Bom dia,
alunos!!!
Profª Cláudia
Disciplina –
Projeto de Vida
Séries – 7ºC
Semana – 22/02
– 26/02
Situação de
Aprendizagem 2- Desafio dos SUPERPODERES!
Competências
socioemocionais: determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade,
iniciativa social, curiosidade para aprender e imaginação criativa.
Objetivo:
Promover o autoconhecimento e o desenvolvimento socioemocional, a partir de
atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais.
Missão1:
DESCOBRINDO “SUPERPODERES”
Provavelmente,
em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse
superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que
o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de
super-heróis. Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais gostaria ter?
Saindo do mundo da imaginação dos
super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que
você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém no
mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é
preciso pensar sobre si mesmo(a). Para descobrir mais sobre suas qualidades,
faça este rápido exercício. Em 5 minutos, preencha a tabela a seguir. Se
precisar copie o quadro no seu Diário e adicione mais linhas.
Eu sou bom(boa) em |
Eu preciso aprender |
Eu tenho medo de |
Eu me animo quando |
Eu não gosto de |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Como
foi? Você acaba de fazer um exercício de autoconhecimento. Assim como
conhecemos outras pessoas – nossos familiares, amigos e professores – também
temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que pareça,
estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos quando
alguma situação específica acontece etc.
Agora
que você está se conhecendo melhor, é hora de falar das competências
socioemocionais que são como “poderes” para apoiá-lo(a) nos desafios do dia a
dia. Elas dizem respeito a como pensamos, sentimos, decidimos e agimos. Essas
competências nos ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e a não
desistir diante do primeiro problema.
Atividade
2 - A sua tarefa agora é fazer a conexão entre os nomes das competências e suas
explicações.
(a)
determinação
(c) responsabilidade
(b)
persistência
(d) organização
( ) Formação estrutural daquilo que
compõe um ser vivo ou do que constitui um sistema; arrumação.
( ) Decisão que se toma após reflexão;
resolução.
( ) Dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou
pelas ações de outrem; obrigação.
( ) Qualidade do que dura; que persiste.
MISSÃO
3: Identificando minhas competências
Hora
da reflexão!
Atividade
3 – Escreva apenas em cinco como penso, ajo e decido?
Obs:
Enviar as atividades para o e-mail claudiaagnolini@prof.educacao.sp.gov.br até dia 01/03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário