MATEMÁTICA
TURMA 7º A, B e C
Professora: Regina Amorim
Roteiro
de estudo referente a semana 18 a 22/05
Tempo
estimado: 4 a 6 aulas
Habilidades:
(EF07MA06) Reconhecer que as
resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura que podem ser
obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
(EF07MA07) Representar por
meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.
(EFMA0708) Ler compreender e
ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da
divisão, razão e operador.
Resolva
as questões a seguir baseado nos exercícios e orientações das atividades anteriores
1) Em cada item simplifique
e obtenha a fração irredutível.
a) 60/72
b) 45/30
c) 84/108
d) 25/100
2) Na aula de
educação física, a professora propôs aos alunos que corressem na pista circular
da escola no tempo de 1 minuto. Deise percorreu 3/4 de volta e Antônio, 5/7 de
volta. Qual deles percorreu maior distância?
3) Para cada item
escreva a razão indicada:
a) Para obter certa
tonalidade de tinta alaranjada, Paulo misturou 4 partes de tinta vermelha para
cada 3 partes de tinta amarela. Qual é a razão entre a parte de tinta vermelha
e a de tinta amarela utilizadas?
b) Em uma partida de
handebol, Eva foi a artilheira e fez 14 dos 32 gols marcados pela sua equipe.
Qual é a razão entre o número de gols feitos por Eva e o número total de gols
marcado pela equipe?
c) Lúcio acertou 7
das 10 questões da avaliação de matemática. Qual é a razão entre o número de
acertos de Lúcio e o total de questões
dessa avaliação?
4) Em um certo teatro, as
poltronas são divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse
teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram
vendidas
A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em
relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é
a) 17
70
70
b) 17
53
53
c) 53
70
70
d) 53
17
17
e) 70
17
17
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