Professora
Angélica
Disciplina:
Língua Portuguesa Série: 7º A
Habilidades: Analisar
as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico. Escrever
palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e
eventuais decorrências. Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais
do campo jornalístico.
ATIVIDADE 1
– EXPLORANDO CONTEXTOS
1.Leia
os textos a seguir.
ATIVIDADE 2 – ESTRUTURA DO GÊNERO
1. 1. Com base no Texto 1, responda.
O
que aconteceu? |
|
Com
quem? |
|
Quando? |
|
Como? |
|
Onde? |
|
2. Jovem brasileiro imerso na realidade das
Fake News e Impactos
das Fake News são os títulos dos Textos 1 e 2, respectivamente.
a) a) Os dois falam a respeito de quê?
b) b) Qual deles apresenta aspecto mais genérico?
3. 3. A linguagem utilizada pelos jornais
segue o registro formal da língua. No texto Impactos das Fake News (Texto
2), entretanto, encontramos registros do uso da linguagem informal/coloquial.
Exemplifique no quadro abaixo.
Linguagem informal/coloquial |
|
|
4 - Os trechos que você localizou para
responder á questão 3 aparecem, no texto, entre aspas, pois representam
a) A necessidade dos dois jovens de se
expressarem.
b) Citações da fala dos dois jovens
entrevistados.
c) Erros gramaticais grosseiros a serem
evitados.
d) A
falta de estudo dos jovens entrevistados.
5. 5 - No Texto 2, a linguagem informal
representa
a) A fala de todos os jovens.
b) Marcas da oralidade na escrita.
c) O uso equivocado da língua.
d) Erros que devem ser evitados.
6. 6 - Em quais outros meios de circulação/suporte as notícias que você leu podem ser veiculadas?
7. 7 - No texto 2, aparece o termo sic. Pelo contexto, o que esse termo significa e a que ele se refere?
8. 8 - Analise as notícias e preencha o quadro:
|
Texto 1 |
Texto 2 |
Qual
é o fato relatado? |
|
|
Ele
é relevante? Por quê? |
|
|
Qual
é o público-alvo? |
|
|
ATIVIDADE 2 – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
1. Relacione os Textos 1 e 2 e diga qual é a
ligação entre eles.
2. Analise a foto que ilustra o Texto 1.
3. Essa foto também pode ilustrar o Texto 2? Por
quê?
4. E
a imagem abaixo? Ela está coerente com o Texto 2? Redija uma resposta que
defenda sua opinião.
5. Leia o conto a seguir.
6. Qual
a relação de conto “A mentira e as penas” e as notícias “Jovem brasileiro
imerso na realidade das Fake News” e “Impactos das Fake News”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário