DISCIPLINA : ARTE
PROFESSORA : ANA CLAUDIA
ANO: 6 A, B e C
Tema : Tradição oral
_________________________________________________________
Habilidade:
(EF06AR21) Explorar , analisar e apreciar sons corporais unido a instrumentos musicais, com timbres
diferentes numa mesma música.
_________________________________________________________
1) Ouça
a música: “É só prestar atenção “- Capoeira
(letras) Link: https://www.letras.com.br/capoeira/e-so-prestar-atencao
a)
Pesquise sobre os instrumentos que a música for falando.
c) Escolha um instrumento
de capoeira e procure um objeto na sua casa em que o som seja parecido. Feito
isso, desenhe e escreva o nome desse objeto.
Hoje eu tava pensando em casa
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só (2X)
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só (2X)
O mestre serve para te dar conselho
Puxar orelha quando estiver errado
Ele diz que é melhor andar sozinho
Por muitas vezes, do que mal acompanhado
Puxar orelha quando estiver errado
Ele diz que é melhor andar sozinho
Por muitas vezes, do que mal acompanhado
Hoje eu tava pensando em casa
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só
Você que está aí pelo mundo
a Capoeira por você vai sempre olhar
Siga treinando e por favor não se esqueça
Você faz parte da família Abada
a Capoeira por você vai sempre olhar
Siga treinando e por favor não se esqueça
Você faz parte da família Abada
Hoje eu tava pensando em casa
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só
Vá com Deus siga o seu caminho,
O mundo inteiro você tem que viajar
Mas não se esqueça do que agora eu vou dizer
A melhor viagem é na hora de voltar
O mundo inteiro você tem que viajar
Mas não se esqueça do que agora eu vou dizer
A melhor viagem é na hora de voltar
Hoje eu tava pensando em casa
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só
E lembrei da história de vovó
Que dizia que o filho que tem família
Pois nessa vida ele nunca fica só
a)
A palavra tava, pode ser substituída pela
palavra ________________.
b) Sabemos que as
letras das músicas nos contam histórias (Afirmação). Com base nesta música
acima, escreva com suas palavras a mensagem que ela diz.
c) A Capoeira tem
um registro sonoro vinda de uma tradição oral (Afirmação). Com base nas aulas
anteriores, comente com suas palavras o que isso quer dizer?
d) Escolha uma
música de capoeira, e siga o ritmo dela através de
palmas. (Registre e me envie a filmagem).
·
OBS.: A atividade pode ser feita no caderno ou folha separada;
ou pode ser me enviada através do e-mail; ou pode tirar fotos e me enviar no
WhatsApp no particular (porém,
peço que não esqueça de colocar nome e série)
mas a última atividade precisa ser feita
através de vídeo( Questão d)
____________________________________________________________
EE.PROFESSOR LUIZ RIVELLI
DISCIPLINA : ARTE
PROFESSORA : ANA CLAUDIA
SERIE : 3ªA e B
_________________________________________________________
Habilidade: Compreender o processo
de construção do conhecimento; usar a internet como meio de pesquisa sobre ética deste uso.
_________________________________________________________
TEMA: A VIDA NA
PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE JAIME PRADES
"As ruínas urbanas são testemunhas
da voracidade humana. Migalhas do apetite insaciável de um sistema
devorador" (Jaime Prades). E essas palavras do artista ganham mais sentido
e profundidade quando analisamos a proposta apresentada ao público em 2010, sob
o título “Natureza Humana”. O projeto surgiu da observação crítica sobre
o lixo acumulado na cidade de São Paulo, e de como a questão implica
na detecção do desperdício, em especial, da madeira.
Em a “Natureza Humana” Prades faz uma
crítica contundente ao desperdício e ao desmatamento, recriando no ateliê as
árvores que ora repousam nas caçambas de lixo como peças descartadas de madeira
sólida. Ele alude ao tombamento de uma floresta fragmentada, que no
dia-a-dia das cidades morre aos poucos na forma de restos esquecidos da vida.
Acesse as imagens no
link :
(Enem-2017)
Inspiração no lixo
O paulistano
Jaime Prades, um dos precursores do grafite e da arte urbana, chegou ao lixo
por sua intensa relação com as ruas de São Paulo.” A partir da década de 1980,
passei a perceber o desastre que é a ecologia urbana. Quando a gente fala em
questão ambiental, sempre se refere natureza, mas a crise ambiental urbana é
forte”, diz Prades. Inspirado pela obra de Frans Krajcberg, há quatro anos
Jaime Prades decidiu construir uma árvore gigante no
Parque do Ibirapuera ou em outro local público, feita com sobras de madeira
garimpadas em caçambas. “Elas são como os intestinos da cidade, são vísceras expostas”,
conta Prades. “Percebi que cada pedaço de madeira, carregava a memória da árvore
de onde ela veio. Percebi, que não estava só, reciclando e sim resgatando”. Sua
árvore gigante ainda não vingou, mas a
ideia evoluiu. Agora, ele pretende criar uma plataforma na internet para
estimular outros artistas a fazer o mesmo. “Teríamos uma floresta virtual planetária,
na qual se colocariam essas questões de forma poética, criando uma discussão enriquecedora”.
VIEIRA, A. National Geographic Brasil:
n.65-A, 2015
1) O texto matiza algumas
transformações das funções da arte na atualidade. No trabalho citado, do
artista Jaime Prades, considera-se a:
a) reflexão sobre a
responsabilidade ambiental do homem.
b) valorização da poética em detrimento do conteúdo.
c) preocupação com o belo encontrado na natureza.
d) percepção da obra como suporte da memória.
e) reutilização do lixo como forma de consumo.
_____________________________________________________________________
2) Como surgiu a ideia, ou seja, de onde
veio a inspiração do artista?
3) Qual a relação do tema desta aula, com os conteúdos que vimos em sala?
4) Pesquise sobre o artista Frans Krajcberg.
5) Escolha uma obra
deste artista (Frans Krajcberg) e comente.
·
OBS.: A atividade pode ser feita no caderno ou folha separada; ou
pode ser me enviada através do e-mail; ou pode tirar fotos e me enviar no
WhatsApp no particular (porém,
peço que não esqueça de colocar nome e série)
Nenhum comentário:
Postar um comentário