segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividade Semanal de Ciências 9°s A,B,C

Atividade Semanal de Ciências 9°s A,B,C

Data: 04/05/2020

Bom dia queridos alunos, aqui é a Prof.ª Ana Paula!


Segue nossas atividades semanais da matéria de Ciências 2°bimestre.
Todas as atividades devem ser registradas em seus cadernos, não precisam copiar todo o texto, apenas ler, com bastante atenção, e responder aos exercícios propostos. ATENÇÃO: coloquem data,  o tema e os objetos de conhecimento da atividade!
Se surgirem dúvidas, podem mandar para o e-mail anapaulaocean4@gmail.com que assim que possível as responderei.

Tema: Matéria e Energia
Objetos de Conhecimento: Radiações e suas aplicações na saúde.
Habilidades: Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a saúde, compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população .


           A evolução da ciência nos últimos anos fica mais evidente na saúde, onde é inegável a importância da tecnologia – que é ciência aplicada – na melhoria da qualidade de vida no mundo todo. Remédios, vacinas, anestésicos; ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada – são muitas as opções para diagnóstico e cura. Existem ainda os exemplos em  equipamentos voltados para terapias, como os que permitem a fragmentação de pedras nos rins, a hemodiálise, o cateterismo, endoscopia, cirurgias minimamente invasivas, feitas com auxílio de câmaras minúsculas, e muito mais. 
           Mas será que nosso país tem profissionais capazes de produzir e manter esta tecnologia, muitas vezes importada, em hospitais de todo o imenso território brasileiro? E o acesso? Estará ao alcance de todos? O Sistema Único de Saúde tem como garantir a universalização desses avanços científicos? 
           Apesar destas dúvidas ainda pairarem pelo ar para muitos, o que já temos certeza é que grande parte da evolução da ciência na saúde, se deve aos avanços nas pesquisas e aplicações da radiação. 
          Podemos dizer que radiação é a energia emitida por uma fonte, que se propaga pelo espaço e tem a capacidade de penetrar materiais. As radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas e, portanto, contêm carga elétrica e magnética. Elas podem ser naturais ou criadas a partir de dispositivos inventados pelo homem. As radiações eletromagnéticas estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Luz, ondas de rádio e micro-ondas, raio X e radiação gama são as mais comuns. Já as radiações alfa, beta, feixes de prótons e elétrons são exemplos de radiações em forma de partículas.
           Nas últimas décadas, fontes de radiação passaram a ser temidas por muita gente, devido a grandes acidentes como Chernobyl e a exposição ao Césio 137, em Goiânia. Essas ocorrências envolveram a liberação de elementos radioativos sem medidas de controle, levando à ampla exposição, deformações e mortes. Por outro lado, é inegável a contribuição da radiação no diagnóstico e tratamento de doenças, como por exemplo, no tratamento de diversos tipos de cancêr, onde o uso controlado das radiações, promovem benefícios à saúde da população exposta.
          Os efeitos, benéficos ou não, dependem do tipo de radiação, tempo e intensidade da exposição.

Breve histórico 


  O uso da radiação na medicina teve início em 1895, com a publicação do artigo “Sobre uma nova espécie de raios”. Nele, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen comentou a descoberta do raio X e sua capacidade de produzir fotografias internas do corpo. A nova técnica marcou o nascimento da radiologia médica, representando um progresso considerável. Afinal, não era mais necessário realizar cirurgias exploratórias para diagnosticar doenças. Anos depois, surgiram tecnologias cada vez mais avançadas, dando origem a aparelhos de tomografia, de ressonância magnética e à medicina nuclear.
  FONTES:

Tecnologia e seu impacto na sáude, disponível em: http://tomeciencia.com.br/assista-agora/tecnologia-e-seu-impacto-na-saude/ .

Projeto Medicina, disponível em: https://projetomedicina.com.br/artigos/como-eram-feitas-as-cirurgias-sem-anestesia-no-seculo-19/ .
                         

  AGORA É COM VOCÊS! CORAGEM E DEDICAÇÃO!

EXERCÍCIOS

1) Talvez você não dê o devido valor aos avanços da Ciência na Medicina, porque você nasceu em um século onde já existia muita tecnologia envolvida em diagnósticos e tratamentos de doenças. Mas, depois de ler o textinho abaixo, você comece a refletir e valorizar estes avanços:


"Antes de 1846, quando não usavam drogas para entorpecimento, as nossas famosas anestesias, imagens como a acima, eram bem normais para as pessoas. 
De forma brutal e sem qualquer ajuda de remédios, os cirurgiões cortavam os pacientes, quebravam ossos, retiravam órgãos e costuravam artérias. Enquanto essas pessoas permaneciam completamente conscientes.Só de imaginar dá para sentir dor, não acha?O mais chocante de tudo é imaginar que sofrer a dor do corpo sendo cortado e aberto foi normal até o século 19."

Mais imagens chocantes da medicina sem seus avanços, estão no livro "Intervenções Cruciais", disponível em:
       Agora faça uma pesquisa de quais foram os principais avanços da Ciência na Medicina desde 1846?

2) Faça uma pesquisa de quais são os principais exames com o uso da radiação na medicina.

3) Outra aplicação da radiação na medicina são os r
adiofármacos e radiotraçadores. Explique o que são.

4) Um dos mais famosos usos da radiação na Medicina é a Radioterapia que consiste no emprego de radiação ionizante para combater diferentes tipos de câncer, como o de mama, próstata e pulmão. Explique como é este tratamento.

5) Você acha que apesar de existir toda essa tecnologia ligada a Medicina hoje, todos têm o mesmo acesso a ela? justifique sua resposta.

PARA TE AJUDAR NOS EXERCÍCIOS, SEGUEM LINKS DE MATERIAIS DE APOIO:


BOM TRABALHO E UM GRANDE ABRAÇO VIRTUAL A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021