segunda-feira, 29 de março de 2021

Ciências 6° anos : SEPARAÇÃO DE MATERIAIS- Marta Gurgel

 

Devolutiva de atividade: 01

1) Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas na natureza

2) Impactos positivos: Quando resultam em melhorias para a natureza. Exemplo: preservação de florestas, criação de reservas ecológicas

3) Impactos negativos: Quando essas alterações causam algum risco para o ser humano ou para os recursos naturais encontrados no espaço. Desmatamento, poluição, desenvolvimento econômico desenfreado.

       4)    

1 2

1. Planeta   está doente, poluído, sem florestas, repleto de fabricas .

2. Coleta de produtos que poderiam ser reciclados, reutilizados em um ambiente que não deveria receber esses materiais.

Para diminuir a poluição ambiental podemos reciclas, reutilizar o material que iria para o lixo. Podemos pensar bem, se precisamos mesmo do produto antes de comprar. Incentivar a família a reciclagem, ao consumo consciente.

5)     c) lixeira de plástico

6)    a) areia da praia: ____NATURAL__________________

       b) sacola plástica: _______SINTÉTICO______________

      c) pia de granito: __________NATURAL____________ 

7

Para diminuir o impacto causado por materiais de construção podemos:

- Reutilizar materiais de outras construções- materiais de demolição.

- Usar materiais de construção que tem menos impactos na natureza.

8) Para diminuir a quantidade de plásticos usados, podemos reutilizar os que temos em nossas casas.

Substituir por sacolas de panos que são mais duráveis que o plástico.

 

SEMANA SEI

ENVIAR PARA E-MAIL

professoradecienciasbiologicas@gmail.com

 

Queridos estudantes. Hoje vamos fazer uma atividade. Vamos precisar colocar nossa criatividade em prática. Então, vamos lá.

 Abaixo temos duas tirinhas que abordam o assunto que estamos tratando em Ciências: Impactos ambientais.

Leiam as tirinhas:


 Como vimos, trata-se de impactos ambientais negativos. A proposta é que você desenvolva tirinhas com seus personagens preferidos, demonstrando IMPACTOS AMBIENTAIS POSITIVOS. Seja criativo.

ATIVIDADE 02

ENVIAR PARA E-MAIL

professoradecienciasbiologicas@gmail.com

Prezados alunos, a seguir serão disponibilizadas algumas atividades de retomada de conteúdo. Devemos considerar que existem vários lugares de aprender, para além da sala de aula, dessa forma a equipe docente desenvolverá algumas sequências de atividades, para que, nesse momento de distanciamento social, vocês alunos em parceria com seus responsáveis possam seguir parcialmente com seus estudos.

ORIENTAÇÕES:

Leia com atenção todo o texto, busque compreender o que está sendo dito. Para isso se faz necessário calma, relaxamento, tempo para esse momento de estudo.

Você pode:

-Copiar em seu caderno de Ciências.

-Fazer um belo resumo do texto em seu caderno de Ciências.

-Imprimir e colar em seu caderno de Ciências.

 

Para nossa atividade veja as aulas:

De onde vem o sapato: https://youtu.be/Kkpje9rXzQ8

Aula CMSP:https://www.youtube.com/watch?v=561oaDMReNg



https://www.youtube.com/watch?v=561oaDMReNg

AULA MISTURAS: https://www.youtube.com/watch?v=L7cfPRNIfxQ

Habilidade: (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como a mistura de água e sal, água e areia, dentre outros. Objeto de Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas

(EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.


SEPARAÇÃO DE MATERIAIS.

Misturas Homogêneas e Heterogêneas

 

Mistura: é formada por duas, ou mais, substâncias, sendo cada uma destas denominada componente

 

Classificação das misturas:

Fase: em uma mistura, é cada uma das porções que apresenta aparência homogêneo(uniforme).

Mistura homogênea: toda mistura que apresenta uma única fase.

Mistura heterogênea: toda mistura que apresenta pelo menos duas fases.



Misturas Homogêneas e Heterogêneas

-Uma garrafa de álcool com uma certa porção de água misturada; estas duas substâncias estão tão bem misturadas que não se pode dizer que a água está em um lado e o álcool no outro lado. A mistura é a mesma em qualquer zona da garrafa.  Mistura homogênea.

- Isso não acontece com uma mistura de água e areia: a areia fica em baixo separada da água. A composição desta mistura não é uniforme. Mistura heterogênea.

 


Com bases em seus estudos e anotações em seu caderno de CIÊNCIAS  podemos fazer as atividades da apostila:

-APOSTILA Currículo em Ação: Páginas 166 a 169

Orientação para fazer as atividades propostas:

Algumas das atividades não tem espaço para serem respondidas direto na apostila. Para essas você vai responder em seu caderno de ciências. Já para questões que tem espaço na apostila para responder , pode usar o espaço com sua resposta 

FAÇA COM UMA LETRA BONITA.

NÃO ESQUEÇA QUE VC VAI TIRAR UMA  LINDA FOTO ENVIAR PARA MIM POR E-MAIL

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021