AULA
DE GEOGRAFIA _ 2ºA ,B e C PROFª ALINE CARLA
PROFª
ALINE
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
SÉRIE: 2º A,B ,C
RETOMADA DE CONTEÚDO: CARTOGRAFIA E PODER ( SENSORIAMENTO REMOTO)
HABILIDADE: RECONHECER NA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E NOS PRODUTOS
DO SENSORIAMENTO REMOTO, FORMAS INDISPENSÁVEIS PARA VISUALIZAR FENÔMENOS
NATURAIS SEGUNDO LOCALIZAÇÕES GEOGRÁFICAS.
SONDAGEM: VOCÊ SABIA QUE O BRASIL TEM UM SÁTELITE EM ÓRBITA? E UM INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS?
NOME:
Nº
SÉRIE: 2º
Leitura compartilhada:
O sensoriamento remoto é
o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e
coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto.
Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em
geral. Tal processo vincula-se ao tratamento, armazenamento e análise de tais
dados para que se conheça melhor os fenômenos que se apresentam na superfície.
A utilização desse tipo de
técnica é de fundamental importância no contexto atual das sociedades, pois ela
é capaz de revelar muitos dados geográficos e até históricos concernentes aos
espaços naturais e também sociais, como a distribuição das áreas florestais, o
avanço do desmatamento, o crescimento das áreas urbanas, etc.
Pode-se dizer que o sensoriamento
remoto surgiu logo após a invenção da máquina fotográfica, quando se tornou
possível o registro de imagens a partir do céu. Inicialmente, utilizavam-se pombos
ou balões a fim de captar imagens da superfície vistas de cima, geralmente para
o reconhecimento de lugares ou produção de mapas. Em tempos de guerra, essa foi
também uma importante estratégia para o reconhecimento do território inimigo, o
que auxiliava na elaboração de planos de ataque e contra-ataque.
E por falar em guerra, foi durante a Primeira Guerra Mundial
(1914-1918) que esse sistema começou a aperfeiçoar-se por meio da utilização de
aviões então recentemente inventados. O conjunto de técnicas de registro da
superfície por meio da fotografia foi chamado de aerofotogrametria, que, além do registro
da imagem, consistia também no tratamento dessa e de suas adaptações para a
produção de visualizações de áreas inteiras. Esse procedimento é até hoje
amplamente realizado.
Além da aerofotogrametria, outro
recurso de sensoriamento remoto bastante utilizado são os satélites. Com eles,
tornou-se possível o registro de imagens em pequena escala, ou seja, de amplas
áreas; ou, até mesmo, de mapas com escalas variadas e flexíveis, possibilitando
o manejo para diferentes mapas de localização e temáticos.https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sensoriamento-remoto.htm
Prazo de
entrega: 22/02/2021 MEU
E-MAIL: alinecarla@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES
Anote o texto acima no seu caderno de GEOGRAFIA.
1- REALIZE UMA PESQUISA ( MÁXIMO 20 LINHAS) sobre os
satélites Landsat e o CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).
Prazo de entrega: 22/02/2020 MEU E-MAIL: alinecarla@prof.educacao.sp.gov.br
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