terça-feira, 30 de março de 2021

4ºATIVIDADE (1ºBIMESTRE) 7ºA, B,C (ARTE) PROF.ª ANA CLAUDIA


DISCIPLINA : ARTE             (1ºBimestre – 4º Atividade)

PROFESSORA : ANA CLAUDIA

Tema : Registro e notação musical

ANO: 7 A, B e C

Nome do aluno: ____________________________________________________

(EF06AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

 

                                                         REGISTRO MUSICAL

Acontece por meio de sistemas de escrita baseada em sinais, símbolos e figuras.

O registro convencional utiliza um sistema de escrita padronizado, enquanto que o não convencional pode utilizar qualquer elemento para representar as sonoridades, inclusive aqueles do registro convencional.

 

PARTITURA CONVENCIONAL

As notas musicais, numa partitura convencional, são distribuídas na pauta, ocupando linhas e espaços. Muitas vezes, surgem também na partitura a letra da canção.

Pauta ou pentagrama: são cinco linhas horizontais e paralelas, onde se grafam as notas e demais símbolos do sistema de notação musical.

·         Leitura de partitura convencional:  Pauta ou Pentagrama




PARTITURA NÃO CONVENCIONAL

A partir do século XX, os compositores resolveram experimentar novas formas de registrar os sons, utilizando-se de gráficos e figuras ilustrativas. Esses registros são chamados de partitura não convencionais.

São formas que utilizam diferentes símbolos livres, não seguindo as regras de notação convencional de notação musical.

As partituras não convencionais, podem apresentar diferentes formas de registro musical, como roteiros aleatórios e improvisação espontânea.

A função desse registro serve para orientar o intérprete na execução de uma composição musical.

·         Leitura de partitura não convencional:  Pauta ou Pentagrama



 ATIVIDADE

1)    Com base no exemplo abaixo, elabore (crie) a sua partitura não convencional.



2)    Comente o que você entendeu sobre o vídeo “Como ler partituras em 5 minutos facilmente”( https://www.youtube.com/watch?v=KZgN_2e6DyQ).

 

Fonte:

·         Textos do Repositório (Centro de Mídias);

·         Imagens: https://professoresdozanei.wixsite.com/atividades-online/post/maz%C3%A9-6%C2%AA-a-6%C2%AA-b-e-6%C2%AAc-arte-aula-2-atividade-4-atividade-5-e-atividade-6

 ·         Vídeo Como ler partituras em 5 minutos facilmente: https://www.youtube.com/watch?v=KZgN_2e6DyQ

 

Entrega de atividade: 05/04/2021









 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021