Disciplina:
História
Tema: RENASCIMENTO
Ano/Série: 2º
Leia o texto a
seguir:
Renascimento: Características e Contexto Histórico
O Renascimento foi um
movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu
até o século XVII por toda a Europa.
Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica
e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida
medieval, e deu início à Idade Moderna.
Origem do
Renascimento
O termo Renascimento foi criado no séc. XVI
para descrever o movimento artístico que surgiu um século antes. Posteriormente
acabou designando as mudanças econômicas e políticas do período também e é
muito contestado hoje em dia.
Afinal, as cidades nunca desapareceram
totalmente e os povos não deixaram de comercializar entre si, nem de usar
moeda. Houve, sim, uma diminuição dessas atividades durante a Idade Média.
Observamos, porém, que na Península Itálica
várias cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma, dentre outras, se beneficiaram
do comércio com o Oriente.
Estas regiões se enriqueceram com o
desenvolvimento do comércio no Mar Mediterrâneo dando origem a uma rica
burguesia mercantil. A fim de se afirmarem socialmente, estes comerciantes
patrocinavam artistas e escritores, que inauguraram uma nova forma de fazer
arte.
A Igreja e nobreza também foram mecenas de
artistas como Michelangelo, Domenico Ghirlandaio, Pietro della Francesa, entre
muitos outros.
Relação com a
burguesia e o individualismo
Essa
valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia, que floresceu desde a Baixa
Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e
seu ímpeto individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse
processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante
ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas do
Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os
séculos XIV e XVI. Além disso, podemos ainda destacar a busca por prazeres (hedonismo)
como outro aspecto fundamental que colocava o individualismo da
modernidade em voga.
As cidades
italianas e o mecenato
A aproximação
do Renascimento com a burguesia foi claramente percebida no interior das
grandes cidades comerciais italianas do período. Gênova, Veneza, Milão, Florença e Roma eram
grandes centros de comércio, onde a intensa circulação de riquezas e ideias
promoveu a ascensão de uma notória classe artística italiana. Até mesmo algumas
famílias comerciantes da época, como os Médici e os Sforza,
realizaram o mecenato, ou seja, o patrocínio às obras e estudos renascentistas. A
profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto
extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento,
o Quatrocento e Cinquecento. Cada período
abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.
Cultura
renascentista
Destacamos cinco características marcantes da
cultura renascentista:
·
Racionalismo - a razão era o único caminho
para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e
pela ciência.
·
Cientificismo - para eles, todo conhecimento
deveria ser demonstrado através da experiência científica.
·
Individualismo – o ser humano buscava afirmar
a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer
suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do
direito coletivo.
·
Antropocentrismo - colocando o homem como a
suprema criação de Deus e como centro do universo.
·
Classicismo – os artistas buscam sua
inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana para fazer suas obras.
O Humanismo
renascentista
O humanismo foi um movimento de glorificação
do homem e da natureza humana, que surgiu na nas cidades da Península Itálica em meados do século
XIV.
O homem, a obra mais perfeita do Criador, era
capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza. Por isso, os
humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores
da Antiguidade, como Platão.
A religião não perdeu importância, mas foi
questionada e daí surgiram novas correntes cristãs como o protestantismo.
O estudo dos textos antigos, igualmente,
despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas
clássicas como o latim e o grego.
Desta forma, o humanismo se tornou referência
para muitos pensadores nos séculos seguintes, como os filósofos iluministas do
século XVII.
Renascimento
literário
O Renascimento deu origem a grandes gênios da
literatura, entre eles:
·
Dante
Alighieri: escritor italiano autor do grande poema "Divina Comédia".
·
Maquiavel: autor de "O Príncipe",
obra precursora da ciência política onde o autor dá conselhos aos governadores
da época.
·
Shakespeare:
considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Abordou em sua obra
os conflitos humanos nas mais diversas dimensões: pessoais, sociais, políticas.
Escreveu comédias e tragédias, como "Romeu
e Julieta", "Macbeth",
"A Megera Domada",
"Otelo"
e várias outras.
·
Miguel
de Cervantes: autor espanhol da obra "Dom Quixote", uma crítica contundente da cavalaria
medieval.
·
Luís de Camões: teve
destaque na literatura renascentista em Portugal, sendo autor do grande poema
épico "Os
Lusíadas".
Renascimento
artístico
Os principais artistas do renascimento foram:
Leonardo da Vinci: Matemático, físico,
anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor, ele foi o estereótipo do
homem renascentista que domina várias ciências. Por isso, é considerado um
gênio absoluto. A Mona
Lisa e A
Última Ceia são suas obras primas.
Rafael
Sanzio: foi um mestre da pintura e famoso por saber
transmitir sentimentos delicados através de suas imagens de Nossa Senhora. Uma
de suas obras mais perfeitas é a Madona do Prado.
Michelangelo: artista italiano cuja obra foi marcada
pelo humanismo. Além de pintor foi um dos maiores escultores do Renascimento.
Entre suas obras destacam-se a Pietá, David, A Criação de Adão e O Juízo Final. Também foi o
responsável por pintar o teto da Capela Sistina.
Renascimento
científico
O Renascimento foi marcado por importantes
descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, da física, da
medicina, da matemática e da geografia.
O polonês Nicolau Copérnico, que negou a teoria
geocêntrica defendida pela Igreja, ao afirmar que "a Terra não é o centro do universo, mas
simplesmente um planeta que gira em torno do Sol".
Galileu
Galilei descobriu os anéis de Saturno, as
manchas solares, os satélites de Júpiter. Perseguido e ameaçado pela Igreja,
Galileu foi obrigado a negar publicamente suas ideias e descobertas.
Na medicina os conhecimentos avançaram com
trabalhos e experiências sobre circulação sanguínea, métodos de cauterização e
princípios gerais de anatomia.
Questões:
1. (Enem)
(...) Depois de longas
investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de
planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além
dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como
satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...)
Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao
trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira
aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros
e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da
Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as
verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO,
N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à
prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem
bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de
um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as
experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se
considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em
ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das
descobertas.
b) o senso crítico para se
chegar a Deus.
c) a limitação da ciência
pelos princípios bíblicos.
d) a importância da
experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e
da tradição.
2. (Uneb-BA)
Leia atentamente os relatos a
seguir:
"O pintor que trabalha
rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que
absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem
valor”
São trechos de Leonardo da
Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão,
experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como
princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos
princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura
ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua
marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que
admitia a fé como única fonte de conhecimento.
3. (UEL)
O Renascimento, amplo
movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica
por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema,
é correto afirmar que:
a) o racionalismo
renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da
tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos
intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do
catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se
a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de
identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias
absolutas.
d) o humanismo pregou a
determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a
capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e
interesse.
e) os estudiosos do período
buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a
natureza e o ser humano.
4. Discorra sobre
as características do renascimento.
Peço,
por gentileza, que me devolvam as atividades pelo seguinte e-mail:
Não se esqueçam de
colocar o nome completo, a série e a turma.
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