terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

1º ATIVIDADE (7ºA,B,C) - 1º BIMESTRE - PROF.ªANA CLAUDIA (ARTE)

 DISCIPLINA : ARTE             (1ºBimestre – 1º Atividade)

PROFESSORA : ANA CLAUDIA

Tema : Sondagem musical – Gêneros da música clássica, canto coral e tecnologia.

ANO: 7 A, B e C

Nome do aluno: ____________________________________________________

Habilidades: (EF07AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

OBS: CADERNO DO ALUNO – ATIVIDADE 1 E 2 (PÁGINAS: 09 a 11)

E-mail: anaclaudia.ed.artistica@gmail.com

 

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Nesta atividade, você irá verá questões sobre a música clássica, o canto coral, seus gêneros, usos e funções. Procure em sua memória, lembranças sobre trilhas sonoras de filmes, novelas, animações, desenhos animados, jogos eletrônicos e toques de aparelhos smartphones, por exemplo.

Questões

 1)  O que é um gênero musical?

 2) O que é música clássica?

 3) O que é canto coral?

 4) Quais gêneros de música clássica e de canto coral você conhece?

 5) Quais são os possíveis usos da música clássica e do canto coral?

 6) Por onde esses gêneros musicais costumam circular? Cite alguns exemplos.

 7) De que formas estes gêneros musicais são produzidos? Cite alguns exemplos.

 8)  Como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética?

 9) Comente sobre a importância de filmes, novelas, séries, programas de TV e rádio como meios de circulação de músicas clássicas e do canto coral.

 10)  Cite alguns filmes, novelas, séries, programas de TV e rádio que utilizam a música clássica e/ou o canto coral?

 11)  O que são meios, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.

 12) Quais tecnologias e recursos digitais você conhece para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios musicais?

 13) Como são compostos os grupos de coral ou grupos vocais?

 14)  É possível reproduzir sons de instrumentos musicais com a boca?

 

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO (Apreciação de imagem e de vídeos)

Nesta atividade, você vai observar imagens e vídeos, para perceber as relações e usos e funções de gêneros da música clássica e do canto coral, as diversas dimensões da vida, os diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação dos gêneros da música clássica e do canto coral. Você pode acessar os vídeos, usando a câmera de um smartphone para ler os QR Codes ou digitando os links. Ao final anote os pontos mais importantes em seus cadernos.

(* As imagens estão no caderno do aluno)

Fonte:

São Paulo Faz Escola (Volume 1)

 

 

3 comentários:

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021