segunda-feira, 1 de março de 2021

1° Séria - Biologia : Desenvolvimento Sustentável.

 

Olá, sou Marta e vamos estudar Biologia. (:

Prezados alunos, a seguir serão disponibilizadas algumas atividades de retomada de conteúdo. Devemos considerar que existem vários lugares de aprender, para além da sala de aula, dessa forma a equipe docente desenvolverá algumas sequências de atividades, para que, nesse momento de distanciamento social, vocês alunos em parceria com seus responsáveis possam seguir parcialmente com seus estudos.

ORIENTAÇÕES:

Leia com atenção todo o texto, busque compreender o que está sendo dito. Para isso se faz necessário calma, relaxamento, tempo para esse momento de estudo.

Você pode:

-Copiar em seu caderno de Biologia.

-Fazer um belo resumo do texto em seu caderno de Biologia.

-Imprimir e colar em seu caderno de Biologia.

 

Desenvolvimento Sustentável.

Pense na palavra desenvolver.

                                sustentar.

Desenvolver de forma sustentável em Biologia significa entre outras coisas:

- Desenvolver sem comprometer, prejudicar as futuras gerações.

- Conseguir desenvolver sem agredir a natureza.

-  Desenvolver visando a preservação na natureza.

- Pensar em repor os recursos naturais que usamos.

- Um desenvolvimento equilibrado.

Pense onde em situações em que o desenvolvimento é de fato sustentável.

AO pensar em sustentabilidade temos que pensar.

Qndo pensamos em sustentabilidade, vamos para ouros campos do conhecimento. O que são O.B.S – Objetivos de desenvolvimento sustentável.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.



UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Biodiversidade: Se refere a variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies. Trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas, do fundo dos oceanos, seja no topo das montanhas.

Definição: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas

Perda de biodiversidade:

Ocorre no mundo todo, em especial nas regiões tropicais. A diminuição da variedade de vida traz consequências graves- espécies que entra em extinção, coloca em risco outras espécies já que um organismo não vive isolado, sozinho.

Nós, seres humanos somos o maior responsável pela perda de biodiversidade, pela nossa procura INCESSANTE por desenvolvimento e expansão de territórios que afetam a nossa natureza.

Principais responsáveis pela perda de diversidade biológica:

- Destruição de habitai

- Exploração exagerada de espécies de animais, vegetais.

- Introdução animais exóticos.

- Aumento da agropecuária.

-Poluição

- Mudanças climáticas.

 Unidades de conservação Biológicas.

(UCS) espaços naturais PROTEGIDOS POR LEIS essas áreas apresentam características singulares.

As UCS fazem parte do patrimônio natural e cultural do país.

18/07/2000 instituiu o Sistema Nacional de unidade de conservação da natureza. Constituído pelo conjunto das unidades de conservação federal, estadual, municipais.

Tem como objetivo:

-Proteger e conservar essas áreas as espécies em risco de extinção.

- Preservar e restaurar os recursos, ecossistemas.

-Valorizar a diversidade biológica desses espaços.

- Promover desenvolvimento sustentável.

Definição de (UCS): Espaço territorial e seus recursos ambientais incluindo as águas com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público com objetivo de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

Tipo de (UCS)

- Unidade de proteção integral.

 Dentro dessa categoria existem os tipos:

 Estação ecológica.

Reserva biológica.

Parque nacional

Refúgio da vida silvestre.

Unidades de Uso Sustentável:

objetivo a conservação da natureza, aliado ao uso sustentável dos seus recursos naturais. as Unidades de Conservação são destinadas para promoção de atividades educativas relacionadas com a sustentabilidade. Diferente das Unidades de Proteção Integral, essas geralmente podem ser visitadas. Dentro dessa categoria existem sete tipos de Unidades de Conservação:

Área de Proteção Ambiental (APA):

Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)

Floresta Nacional (FLONA)

Reserva Extrativista (RESEX)

Reserva de Fauna (REFAU

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS)

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

 

Unidades de Conservação no Brasil

No Brasil, o órgão responsável pelas Unidades de Conservação é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Iremos compreender do que estamos falando até aqui. O que e por quais motivos temos que proteger? Qual é a importância do nosso desenvolvimento ser de fato sustentável. Compreender que estamos falando da nossa sobrevivência quanto espécie.

Link para ATIVIDADE: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScm6IItmZMcPvP1MjADJB30a8e2eEjBEl-DCPAQzOvbpoyGrw/viewform

 CADEIAS ALIMENTARES

  Níveis de organização dos seres vivos:

Podemos abordar a vida em níveis complexos de organização. Cada organismo vive imerso em um meio, que pode ser água, ar, solo, até mesmo o interior do corpo de um outro ser vivo. E o organismo interage com esse meio modificando-o e sendo modificado por ele.

Por exemplo um pássaro, ele se alimenta de outros seres vivos, constrói ninhos, reproduz-se em determinada época do ano, elimina resíduos. São atividades que integra o pássaro ao ambiente em que ele vive.

 

              Transferência de matéria e de energia nos ecossistemas:

Os seres vivos só têm condições favoráveis de sobrevivência no habitat onde vivem quando conseguem obter a matéria e a energia de que necessitam.

A matéria e a energia são obtidas por meio dos alimentos orgânicos, numa sequência em que um ser vivo serve de alimento para outro. Essa sequência é chamada cadeia alimentar, como a representada a seguir:

 

Capim >gafanhoto> sapo> ave de rapina

O primeiro nível alimentar dessa cadeia, também chamado primeiro nível trófico ( trophus- alimentação), está representado pelas plantas. Delas dependem direta ou indiretamente os demais níveis tróficos dessa cadeia.

O segundo nível trófico, representado pelo gafanhoto; o terceiro, pelo sapo e o quarto, pela ave de rapina.

Ao longo da cadeia alimentar ocorre, por tanto, transferência de matéria e de energia para os seres vivos.

Como o primeiro nível trófico, representado pelas plantas, obtêm energia para sua sobrevivência e a dos demais?

As plantas são capazes de realizar fotossíntese. Nesse processo, conseguem captar energia da luz solar por meio do pigmento verde clorofila e transformar essa energia em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas, sintetizadas a partir de água e gás carbônico. Como produto da fotossíntese, há também formação de oxigênio. A matéria orgânica formada a partir da fotossíntese tem diferentes destinos na planta, sendo parte armazenada como substâncias de reserva, parte modificada em outras substâncias orgânicas que também vão compor o corpo das plantas e outra parte é usada como fonte de energia. As plantas somente existem, portanto, em lugares que recebem luz.

As plantas não precisam receber luz permanentemente, mas não podem viver em lugares onde a luz não chega. A matéria orgânica sintetizada na fotossíntese é, como regra suficiente para fornecer energia para as plantas realizarem suas funções durante todo o dia e durante a noite.

Como a energia é liberada dos alimentos?

O principal processo pelo qual os seres vivos obtêm energia a partir dos alimentos é a respiração aeróbica. Esse processo independe da luz.

Vamos analisar a respiração aeróbica tomando como exemplo a quebra das moléculas de glicose em presença de oxigênio, processo que ocorre no interior das células.

Pela respiração aeróbica, formam-se água e gás carbônico, ocorrendo liberação de energia.

Na fotossíntese, formam-se água e gás carbônico, substâncias que são produzidas por respiração aeróbica. Na respiração aeróbica, os seres vivos utilizam oxigênio e glicose, substâncias produzidas por fotossíntese.

Como podemos notar a energia solar é transformada em energia química na fotossíntese. Essa energia fica armazenada nas ligações químicas das moléculas orgânicas produzidas e é liberada no processo de respiração celular. Na fotossíntese há, portanto, incorporação de energia e na respiração há liberação de energia. Por isso, fala-se que a fotossíntese é uma reação endergônica ou endotérmica, ou seja, uma reação em que ocorre incorporação de energia na matéria orgânica formada; a respiração aeróbica, ao contrário é uma reação exergônica ou exotérmica, pois por meio dela ocorre liberação de energia contida na matéria orgânica.

As plantas, ao servirem de alimento aos animais herbívoros, transferem por meio da matéria orgânica que compõe seus corpos, a matéria e a energia que os herbívoros necessitam para a sua sobrevivência. Parte da matéria orgânica ingerida após passar pelo sistema digestório é eliminada nas fezes; parte é digerida e absorvida pelo corpo, sendo usada no metabolismo celular, participando dos processos de construção do corpo do animal e na reparação de perdas. Quando animais carnívoros ingerem os herbívoros ou quando os carnívoros comem outros animais carnívoros, esses processos se repetem. Ao longo da cadeia alimentar há, portanto, transferência de matéria e de energia.

Os seres capazes de produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas simples são chamados autótrofos (trophus- nutrição, alimento; auto- próprio, de si mesmo). Os organismos fotossintetizantes são os principais seres autotróficos, mas não são os únicos. Como os autótrofos são capazes de sintetizar o próprio alimento orgânico, são denominados produtores.

Os seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento são chamados de heterótrofos. Esses organismos são chamados de consumidores.

Os consumidores que se alimentam de produtores são chamados de consumidores primários. Eles pertencem ao segundo nível trófico. É o caso dos animais que se alimentam de plantas( herbívoros).

Os consumidores que se alimentam de consumidores primários são chamados consumidores secundários. Eles pertencem ao terceiro nível trófico. É o caso dos animais carnívoros que se alimentam de herbívoros.

Os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros e pertencem ao quarto nível trófico são chamados consumidores terciários, e assim por diante.

Há ainda um grupo de consumidores que se alimenta tanto de produtores quanto de consumidores. Eles são considerados onívoros e podem ocupar níveis tróficos distintos.

Os decompositores formam um grupo particular de organismos heterótrofos. Estão representados por bactérias e certos fungos que são capazes de decompor a matéria orgânica do corpo de organismos mortos. Em sua atividade de decomposição, utilizam alguns produtos como alimento e liberam minerais e outras substâncias inorgânicas que podem ser utilizadas pelos produtores. Propiciam, assim, a reciclagem da matéria orgânica presente no corpo de organismos mortos. Como podem se alimentar de elementos provenientes de todos os níveis tróficos, para incluirmos os decompositores na cadeia alimentar teremos de indicá-los atuando sobre todos os níveis tróficos.

A seguir um exemplo de cadeia alimentar, que começa com a grama e termina com a ave de rapina, podemos identificar os diferentes níveis tróficos e os decompositores. 

Ø  Leia-se (serve de alimento para...gafanhoto)

Capim-produtor > gafanhoto- consumidor primário > sapo-consumidor secundário > ave de rapina- consumidor terciário. 

Os consumidores primários, secundários e terciário > bactérias- decompositores.

 

As pirâmides ecológicas:

Representa a relação de transferência de energia entre níveis tróficos por diagramas conhecidos por pirâmides ecológicas.

Falamos em transferência de energia, pois, quando um ser vivo se alimenta de outro, está captando matéria orgânica que será transformada em energia, principalmente pelo processo de respiração. Entretanto, parte dessa energia é dissipada para o ambiente sob a forma de calor e não é reaproveitado, não ficando disponível para o nível trófico seguinte. Outra parte da energia é usada pelo organismo na manutenção de suas funções vitais, e outra fica armazenada em seu corpo sob a forma de matéria orgânica, essa, sim, disponível para outro nível trófico.

Assim, como há perda de energia ao longo de uma cadeia alimentar, a comparação entre os níveis de energia incorporados em cada nível trófico gera a figura de pirâmide. A pirâmide mostrada, considera a quantidade de matéria orgânica acumulada por área ou volume (biomassa) por unidade de tempo em cada nível trófico.

Há portanto, redução da energia disponível aos seres vivos ao longo da cadeia alimentar, o que limita o número de níveis tróficos possíveis nos ecossistemas.


Outro tipo de diagrama que pode ser construído é a pirâmide de números, em que se relaciona o número de indivíduos para cada nível trófico.

Considere a seguinte situação:

Capim > Boi > Carrapato

 

Milhares de indivíduos comem capim (produtores) são necessário para alimentar um boi ( consumidor primário), que por sua vez serve de alimento para centenas de carrapato ( consumidor secundário).

Teias alimentares:

Um animal pode participar de várias cadeias alimentares e, assim, pertencer a diferentes níveis tróficos. O conjunto de todas as cadeias de um ecossistema constituí a teia alimentar nesse ecossistema.

Observe na representação seguinte, um exemplo de parte de teia alimentar de um ecossistema.

O equilíbrio na natureza:

Conhecer cadeias e teias alimentares é fundamental para entender o delicado equilíbrio que existe na natureza. Esse conhecimento permite propor medidas racionais de utilização dos recursos naturais.

Vamos a um exemplo.

Pode parecer à primeira vista uma crueldade um animal comer uma planta(herbívoro) ou matar e comer outro animal (predatismo). O animal que mata o outro é o predador e o animal caçado e usado como alimento é a presa.

O equilíbrio ecológico depende dessas relações e de muitas outras. Vamos supor que haja redução no número de onças em uma população. Com isso, aumenta a população de sua presa que acaba consumindo mais alimento e interferindo em outras populações, quebrando o equilíbrio ecológico que existia. Ao longo do tempo, o alimento da população de presas pode reduzir, o que pode levar à extinção dessa população.

Assim, o predatismo limita o número de indivíduos da população de presas e de predadores.

 

Bons estudos 😊

Estou à disposição 






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