quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

 ROTEIRO DE ESTUDOS

PROFESSOR- Tulio

DISCIPLINA-  Geografia

SERIE/CLASSE- 8-B

NÚMERO DE AULAS POR SEMANA- 4 AULAS

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO DESSE ROTEIRO-  4 AULAS

CONTEÚDO- Diversidade e dinâmica da população mundial e local

HABILIDADE: Descrever e comparar as correntes migratórias contemporâneas, selecionando e analisando fatos, situações e influências dos migrantes, no território brasileiro 

E-MAIL/CONTATO- Tuliodeandrade@hotmail.com   WhatsApp 11-953761705 

OBSERVAÇÃO: Alunos do 8A. MANDAR NO EMAIL profdante4@gmail.com 

Alunos do 8C pode enviar para os meus contatos

Texto: Trabalhadores do Mundo

    Os portugueses, que descobriram o Brasil em 1500, abriram caminho para mais de 3 milhões de imigrantes que vieram compor nossa raça até 1950.

        O Japão no Brasil

      Os primeiros imigrantes japoneses – 781 pessoas ao todo – desembarcaram no porto de santos em 1908, trazidos pelo navio Kasato-Maru. Foi o início da grande imigração japonesa, que se prolongou até a década de 1950, e transformou o Brasil na nação com a maior população japonesa fora do Japão. Grande parte se instalou no Estado de São Paulo, mas há outros importantes núcleos no Paraná, Pará e Mato Grosso do Sul.

        Judeus de todas as partes

        Com a permissão do livre culto religioso no Brasil pela Constituição de 1891, a imigração de Judeus no país aumentou. Eles vieram de várias partes do mundo – como Marrocos, Polônia, Rússia, Turquia, Grécia e Alemanha –, especialmente após a ascensão do nazismo em 1933, e foram viver, em geral, nas cidades brasileiras, onde desenvolveram atividades ligadas ao comércio e serviços.

        Árabes em busca de paz

        No fim do século 19, grandes grupos de sírios e libaneses fugiram de seus países em virtude das dificuldades econômicas e das perseguições políticas pelo Império Turco-Otomano que tomou a Síria e o Líbano. Por essa razão, esses imigrantes eram chamados de “turcos”, denominação popular que não corresponde às suas origens.

        Ucranianos, todos ao sul

        No fim do século 19 chegaram ao Paraná os primeiros imigrantes ucranianos, atraídos pelas vantagens oferecidas pelo governo do Brasil e pelo desejo de escapar dos conflitos que ocorriam em sua terra natal. Após a primeira leva de ucranianos que se concentrou no Paraná, outros grupos se fixaram em terras catarinenses, gaúchas e paulistas.

        Poloneses em missão agrícola

        Os imigrantes poloneses concentraram-se principalmente no sul, para onde foram a convite do governo brasileiro, que desejava ocupar essa região e criar os “cinturões verdes” em torno das cidades, garantindo assim o abastecimento agrícola. A Polônia, constantemente invadida desde o fim do século 18 pela Rússia, Áustria e Prússia, teve sua economia prejudicada com a concorrência dos cereais que vinham dos Estados Unidos e Canadá. Isso fez com que mais de 3,6 milhões de poloneses migrassem para outros países, e 100.000 deles viessem para o Brasil, em especial ao Paraná.

        Italianos do campo para o campo

        Em 1870, quando aumentaram na Itália as dificuldades na áreas rurais devido à crescente industrialização do norte do país, muitos italianos migraram para o Brasil. São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram os estados eu mais receberam esses imigrantes, embora Santa Catarina, Paraná e Espirito Santo também possuam importantes colônias de italianos e seus descendentes.

        Alemães foram os primeiros a chegar

        Logo após a Independência do Brasil, em 1822, as primeiras colônias de imigrantes alemães foram fundadas no Rio Grande do Sul. A primeira delas foi a cidade de São Leopoldo, em 1824. O governo imperial tinha como objetivo colonizar a região e desenvolver a agricultura e, por isso, incentivou a vinda desses imigrantes, que se realizou de forma contínua por mais de um século.

      Espanhóis são os terceiros

        Os primeiros imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil em 1870, mas foi nas décadas de 1880 e 1890 que esse movimento se intensificou. Fugindo das dificuldades econômicas enfrentadas no seu país, os espanhóis formaram a terceira etnia mais numerosa a migrar para o Brasil, ficando atrás apenas de italianos e portugueses. O estado de São Paulo foi a região que mais concentrou esses imigrantes.

        Portugueses, na origem da nova raça

        Desde 1500, quando Cabral chegou ao Brasil, até a década de 1950, quando se reduziu a imigração, os portugueses sempre foram a etnia que mais migrou para cá. Espalharam-se por todo o país, mas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro se destacaram pela quantidade de lusitanos que receberam.

                                               Dados retirados do site do Memorial do Imigrante.

Entendendo o texto:

Entendendo o texto:

01 – Quantos imigrantes Japoneses chegaram no Brasil em 1908? E qual era o nome do navio?

02 – O Brasil tornou-se a nação de maior população japonesa fora do Japão. Quais foram os estados que os japoneses se instalaram?
  
03 – Até que década houve a imigração japonesa?

04 – A partir de quando aumentou a imigração de Judeus no Brasil? E de que partes do mundo vieram?

05 – Em que século, grupos de Sírios e Libaneses imigraram para o Brasil? E por que motivo. E como eram chamados?

06 – Em que estado os imigrantes Ucranianos, se instalaram no fim do século 19? E depois, quais foram os outros estados?

07 – Para que estado os imigrantes Poloneses foram convidados? Com que finalidades?
      

08 – Por que os imigrantes Italianos vieram para o Brasil? E quando?


09 – Quando os imigrantes Alemães chegaram ao Brasil? E qual a finalidade?

10 – Em que ano chegaram os primeiros imigrantes espanhóis? E em que década o movimento foi intensificado?

11 – Qual foi o estado que mais houve a concentração dos Espanhóis?

12 – Qual foi a etnia que mais migrou para o Brasil, entre 1500 e 1950? Em que cidade se concentraram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021