quarta-feira, 29 de abril de 2020

Fração



  

 Turmas :7ºA , 7º B e 7º C

 A ideia de fração e sua representação

Fração é a parte de um todo que foi dividido em partes iguais.
Numericamente representa-se uma fração como um quociente de dois números.
 O numerador indica quantas partes foram tomadas do todo, e o denominador indica em quantas parres foram divididas o todo.

Representação de uma fração:



Representação de uma fração:










OPERAÇÕES COM FRAÇÃO
Adição
Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores.
Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.
Neste caso, calculamos o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre os denominadores das frações que queremos somar, esse valor passa a ser o novo denominador das frações.
Além disso, devemos dividir o MMC encontrado pelo denominador e o resultado multiplicamos pelo numerador de cada fração. Esse valor passa a ser o novo numerador.
Exemplos
 




Subtração

Para subtrair frações temos que ter o mesmo cuidado que temos na soma, ou seja, verificar se os denominadores são iguais. Se forem, repetimos o denominador e subtraímos os numeradores.
Se forem diferentes, fazemos os mesmos procedimentos da soma, para obter frações equivalentes de mesmo denominador, aí sim podemos efetuar a subtração.
Exemplos



Multiplicação
A multiplicação de frações é feita multiplicando os numeradores entre si, bem como seus denominadores.
Exemplos:









Divisão
Na divisão entre duas frações, multiplica-se a primeira fração pelo inverso da segunda, ou seja, inverte-se o numerador e o denominador da segunda fração.
Exemplos
 



HISTÓRIA DAS FRAÇÕES
A história das frações remonta o Antigo Egito (3.000 a.C.) e traduz a necessidade e a importância para o ser humano acerca dos números fracionários.
Naquele tempo, os matemáticos marcavam suas terras para delimitá-las. Com isso, nas épocas chuvosas o rio passava do limite e inundava muitas terras e, consequentemente, as marcações.
Diante disso, os matemáticos resolveram demarcá-las com cordas a fim de resolver o problema inicial das enchentes.
Contudo, notaram que muitos terrenos não eram compostos somente por números inteiros, havia os terrenos que mediam partes daquele total.
Foi a partir disso, que os geômetras dos faraós do Egito, começaram a utilizar os números fracionários. Note que a palavra Fração é proveniente do latim fractus e significa “partido”.

ATIVIDADES

Resolva as questões abaixo
1.    Determine o mínimo múltiplo comum entre
a)     2 e 3.
b)     3 e 6.
c)     4 e 6.
d)     2, 3 e 5.
2.    Calcule as somas abaixo, simplificando o resultado sempre que possível.

a)   3/2 + 2/3.
b) 1/3 + 4/6.
c) 3/4 + 5/6.
d) 1/2 + 1/3 + 1/5.
e) 1/3 x 2/5
f)  7/2 x 3/4 
g) 3/4  -  1/2 
h) 5/4  ÷  2/3 
i)   3/4 ÷ 2/5

3.    Numa prova de  questões, um aluno errou 2/5 da prova. Quantas questões ele errou?

4.    Um saco de arroz pesa kg, qual o peso de 3/5 desse saco?

5.    Numa escola 360 alunos. Calcule 5/6 desses alunos? 

6.    Tenho R$ 4.800,00, meu filho 7/10 do quanto meu filho tem?

7.    Numa viagem de 72 km , já foram percorridos 3/4  , quantos km já foram percorrido?

8.   Reescreva frações abaixo, de modo que o denominador seja o mesmo.
a)   3/2 e 2/3.
b)   1/3 e 4/6.
c)    3/4 e 5/6.
d)  1/2, 1/3 e 1/5.

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