Disciplina:
História
Tema: CONFERÊNCIA
DE BERLIM
Ano/Série: 3º
Leia o texto do
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https://brasilescola.uol.com.br/historiag/conferencia-berlim.htm
Questões:
1. Quando as
negociações na Conferência de Berlim foram iniciadas, foi proposto por uma das
delegações o “mapa cor-de-rosa”. Selecione a alternativa que explica,
corretamente, do que isso se tratava:
a) Tratava-se da
criação de um domínio para os portugueses que unificasse os territórios de
Angola e Moçambique.
b) Tratava-se da
criação de um reino para os belgas que incorporasse os territórios do Congo e
os territórios correspondentes à Tanzânia.
c) Tratava-se da
concessão de todas as ilhas que circundam a África aos franceses.
d) Tratava-se da
reformulação das divisas territoriais do Congo como forma de atender às
exigências britânicas.
e) Tratava-se da
divisão do Egito entre britânicos e franceses.
2. A chamada
“Partilha da África” deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que as
potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos
continentes asiático e africano. Sobre o processo de “Partilha da África”, é
INCORRETO afirmar que:
a) A Conferência
de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território
africano.
b) A França foi o
único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano.
c) O Congo passou
a ser um território submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da
Bélgica.
d) A “Partilha da
África” pode ser enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado
“Neocolonialismo”.
e) Muitas tribos e
etnias africanas diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na
ocasião em que o continente africano foi dividido.
3. (Puc-Rio)
Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na
África, na segunda metade do século XIX.
a) Ela derivou da
necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que
a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas
protecionistas.
b) Ela foi
motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados
consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.
c) Ela foi
consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de
suas rivalidades em relação ao governo da França.
d) Ela atendeu,
primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países
europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento
básico.
e) Ela viabilizou
a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas,
tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.
4. A Conferência de Berlim oficializou o:
a) socialismo, que provocou uma intensa
exploração econômica dos países africanos dominados pelos europeus.
b) nacionalismo, que provocou uma intensa exploração econômica dos países
americanos dominados pelos europeus.
c) feudalismo, que provocou uma intensa exploração econômica dos países
asiáticos dominados pelos europeus.
d) neocolonialismo, que provocou uma intensa exploração econômica dos países
africanos dominados pelos europeus.
5. (UFRGS 2016)
A Conferência de
Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias
tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um
colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”.
Uma das principais
características desse novo imperialismo foi:
a) o convívio
pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e
sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas.
b) o fomento ao
processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na
década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.
c) a exploração
econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais
de administração excludentes e violentas.
d) a dominação
indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente
a 10% de todo o território africano.
e) a limitação do
imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das
pretensões imperiais das potências em disputa.
Peço,
por gentileza, que me devolvam as atividades pelo seguinte e-mail:
Não se esqueçam de
colocar o nome completo, a série e a turma.
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