento de nossa sociedade está nos mostrando que não precisamos de muito para sobreviver e que, o que antes, era essencial, hoje, passou a ser supérfluo.
         Reflita a atual situação do nosso mundo e da sua vida e faça uma lista do que é essencial e do que é supérfluo para você manter a sua vida hoje. 


SE SOBRAR UM TEMPINHO... 

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO ABAIXO QUE TEM TUDO A VER COM O NOSSO TEMA!

COWSPIRACY  -  O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE.


BOM TRABALHO E UM GRANDE ABRAÇO VIRTUAL A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021