quinta-feira, 1 de abril de 2021

 Olá Pessoal!

Tudo bem com vocês?

Desejo que sim.

Daremos continuidade às atividades.

Desejo que façam com carinho para que tenham bons resultados!

Leia atentamente para responder às questões.

Data de entrega: 12/04/21.

Enviar para: elimadias@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade de Língua Portuguesa

Profº Eliane 8º B/C

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Habilidade: Localizar informações explícitas distribuídas ao longo do texto.


1- Leia o texto abaixo, publicado no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, para responder à questão que segue:


Diretoria de Pindamonhangaba fecha parceria com rádio para informar alunos da zona rural

A ideia é atingir e informar os estudantes das escolas das zonas rurais sobre a programação semanal da Seduc no Centro de Mídias

A partir de 9 de junho a rádio Princesa 107,1, de Pindamonhangaba, vai transmitir diariamente, por cinco minutos, orientações pedagógicas aos alunos, informações gerais da Seduc e sobre o CMSP, como tentativa de atingir os estudantes que residem nas áreas rurais da cidade. Já a rádio Ótima FM, transmitirá apenas informativos na programação.

De acordo com o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de Filosofia e Sociologia, Tiago da Cunha Fernandes, a ideia é consolidar uma comunicação com as comunidades que estão desconectadas e com dificuldades de acesso à informações.

“A gente fez uma programação para estes cinco minutos diários na 107,1, por tempo indeterminado. Às segundas, quartas e sextas teremos um momento informativo da Diretoria de Ensino de Pinda para frisar a programação semanal da Seduc no Centro de Mídias e informar o nosso ensino de aprendizagem e organização estratégica de entrega de materiais, por exemplo. Já às terças e quintas, serão dadas orientações pedagógicas para os professores e alunos”, ressalta o professor.

O dirigente de ensino de Pindamonhangaba, Luis Gustavo, reforça a participação e o envolvimento dos PCNPs das áreas. “Iniciaremos com pauta de Humanas e Linguagens e depois Ciências da Natureza e Matemática. As pautas iniciais são elaboradas pelos professores coordenadores e depois por professores da rede. As pautas informativas serão gravadas e vão orientar sobre o uso do CMSP, dos canais de TV, das retiradas de materiais, onde encontrar as reprises das aulas do CMSP, como participar de projetos que estamos trabalhando”, comenta.

 Após a leitura do texto acima, é possível inferir que:

a.       Muitos alunos do Estado de São Paulo, sobretudo os que moram na zona rural, não têm acesso à internet.

b.       Os estudantes da zona rural gostam de usar mais o rádio do que a internet para se informar.

c.        O rádio é um meio de comunicação usado por poucas comunidades paulistas.

d.       A internet não é um meio de comunicação importante para se informar.


 2-Leia a lenda indígena abaixo:


AS LÁGRIMAS DE POTIRA

Muito antes de os brancos atingirem os sertões de Goiás, em busca de pedras preciosas, existiam por aquelas partes do Brasil muitas tribos indígenas, vivendo em paz ou em guerra e segundo suas crenças e hábitos.

Numa dessas tribos, que por muito tempo manteve a harmonia com seus vizinhos, viviam Potira, menina contemplada por Tupã com a formosura das flores, e Itagibá, jovem forte e valente.

Era costume na tribo as mulheres se casarem cedo e os homens assim que se tornassem guerreiros. Quando Potira chegou à idade do casamento, Itagibá adquiriu sua condição de guerreiro. Não havia como negar que se amavam e que tinham escolhido um ao outro. Embora outros jovens quisessem o amor da indiazinha, nenhum ainda possuía a condição exigida para as bodas, de modo que não houve disputa, e Potira e Itagibá se uniram com muita festa.

Corria o tempo tranquilamente, sem que nada perturbasse a vida do apaixonado casal. Os curtos períodos de separação, quando Itagibá saía com os demais para caçar, tornavam os dois ainda mais unidos. Era admirável a alegria do reencontro!

Um dia, no entanto, o território da tribo foi invadido por vizinhos cobiçosos, devido à abundante caça que ali havia, e Itagibá teve que partir com os outros homens para a guerra.

Potira ficou contemplando as canoas que desciam rio abaixo, levando sua gente em armas, sem saber exatamente o que sentia, além da tristeza de se separar de seu amado por um tempo não previsto. Não chorou como as mulheres mais velhas, talvez porque nunca houvesse visto ou vivido o que sucede numa guerra.

Mas todas as tardes ia sentar-se à beira do rio, numa espera paciente e calma. Alheia aos afazeres de suas irmãs e à algazarra constante das crianças, ficava atenta, querendo ouvir o som de um remo batendo na água e ver uma canoa despontar na curva do rio, trazendo de volta seu amado. Somente retornava à taba quando o sol se punha e depois de olhar uma última vez, tentando distinguir no entardecer o perfil de Itagibá. Foram muitas tardes iguais, com a dor da saudade aumentando pouco a pouco. Até que o canto da araponga ressoou na floresta, desta vez não para anunciar a chuva mas para prenunciar que Itagibá não voltaria, pois tinha morrido na batalha.

E pela primeira vez Potira chorou. Sem dizer palavra, como não haveria de fazer nunca mais, ficou à beira do rio para o resto de sua vida, soluçando tristemente. E as lágrimas que desciam pelo seu rosto sem cessar foram-se tornando sólidas e brilhantes no ar, antes de submergir na água e bater no cascalho do fundo. Dizem que Tupã, condoído com tanto sofrimento, transformou suas lágrimas em diamantes, para perpetuar a lembrança daquele amor.

(Extraído de: Alfabetização: livro do aluno / Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2.)

 Após a leitura da lenda acima, é possível deduzir que:

a.       O texto narra a exploração dos madeireiros nas regiões protegidas pelos indígenas brasileiros.

b.       A história chama a atenção para as invasões de terras indígenas em muitas partes do Brasil.

c.        A história narra de maneira poética o drama amoroso vivenciado pelos personagens indígenas.

d.       A história relata o amor impossível vivenciado entre dois jovens indígenas de tribos diferentes.


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