terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Língua Portuguesa - Profª Angélica

 

Profª Angélica

Disciplina - Língua Portuguesa

Série – 7ªA

Semana – 22/02 a 26/02

Habilidades - Identificar, em reportagens e fotorreportagens, o fato retratado, identificar o uso adequado de concordância verbal em situações comunicativas (escrita e oral), escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita, utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico, identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.

Para relembrar!

Notícia – em linhas gerais, é um gênero textual que faz parte do campo jornalismo/midiático e que traz relatos de fatos importantes do cotidiano.

Uma notícia, normalmente, possui:

 • elementos que informam.

• descrição e/ou narração dos fatos.

 • extensão curta.

• linguagem formal e objetiva.

• título principal (manchete: síntese do tema) e título auxiliar (mais detalhado e ajuda no entendimento do principal).

• relato em terceira pessoa (impessoal).

• informações reais e atuais.

Estrutura básica de uma notícia

– Título Principal e Título Auxiliar

 – Lide (Introdução da notícia, o primeiro parágrafo tende a responder às perguntas: O Quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Muitas vezes, é por ele que o leitor é estimulado a ler a notícia).

 – Corpo da Notícia (Parte que apresenta os fatos, as informações com as descrições e/ou relatos mais detalhados)

Atividade 1 - Esse conto possui fatos que podem gerar notícia. Identifique-os no próprio texto.

 Leia o conto a seguir.

 “A mentira e as penas Certa vez, um homem, por inveja, espalhou mentiras a respeito de seu vizinho, pessoa muito respeitada na aldeia em que viviam. O homem caluniado passou a ser motivo de zombaria, de palavras ofensivas. Primeiro, passou a andar pela cidade de cabeça baixa, não conversava com ninguém; depois, já não saía mais de casa. O vizinho, muito arrependido e tomado de consciência do mal que havia feito, foi conversar com um velho muito respeitado na cidade pela sua sabedoria e pelos conselhos que dava às pessoas. O homem queria ajuda para reparar o mal causado. O velho lhe disse que havia um jeito. O homem teria de pegar todas as penas de uma galinha morta, subir no telhado de sua casa e espalhar as penas ao vento. E, depois de isso feito, deveria voltar. O homem saiu mais do que depressa e seguiu toda a recomendação do ancião e retornou. O sábio, então, lhe disse: – Agora você recolha todas as penas da galinha e as guarde num saco. – Mas isso é impossível. Não tenho mais como pegar as penas. O vento já as levou pra longe. O velho, cheio de compaixão, disse: – Você está certo. E assim como não tem como pegar as penas, não há como retirar todo o mal que causou ao seu vizinho pelas mentiras inventadas.”

Texto cedido por Mara Lucia David (especialmente para esse material)

Atividade 2 - Agora, crie

a) uma manchete impactante para a possível notícia.

 b) um lide.

c) uma ilustração (foto, fotomontagem, desenho, charge, por exemplo).

Atividade 3 - Com base no exercício anterior, leia o roteiro abaixo para criar uma notícia.

                                                       Roteiro

O quê? (fato noticiado)

 

Onde? (o local em que ocorreu o fato)

 

Quando? (data do ocorrido)

 

Quem são os envolvidos no fato?

 

Como? (detalhamento do fato)

 

Por quê?

 

Observação: Após a escrita do texto, ainda não é o momento de expô-lo. Abaixo, há critérios1 para o grupo avaliar a produção e fazer os ajustes necessários

Critérios

Descritores

Não

Parcialmente

Sim

1. Adequação ao tema

O texto segue os fatos do conto “As mentiras e as penas”.

 

 

 

2. Adequação às características do gênero

a) O texto garante a presença da estrutura básica da notícia.

b) Há ilustração?

 

 

 

3. Uso das convenções da escrita

As palavras estão segmentadas corretamente?

 

 

 

 

As palavras obedecem às regras ortográficas?

 

 

 

 

O texto apresenta adequadamente letras maiúsculas e minúsculas?

 

 

 

 

A pontuação está adequada?

 

 

 

 

O texto apresenta uso adequado de concordância nominal e verbal?

 

 

 

 

Sinônimos foram utilizados para evitar repetição de determinadas palavras?

 

 

 

 

O texto apresenta elementos de referenciação para estabelecer relações lógico-discursivas e/ou evitar repetições de palavras?

 

 

 

LEMBRE-SE! Para a sua produção, é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e objetivo. Nele deverá ser evitada a opinião do autor. Fique atento à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal e clara.

Obs: Enviar as atividades para o e-mail angélica_consentino@hotmail.com até 01/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021