Profª Angélica
Disciplina - Língua Portuguesa
Série – 7ªA
Semana – 22/02 a 26/02
Habilidades - Identificar, em reportagens e
fotorreportagens, o fato retratado, identificar o uso adequado de concordância
verbal em situações comunicativas (escrita e oral), escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita, utilizar as
formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico, identificar,
em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais
decorrências.
Para relembrar!
Notícia – em linhas gerais, é um gênero textual que faz
parte do campo jornalismo/midiático e que traz relatos de fatos importantes do
cotidiano.
Uma notícia, normalmente, possui:
• elementos que informam.
• descrição e/ou narração dos fatos.
• extensão curta.
• linguagem formal e objetiva.
• título principal (manchete: síntese do tema) e título
auxiliar (mais detalhado e ajuda no entendimento do principal).
• relato em terceira pessoa (impessoal).
• informações reais e atuais.
Estrutura básica de uma notícia
– Título Principal e Título Auxiliar
– Lide (Introdução da
notícia, o primeiro parágrafo tende a responder às perguntas: O Quê? Quem?
Quando? Onde? Como? Por quê? Muitas vezes, é por ele que o leitor é estimulado
a ler a notícia).
– Corpo da Notícia
(Parte que apresenta os fatos, as informações com as descrições e/ou relatos
mais detalhados)
Atividade 1 - Esse conto possui fatos que podem gerar
notícia. Identifique-os no próprio texto.
Leia o conto a
seguir.
“A mentira e as penas
Certa vez, um homem, por inveja, espalhou mentiras a respeito de seu vizinho,
pessoa muito respeitada na aldeia em que viviam. O homem caluniado passou a ser
motivo de zombaria, de palavras ofensivas. Primeiro, passou a andar pela cidade
de cabeça baixa, não conversava com ninguém; depois, já não saía mais de casa.
O vizinho, muito arrependido e tomado de consciência do mal que havia feito,
foi conversar com um velho muito respeitado na cidade pela sua sabedoria e
pelos conselhos que dava às pessoas. O homem queria ajuda para reparar o mal
causado. O velho lhe disse que havia um jeito. O homem teria de pegar todas as
penas de uma galinha morta, subir no telhado de sua casa e espalhar as penas ao
vento. E, depois de isso feito, deveria voltar. O homem saiu mais do que
depressa e seguiu toda a recomendação do ancião e retornou. O sábio, então, lhe
disse: – Agora você recolha todas as penas da galinha e as guarde num saco. –
Mas isso é impossível. Não tenho mais como pegar as penas. O vento já as levou
pra longe. O velho, cheio de compaixão, disse: – Você está certo. E assim como
não tem como pegar as penas, não há como retirar todo o mal que causou ao seu
vizinho pelas mentiras inventadas.”
Texto cedido por Mara Lucia David (especialmente para esse
material)
Atividade 2 - Agora, crie
a) uma manchete impactante para a possível notícia.
b) um lide.
c) uma ilustração (foto, fotomontagem, desenho, charge, por
exemplo).
Atividade 3 - Com base no exercício anterior, leia o roteiro
abaixo para criar uma notícia.
Roteiro |
|
O quê? (fato
noticiado) |
|
Onde? (o
local em que ocorreu o fato) |
|
Quando? (data
do ocorrido) |
|
Quem são os
envolvidos no fato? |
|
Como? (detalhamento
do fato) |
|
Por quê? |
|
Observação: Após a escrita do texto, ainda não é o momento
de expô-lo. Abaixo, há critérios1 para o grupo avaliar a produção e fazer os
ajustes necessários
Critérios |
Descritores |
Não |
Parcialmente |
Sim |
1. Adequação
ao tema |
O texto segue
os fatos do conto “As mentiras e as penas”. |
|
|
|
2. Adequação
às características do gênero |
a) O texto
garante a presença da estrutura básica da notícia. b) Há
ilustração? |
|
|
|
3. Uso das
convenções da escrita |
As palavras
estão segmentadas corretamente? |
|
|
|
|
As palavras
obedecem às regras ortográficas? |
|
|
|
|
O texto
apresenta adequadamente letras maiúsculas e minúsculas? |
|
|
|
|
A pontuação
está adequada? |
|
|
|
|
O texto
apresenta uso adequado de concordância nominal e verbal? |
|
|
|
|
Sinônimos
foram utilizados para evitar repetição de determinadas palavras? |
|
|
|
|
O texto
apresenta elementos de referenciação para estabelecer relações
lógico-discursivas e/ou evitar repetições de palavras? |
|
|
|
LEMBRE-SE!
Para a sua produção, é importante ressaltar que a notícia é um texto
curto e objetivo. Nele deverá ser evitada a opinião do autor. Fique atento à
linguagem utilizada, a qual deverá ser formal e clara.
Obs: Enviar as atividades para o e-mail angélica_consentino@hotmail.com
até 01/03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário