terça-feira, 13 de abril de 2021

Língua Portuguesa - Profª Angélica

 Professora – Angélica

Disciplina – Língua Portuguesa

Série – 7ºA

Semana – 12/04 – 16/04

Habilidades - Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc. Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentações de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala. Identificar, em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido provocados pelo uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - AÇÃO REPÓRTER

ATIVIDADE 1 – A RESPEITO DE ENTREVISTAS...

Entrevista é um gênero textual com função, geralmente, informativa. É veiculada em jornais, revistas, internet, televisão, rádio etc., e produzida pela interação entre, pelo menos, duas pessoas: quem entrevista e quem é entrevistado. Uma das funções sociais de uma entrevista é formar opiniões e posicionamentos críticos, difundir conhecimentos, informações, por exemplo.

1. A seguir, você terá acesso à entrevista realizada pela revista Saiba M@is. Faça a leitura, grife as informações que você considera importantes e circule os termos usados que não conhece.



Para início de conversa!

A revista Saiba M@is, especializada e preocupada com Educação, realizou uma entrevista com Fabricio Proença, professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, um dos responsáveis pela construção das Diretrizes Curriculares da disciplina de Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, no ano de 2020.

Revista Saiba M@is: Professor, antes de iniciarmos a entrevista, você pode explicar sobre essas novidades, com foco na tecnologia? Pois é um assunto de muito interesse para os nossos jovens.

Prof. Fabricio: A partir de 2020, os estudantes matriculados na Rede Pública Paulista de Ensino, passarão a contar com três (03) novos Componentes Curriculares: Eletiva, Projeto de Vida e Tecnologia. O Componente Curricular Tecnologia e Inovação traz como objetivo principal, desenvolver nos estudantes habilidades exigidas para uma Educação voltada ao século XXI.

Revista Saiba M@is: A ideia parece ser de inovar e deixar mais atraente a aula. Como isso vai acontecer na sala de aula?

Prof. Fabricio: Durante as aulas, os alunos serão imersos nas TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), se apropriarão por meio de atividades concretas e contextualizadas de Robótica, Cultura Maker, Pensamento Computacional, Narrativas Digitais, Letramento Digital, Sistema Operacional, Cultura Digital, Podcast, QRCode, e a Ética utilizada na Internet, entre outros.

Revista Saiba M@is: Ouvindo esses termos da tecnologia parece ser complicado o seu domínio. Você diria que é possível aprender e fazer o uso delas em qualquer faixa etária?

 Prof. Fabricio: Sim, claro! A tecnologia faz parte do cotidiano; muitas vezes fazemos uso dela sem nos darmos conta, como por exemplo: os smartphones que usamos para realizar transações bancárias; produzir e editar vídeos e fotografias; receber e enviar mensagens, por meio do aplicativo de localização; nos guiar por cidades e ruas que não conhecemos bem. Enfim, a TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) é um “caminho sem volta”, pois as pessoas passam 24h conectadas, realizando atividades cotidianas on-line ou off-line, desmistificando a ideia de que a conexão somente acontece on-line.

Revista Saiba M@is: Nossos jovens têm o domínio dessa linguagem e, também, fazem o uso dela no dia a dia, porque possuem este letramento digital. O que você pode nos dizer sobre o Podcast e o QRCode que viraram uma febre entre eles e nos mais diversos meios de comunicação? Como os jovens podem criá-los?

Prof. Fabricio: O Podcast é muito usado pelos jovens para entretenimento e para produção de conteúdo. É arquivo de áudio transmitido pela internet que funciona de forma parecida com um rádio digital. Por meio do Podcast, os jovens podem produzir programas de debates e boletins de notícias e, assim, também possuem acesso a palestras, reportagens jornalísticas de interesse pessoal público. O QRCode, foi desenvolvido no Japão para uso da indústria automobilística. Na verdade, é um tipo de código bidimensional como uma evolução do código de barras e que foi aperfeiçoado com o uso da criatividade para se ler mensagens e fotografias cifradas. A tecnologia do QRCode está acessível a todos e qualquer pessoa pode criar o seu código com objetivo de apresentar trabalhos escolares, desenvolver software e, no caso dos profissionais liberais, para apresentar o seu produto, ou mesmo para outros fins.

Revista Saiba M@is: A Cultura Maker é muito valorizada pelas empresas e grandes empreendedores que buscam jovens com o uso deste domínio. Como a escola pode realizar atividades a partir da Cultura Maker?

Prof. Fabricio: A escola precisa realizar atividades desafiadoras, possibilitando aos jovens o desenvolvimento do protagonismo juvenil, as habilidades socioemocionais nas atividades de produção e criação de instrumentos e/ou ferramentas que permitam intervenções no meio social. Assim, a Cultura Maker vem facilitar esse trabalho, pois tem o propósito de que todos podem criar seus próprios objetos.

 Revista Saiba M@is: Parece que desta vez, a escola “abraçará” de vez a tecnologia, porque a evolução é algo que sempre fez parte da aprendizagem. Obrigada pela contribuição nos esclarecimentos.

 (Texto de Cristiane Aparecida Nunes, Fabricio Cristian Proença, Marcia Aparecida Barbosa Corrales, Mariângela Soares Baptistello Porto, Ronaldo César Alexandre Formici (escrito especialmente para esse material).)

ATIVIDADE 2 – ESTRUTURA DA REVISTA

Responda às questões abaixo:

1. Observe a capa da revista “Saiba M@is” e responda:



a) Qual a principal matéria da revista? Justifique sua resposta.

 b) Localize e registre a data da publicação e a edição da revista.

 c) Quais são as matérias secundárias destacadas pela revista?

 d) Faça uma breve análise da capa.

2. Leia, novamente, a entrevista com o Professor Fabricio e registre:

a) Qual é a finalidade de uma entrevista?

b) Qual é a informação geral veiculada na entrevista?

 c) Como se apresenta a entrevista?

d) As palavras circuladas por você, na leitura inicial, precisam ser buscadas no dicionário ou, no contexto em que se apresentam, permitem o entendimento?

e) Qual a finalidade da Revista Saiba M@is ao entrevistar o Professor Fabricio?

 f) Você grifou algumas partes que considerou importantes na entrevista. Utilize-as para resumir o assunto publicado.

AMPLIE SEU CONHECIMENTO

Uma resenha crítica é um texto escrito de forma objetiva para resumir e opinar a respeito de um artigo, uma obra, um filme, uma entrevista, dentre outros.

 3. O texto a seguir é uma resenha escrita por um leitor da revista Saiba M@is.

Uma nova perspectiva no ensino ou apenas modismo?

“A partir de 2020, os estudantes matriculados na Rede Pública Paulista de Ensino, passarão a contar com três (03) novos Componentes Curriculares: Eletiva, Projeto de Vida e Tecnologia. O Componente Curricular Tecnologia e Inovação traz como objetivo principal, desenvolver nos estudantes habilidades exigidas para uma Educação voltada ao século XXI.” É assim que começa a entrevista com o Professor Fabricio Proença, publicada na revista “Saiba M@is”. Não vamos entrar no mérito sobre a entrevista ser esclarecedora ou não, referente ao uso da tecnologia em sala de aula. Efetivamente, é preciso ter a ideia de que a escola deve ensinar aos alunos os conteúdos tradicionais e de forma prática com giz e lousa, uso de livros e pesquisas em bibliotecas físicas que existem nas escolas. Os jovens já fazem uso destas tecnologias fora da escola; não há necessidade do uso de computadores, celulares e afins dentro dela. Esse negócio de tecnologia na escola é modismo, não resolve!

                                                                                                                                          (PJFS, 27 anos)

Texto de Cristiane Aparecida Nunes, Fabricio Cristian Proença, Marcia Aparecida Barbosa Corrales, Mariângela Soares Baptistello Porto, Ronaldo César Alexandre Formici (escrito especialmente para esse material).

Responda:

a) Posicione-se quanto à opinião de PJFS. Você concorda com essa crítica? Registre sua opinião, apresentando argumentos.

Obs: enviar as atividades para o e-mail angélica_consentino@hotmail.com, até dia 19/04.

Bom estudo!!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021