Olá. Pessoal!
Tudo bem com vocês? Desejo que sim.
Daremos continuidade às atividades.
Leia atentamente para responder às questões.
Desejo que façam com carinho para que possam ter bons resultados!
Data de entrega: 12/04/21
Enviar para:elimadias@prof.educacao.sp,gov.br
Atividade de Língua Portuguesa 7º B/C
Professora: Eliane
Leitura e Interpretação de texto
Habilidades: Localizar informações explícitas distribuídas ao longo do texto. Identificar o sentido ou expressão gramatical.
1- Leia o texto:
Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica?
É um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que
serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda,
espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores
viram madeira podre debaixo da inundação… E isso fora o impacto social:
milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num
outro lugar. [...] No texto, o autor defende a ideia de que:
a. Os
danos causados pela construção de uma hidrelétrica são enormes.
b. A
construção de uma hidrelétrica não causa danos ambientais.
c.
A construção de uma hidrelétrica não causa
impacto social às comunidades.
d.
Os danos causados são mínimos e rapidamente
superados.
2. Leia o texto:
A Gansa e os Ovos de Ouro
Um homem e sua mulher tinham a
sorte de possuir uma gansa que todos os dias punha um ovo de ouro.
Mesmo
com toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que
assim não dava...
Imaginando
que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram matá-la e pegar aquela
fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que
por dentro ela era igualzinha a todas as outras.
Foi assim que
os dois não ficaram ricos de uma vez só, como tinham imaginado, nem puderam
continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua
fortuna.
Não tente forçar demais a sorte.
O camponês e sua esposa foram chamados de tolos porque:
a. Venderam
a gansa dos ovos de ouro.
b. Perderam
o sustento que haviam garantido.
c.
Acharam que a gansa era igual às outras
gansas.
d.
Mataram a gansa que botava ovos de ouro.
3- Leia o texto:
Turismo >>>>> Cultura >>>>> Música
As opções culturais no Estado de
São Paulo, em especial na capital, são inúmeras e atendem a todos os gostos e
bolsos. Há desde exposições e espetáculos ao ar livre, até museus de renome
internacional, e teatros que abrigam eventos de enorme sofisticação.
São Paulo acolhe, durante todo o ano, as melhores e mais
diversificadas programações culturais, como as mais respeitadas orquestras,
óperas, balés, exposições e espetáculos de todo o mundo. A Osesp – Orquestra
Sinfônica do Estado –, considerada referência na América Latina, é uma das
principais atrações da cidade. Se você aprecia arte e cultura, venha visitar
São Paulo!
O texto publicado pretende:
a. Apresentar
a Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, referência na América
Latina.
b. Apresentar
as atividades culturais da cidade de São Paulo, atraindo mais turistas.
c.
Listar todas as atrações culturais da cidade
de São Paulo.
d.
Apresentar apenas as atividades com preços
acessíveis.
4- Leia o texto:
DICAS PARA ESTUDAR
Onde fica a matéria?
A matéria
estudada deve estar em toda parte. Fórmulas penduradas, folhetos curtos no
banheiro, pequenos cartazes no quarto.
Aula ajuda!
Demonstre
uma parte da matéria para um colega e o colega demonstra a parte dele da
matéria para você.
Estudar em equipe anima quando há
participação, e um ajuda o outro a não desistir.
Ler e entender.
Leia e
entenda o que leu. Só a decoreba não vale muito porque, na hora do exame, dá um
branco e a decoreba é a primeira a sumir da mente.
Faça lembretes.
Continue fazendo as colas, os lembretes
(não para usá-los na prova, mas como um meio de treinamento). Para quem não
gosta de ler, estudar por meio da cópia é bom. Faça resumos.
O uso de uma linguagem mais coloquial, ou seja, mais
próxima da fala, revela que a autora:
a. Não
se preocupou com o leitor do seu texto.
b. Desconhece
as regras da norma culta da língua portuguesa.
c.
Pretende aproximar-se do leitor, facilitando
sua compreensão do texto.
d. Utilizou-se
de uma língua que não é a língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário