terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

AULA DE GEOGRAFIA 2º ANO A, B e C- PROFESSORA ALINE CARLA

 

AULA DE GEOGRAFIA _ 2ºA ,B e C PROFª ALINE  CARLA

 

PROFª ALINE                                                  

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

SÉRIE: 2º A,B ,C

RETOMADA DE CONTEÚDO: CARTOGRAFIA E PODER ( SENSORIAMENTO REMOTO)

HABILIDADE: RECONHECER NA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E NOS PRODUTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO, FORMAS INDISPENSÁVEIS PARA VISUALIZAR FENÔMENOS NATURAIS SEGUNDO LOCALIZAÇÕES GEOGRÁFICAS.

SONDAGEM: VOCÊ  SABIA QUE O BRASIL TEM UM SÁTELITE EM ÓRBITA? E UM INSTITUTO  NACIONAL DE  PESQUISAS ESPACIAIS? 

 E.E.PROFº LUIZ RIVELLI

NOME:                                                                                  Nº                   SÉRIE: 2º

Leitura compartilhada:

sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral. Tal processo vincula-se ao tratamento, armazenamento e análise de tais dados para que se conheça melhor os fenômenos que se apresentam na superfície.

A utilização desse tipo de técnica é de fundamental importância no contexto atual das sociedades, pois ela é capaz de revelar muitos dados geográficos e até históricos concernentes aos espaços naturais e também sociais, como a distribuição das áreas florestais, o avanço do desmatamento, o crescimento das áreas urbanas, etc.

Pode-se dizer que o sensoriamento remoto surgiu logo após a invenção da máquina fotográfica, quando se tornou possível o registro de imagens a partir do céu. Inicialmente, utilizavam-se pombos ou balões a fim de captar imagens da superfície vistas de cima, geralmente para o reconhecimento de lugares ou produção de mapas. Em tempos de guerra, essa foi também uma importante estratégia para o reconhecimento do território inimigo, o que auxiliava na elaboração de planos de ataque e contra-ataque.

E por falar em guerra, foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que esse sistema começou a aperfeiçoar-se por meio da utilização de aviões então recentemente inventados. O conjunto de técnicas de registro da superfície por meio da fotografia foi chamado de aerofotogrametria, que, além do registro da imagem, consistia também no tratamento dessa e de suas adaptações para a produção de visualizações de áreas inteiras. Esse procedimento é até hoje amplamente realizado.

Além da aerofotogrametria, outro recurso de sensoriamento remoto bastante utilizado são os satélites. Com eles, tornou-se possível o registro de imagens em pequena escala, ou seja, de amplas áreas; ou, até mesmo, de mapas com escalas variadas e flexíveis, possibilitando o manejo para diferentes mapas de localização e temáticos.https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sensoriamento-remoto.htm

 




 Prazo de entrega: 22/02/2021  MEU E-MAIL: alinecarla@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES

Anote o texto acima no seu caderno de GEOGRAFIA.

1- REALIZE UMA PESQUISA ( MÁXIMO 20 LINHAS)  sobre  os satélites  Landsat e o CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

 Prazo de entrega: 22/02/2020  MEU E-MAIL:  alinecarla@prof.educacao.sp.gov.br

                         

 

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