Atividade 1
Habilidades e Competências: Comparar os diferentes registros numéricos da Antiguidade com o Sistema de Numeração Decimal, buscando compreender as regras desse sistema; comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica, para localizar os números; solucionar problemas que envolvam cálculos com números naturais, por meio de estratégias pessoais.
1 - Complete o quadro abaixo de acordo com as características de cada sistema de numeração estudado:
Sistema egípcio
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Sistema maia
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Sistema romano
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Sistema babilônico
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Sistema indo-arábico ou decimal
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Base
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Posicional
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Símbolo para o zero
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2 – Relacione os números apresentados no sistema egípcio antigo de numeração com os seus correspondentes no sistema mesopotâmico antigo:
3 - Decomponha os números abaixo:
A) 3725
B) 98520
4 - Identifique os números representados pelas letras A, B, C e D na reta numérica e a seguir escreva nos quadrinhos cada um deles:
5 - Em uma loja de informática, Paulo comprou: um computador no valor de 2.200 reais,
uma impressora por 800 reais e três cartuchos que custam 90 reais cada um. Os objetos foram
pagos em 5 vezes iguais. O valor de cada parcela, em reais, foi igual a:
A) 414
B) 494
C) 600
D) 654
6 - Se colocados em ordem crescente os números decimais 0,05 – 0,5 – 0,003 –
0,057 – 0,35, têm-se:
(A) 0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 – 0,35.
(B) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,35 – 0,5.
(C) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,5 – 0,35.
(D) 0,5 – 0,35 – 0,057 – 0,05 – 0,003.
Essa atividade deve ser resolvida numa folha separada, com nome, série e data, e enviada, através de foto, por email para claudiaagnolini@prof.educacao.sp.gov.br, até dia 11/05 (próxima segunda-feira).
Atividade 2
Habilidades e Competências: Identificar e compreender a ideia de múltiplo e divisor de um número natural; saber determinar os divisores de um número natural e compreender a ideia de múltiplo comum entre dois ou mais números naturais.
Realizar uma pesquisa, em livros didáticos ou sites da Internet (menos Wikipedia), sobre:
- O que são múltiplos e divisores de um número natural
- MMC (Mínimo Múltiplo Comum) de dois ou mais números naturais
Essa atividade pode ser feita no caderno, e deve ser enviada também, através de foto, por email, para claudiaagnolini@prof.educacao.sp.gov.br, até dia 11/05 (próxima segunda-feira).
OBS: Não se esqueça de colocar a fonte de sua pesquisa (o título do livro didático ou o site da Internet pesquisado).
Qualquer dúvida, conversamos por aqui, ou por email.
Se cuidem!!
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