Turmas :7ºA , 7º B e 7º C
A ideia de fração e sua representação
A ideia de fração e sua representação
Fração é a parte de um todo que foi dividido em partes iguais.
Numericamente representa-se uma
fração como um quociente de dois números.
O numerador indica quantas partes foram
tomadas do todo, e o denominador indica em quantas parres foram divididas o
todo.
Representação de uma fração:
Representação de uma fração:
OPERAÇÕES COM FRAÇÃO
Adição
Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são
iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os
numeradores.
Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos
transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.
Neste caso, calculamos o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre os
denominadores das frações que queremos somar, esse valor passa a ser o novo
denominador das frações.
Além disso, devemos dividir o MMC encontrado pelo denominador e o
resultado multiplicamos pelo numerador de cada fração. Esse valor passa a ser o
novo numerador.
Subtração
Para subtrair frações temos que ter o mesmo cuidado que temos na soma,
ou seja, verificar se os denominadores são iguais. Se forem, repetimos o
denominador e subtraímos os numeradores.
Se forem diferentes, fazemos os mesmos procedimentos da soma, para obter
frações equivalentes de mesmo denominador, aí sim podemos efetuar a subtração.
Exemplos
Multiplicação
A multiplicação de frações é feita multiplicando os numeradores entre
si, bem como seus denominadores.
Exemplos:
Divisão
Na divisão entre duas frações, multiplica-se a primeira fração pelo
inverso da segunda, ou seja, inverte-se o numerador e o denominador da segunda
fração.
Exemplos
HISTÓRIA DAS FRAÇÕES
A história das frações remonta o Antigo Egito (3.000 a.C.) e traduz a
necessidade e a importância para o ser humano acerca dos números fracionários.
Naquele tempo, os matemáticos marcavam suas terras para
delimitá-las. Com isso, nas épocas chuvosas o rio passava do limite e inundava
muitas terras e, consequentemente, as marcações.
Diante disso, os matemáticos resolveram demarcá-las com cordas a
fim de resolver o problema inicial das enchentes.
Contudo, notaram que muitos terrenos não eram compostos somente
por números inteiros, havia os terrenos que mediam partes daquele total.
Foi a partir disso, que os geômetras dos faraós do Egito,
começaram a utilizar os números fracionários. Note que a palavra Fração é
proveniente do latim fractus e
significa “partido”.
ATIVIDADES
Resolva as
questões abaixo
1.
Determine o mínimo múltiplo comum entre
a)
2 e 3.
b)
3 e 6.
c)
4 e 6.
d) 2, 3 e 5.
2. Calcule
as somas abaixo, simplificando o resultado sempre que possível.
a)
3/2 + 2/3.
b)
1/3 + 4/6.
c)
3/4 + 5/6.
d)
1/2 + 1/3 + 1/5.
e)
1/3 x 2/5
f) 7/2 x 3/4
g)
3/4 - 1/2
h)
5/4 ÷
2/3
i) 3/4 ÷ 2/5
3.
Numa prova de questões, um aluno errou 2/5 da prova.
Quantas questões ele errou?
4.
Um saco de arroz
pesa kg, qual o peso de 3/5 desse saco?
5.
Numa escola 360
alunos. Calcule 5/6 desses alunos?
6.
Tenho R$ 4.800,00, meu
filho 7/10 do quanto meu filho tem?
7.
Numa viagem de 72 km
, já foram percorridos 3/4 , quantos km
já foram percorrido?
8. Reescreva frações abaixo, de
modo que o denominador seja o mesmo.
a)
3/2 e 2/3.
b) 1/3 e 4/6.
c) 3/4 e 5/6.
d) 1/2, 1/3 e 1/5.
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