terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Profª Angélica - Língua Portuguesa

 

Professora Angélica

Disciplina: Língua Portuguesa                                    Série: 7º A

Habilidades: Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico. Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências. Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.

 

ATIVIDADE 1 – EXPLORANDO CONTEXTOS

1.Leia os textos a seguir.

 





 





 


                          ATIVIDADE 2 – ESTRUTURA DO GÊNERO

1.          1. Com base no Texto 1, responda.

O que aconteceu?

 

Com quem?

 

Quando?

 

Como?

 

Onde?

 


 2. Jovem brasileiro imerso na realidade das Fake News e Impactos das Fake News são os títulos dos Textos 1 e 2, respectivamente.

a)     a) Os dois falam a respeito de quê?

b)     b) Qual deles apresenta aspecto mais genérico?

3.   3. A linguagem utilizada pelos jornais segue o registro formal da língua. No texto Impactos das Fake News (Texto 2), entretanto, encontramos registros do uso da linguagem informal/coloquial. Exemplifique no quadro abaixo.

 

Linguagem informal/coloquial

 

 


  4 -  Os trechos que você localizou para responder á questão 3 aparecem, no texto, entre aspas, pois representam

a) A necessidade dos dois jovens de se expressarem.

b) Citações da fala dos dois jovens entrevistados.

c) Erros gramaticais grosseiros a serem evitados.

d)  A falta de estudo dos jovens entrevistados.

 

5.  5 - No Texto 2, a linguagem informal representa

a) A fala de todos os jovens.

b) Marcas da oralidade na escrita.

c) O uso equivocado da língua.

d) Erros que devem ser evitados.

6.     6 - Em quais outros meios de circulação/suporte as notícias que você leu podem ser veiculadas?

7.    7 -  No texto 2, aparece o termo sic. Pelo contexto, o que esse termo significa e a que ele se refere?

8.     8 - Analise as notícias e preencha o quadro:

 

Texto 1

Texto 2

Qual é o fato relatado?

 

 

Ele é relevante? Por quê?

 

 

Qual é o público-alvo?

 

 

 

ATIVIDADE 2 – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

 

1.  Relacione os Textos 1 e 2 e diga qual é a ligação entre eles.

2.  Analise a foto que ilustra o Texto 1.


3.  Essa foto também pode ilustrar o Texto 2? Por quê?

4.  E a imagem abaixo? Ela está coerente com o Texto 2? Redija uma resposta que defenda sua opinião.

                              


5.  Leia o conto a seguir.

 


 

6. Qual a relação de conto “A mentira e as penas” e as notícias “Jovem brasileiro imerso na realidade das Fake News” e “Impactos das Fake News”?

Enviar as atividades até dia 19/02 para o e-mail angelica_consentino@hotmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021