DISCIPLINA : ARTE (1ºBimestre – 1º Atividade)
PROFESSORA : ANA CLAUDIA
Tema : Sondagem musical – Gêneros da música clássica, canto coral e
tecnologia.
ANO: 7 A, B e
C
Nome
do aluno: ____________________________________________________
Habilidades:
(EF07AR16) Analisar
criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da
música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação,
relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
OBS: CADERNO DO ALUNO – ATIVIDADE 1 E 2
(PÁGINAS: 09 a 11) E-mail:
anaclaudia.ed.artistica@gmail.com |
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Nesta
atividade, você irá verá questões sobre a música clássica, o canto coral, seus
gêneros, usos e funções. Procure em sua memória, lembranças sobre trilhas
sonoras de filmes, novelas, animações, desenhos animados, jogos eletrônicos e
toques de aparelhos smartphones, por exemplo.
Questões
1) O
que é um gênero musical?
2) O que
é música clássica?
3) O que é canto coral?
4) Quais gêneros de música clássica e de
canto coral você conhece?
5) Quais são os possíveis usos da música
clássica e do canto coral?
6) Por onde esses gêneros musicais
costumam circular? Cite alguns exemplos.
7) De que formas estes gêneros musicais
são produzidos? Cite alguns exemplos.
8) Como você percebe a música em relação às
diversas dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica,
estética e ética?
9) Comente sobre a importância de filmes,
novelas, séries, programas de TV e rádio como meios de circulação de músicas
clássicas e do canto coral.
10) Cite alguns filmes, novelas, séries, programas
de TV e rádio que utilizam a música clássica e/ou o canto coral?
11) O que são meios, equipamentos e espaços de
circulação da música? Dê exemplos.
12) Quais
tecnologias e recursos digitais você conhece para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios musicais?
13) Como são compostos os grupos de coral
ou grupos vocais?
14) É possível reproduzir sons de instrumentos
musicais com a boca?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO (Apreciação de
imagem e de vídeos)
Nesta
atividade, você vai observar imagens e vídeos,
para perceber as relações e usos e funções de gêneros da música clássica e do
canto coral, as diversas dimensões da vida, os diferentes meios, equipamentos
culturais e espaços de circulação dos gêneros da música clássica e do canto
coral. Você pode acessar os vídeos, usando a câmera de um smartphone para ler
os QR Codes ou digitando os links. Ao final anote
os pontos mais importantes em seus cadernos.
(*
As imagens estão no caderno do aluno)
Fonte:
São Paulo Faz Escola (Volume 1)
Boa noite professora! Meu nome é Júlia Fernanda e eu sou do 7°C,gostaria de perguntar se você pode me colocar no grupo do 7°C? Grata!
ResponderExcluirEu tbm
ResponderExcluirMeu numero eh +55(11)96015-1206
ResponderExcluir