quinta-feira, 21 de maio de 2020

Atividade Semanal de Ciências 9°s A,B,C

Atividade Semanal de Ciências 9°s A,B,C

Data: 21/05/2020

Bom dia queridos alunos, aqui é a Prof.ª Ana Paula!


Segue nossas atividades semanais da matéria de Ciências.
Todas as atividades devem ser registradas em seus cadernos, não precisam copiar todo o texto, apenas ler, com bastante atenção, e responder aos exercícios propostos. ATENÇÃO: coloquem data,  o tema e os objetos de conhecimento da atividade!
Se surgirem dúvidas, podem mandar para o e-mail anapaulaocean4@gmail.com que assim que possível as responderei.

Tema: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Hereditariedade - ideias evolucionistas
Habilidades:  Discutir as ideias de Mendel sobre fatores hereditários, gametas, segregação e fecundação na transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

As leis de Mendel - Pai da Genética

     As Leis de Mendel levam o nome do seu criador, Gregor Johann Mendel, um monge agostiniano que atualmente possui o título de “Pai da Genética”. O trabalho de Mendel, realizado entre os anos de 1856 e 1863, foi embasado em experimentos com ervilhas, a fim de compreender as características de hereditariedade
    O trabalho de Mendel foi fundamental para o avanço da genética, a área da biologia que estuda os processos de transmissão de características genéticas de um indivíduo para seus descentes. Hoje, essa área é fundamental para prevenção e tratamento de doenças e, consequentemente, para a continuidade da vida. 

   A Genética Moderna tem como base as Leis de Mendel e para compreendê-la, os conceitos de alguns termos são fundamentais:

• Alelo: forma alternativa de um gene e que afeta a mesma característica de forma diferente; 
• Células diploides e haploides: as células diploides são formadas por dois cromossomos (2n), enquanto as haploides são formadas por um cromossomo (n); 
• Cromossomos: organelas celulares compostas por DNA que carregam vários genes; 
• Fenótipo: características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas notáveis visualmente no indivíduo; 
• Hereditariedade: transmissão de características dos pais para os seus descendentes, através da reprodução;
 Gametas: células sexuais. Nos humanos existem os espermatozoides (masculino) e os óvulos (feminino); 
• Gene: fragmento de DNA responsável pela codificação e determinação das características do indivíduo; 
• Genótipo: constituição genética do indivíduo. 

Os experimentos :


      Mendel resolveu estudar o mesmo problema que os cientistas que o antecederam, contudo seu primeiro cuidado foi selecionar o objeto de estudo mais adequado. Ele utilizou as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum), uma planta de fácil cultivo, com ciclo de reprodução curto e que produz muitas sementes.
       A metodologia consistia no cruzamento de ervilhas de linhagem pura, isto é, aquelas plantas que após seis gerações mantinham suas características. Após a seleção dessas linhagens foi realizada a polinização cruzada, o pólen foi extraído de uma planta com sementes amarelas e colocado em planta uma com sementes verdes.
      Os primeiros descentes foram denominados de geração de filhos primária (F1), que em seguida foram autofecundadas originando a geração de filhos secundária (F2). Mendel analisou algumas características da geração parental (P) de todos os descendentes:

• Cor da semente;
• Textura da semente;
• Cor da casca da semente;
• Forma da vagem;
• Cor da vagem;
• Posição das flores;
• Altura das flores;

Esses experimentos consolidaram as Leis de Mendel, que na maioria das vezes são classificadas em duas: Lei da Segregação dos Fatores e Lei da Segregação Independente dos Genes. 


Gerações de filhos primária (F1) e secundária (F2). (Foto: Wikipédia)

As Leis de Mendel:


Primeira lei: Lei da Segregação dos Fatores ou Monoibridismo

Tal lei afirma que cada característica do indivíduo é determinada por dois fatores (genes), que se separam na formação dos gametas e após a fecundação o fator de um indivíduo se une a de outro. Consequentemente é estabelecida uma relação de dominância, que faz com que uma das características seja expressa.

Essa lei possui o seguinte enunciado:

“Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”.

Mendel fez essa dedução após constatar que as ervilhas mesmo híbridas - originárias da fecundação de duas linhagens diferentes -, a geração F1 era formada somente por ervilhas de sementes amarelas. Assim como, a geração F2 era constituída por sementes amarelas (75%) e de sementes verdes (25%). 

Resumidamente, as ervilhas da geração F1 amarelas carregavam o fator A, que se manifestou, sendo nomeado de dominante. Enquanto o fator b, que não se manifestou na F1, foi denominado de recessivo.



Segunda lei: Lei da Segregação Independente dos Genes ou Diibridismo

Na segunda lei, Mendel também realizou o cruzamento de ervilhas de linhagens puras: sementes amarelas e lisas (fator dominante) com sementes verdes e rugosas (fator recessivo). Como ele esperava, a geração F1 foi composta por sementes amarelas e lisas. 

Em seguida, as ervilhas da F1 foram autofecundadas e descobriu-se na F2 diferentes fenótipos: 

• 9 sementes amarelas e lisas;
• 3 sementes verdes e lisas;
• 3 sementes amarelas e rugosas;
• 1 semente verde e rugosa.

Essa lei possui o seguinte enunciado:

“As diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.

Mendel concluiu que os fatores de características diferentes eram segregados de modo independente, dando origem aos indivíduos de características não relacionadas. Ou seja, uma semente amarela não será necessariamente lisa, bem como a verde não será necessariamente rugosa.



FONTES:

LEIS DE MENDEL. Disponível em : https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/leis-de-mendel.
                        
  AGORA É COM VOCÊS! CORAGEM E DEDICAÇÃO!

EXERCÍCIO

1) "
As Leis de Mendel levam o nome do seu criador, Gregor Johann Mendel, um monge agostiniano que atualmente possui o título de “Pai da Genética”. O trabalho de Mendel, realizado entre os anos de 1856 e 1863, foi embasado em experimentos com ervilhas, a fim de compreender as características de hereditariedade."

Após a leitura do texto e de assistir aos vídeos, explique, com suas palavras, no que consiste cada uma das leis de Mendel:

a) Primeira lei: Lei da Segregação dos Fatores ou Monoibridismo:

b) Segunda lei: Lei da Segregação Independente dos Genes ou Diibridismo:

BOM TRABALHO E UM GRANDE ABRAÇO VIRTUAL A TODOS!

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