terça-feira, 28 de abril de 2020

Roteiro de estudo 6º ano A e B (28/04) - Língua Portuguesa - Profa. Lívia



Queridos alunos, sejam todos bem-vindos!


Como vocês sabem, estamos enfrentando uma pandemia e, até que tenhamos vencido essa nova doença, precisamos encontrar novas formas de conviver e de aprender. Retornamos às aulas que acontecerão por meios virtuais. Por agora, este blog e o aplicativo Centro de Mídias são nossas principais ferramentas de estudo e contato.
Lembremos que para uma relação saudável devemos manter o respeito entre colegas e professores. Em nossos contatos devemos nos dirigir uns aos outros com educação; não devemos usar palavrões, xingamentos nem outras formas grosseiras. No mais, aos poucos vamos nos adaptando e aprendendo juntos a trabalhar neste novo formato. O que é preciso agora é tranquilidade, responsabilidade e parceria!
Bom retorno!
Abraços!
Profa. Lívia e Profa. Liliane


ROTEIRO DE ESTUDO: 28/04 


Disciplina: Língua Portuguesa  
Professora:  Lívia Sabatini Araújo 
Tema: Carta Pessoal e Carta de Reclamação

Roteiro de estudo:
- Este conteúdo está dividido em “parte I” e “parte II”;
- Leia as informações abaixo e responda às questões que seguem;
- Você pode imprimir a “Parte I” desta aula e colar no caderno e fazer as atividades OU copiar o conteúdo e as atividades da “Parte I” e respondê-las no caderno;
- A “Parte II” é referente ao livro didático e, portanto, não é necessário copiar nada, apenas responder às questões em seus cadernos
- Lembrem-se de manter os cadernos organizados: coloquem sempre data, tema da aula, páginas do livro (quando forem usados).

PARTE I: Carta pessoal

Carta é gênero discursivo que existe há muito tempo e o meio pelo qual as pessoas se comunicam entre si, uma forma de interagir com pessoas que estão distantes fisicamente. Com o surgimento de novas tecnologias, a função da carta passou a ser incorporada em novos gêneros textuais, tais como o e-mail e outras mídias de interação social digital instantânea.

Elementos que, geralmente, compõem a carta:
·         Data;
·         Saudação inicial (o cumprimento inicial: “Olá”, “boa tarde”, “Querido Fulano”;
·         Destinatário (a quem é enviada a carta).
·         Corpo do texto (o conteúdo/a mensagem da carta);
·         Saudação final (o cumprimento: “Até logo”, “Tchau”, “Até mais”);
·         Assinatura (o nome de quem enviou)

Atividades:
Leia o texto e responda às questões:
Texto 1:

São Paulo-SP, 25 de Março de 2018.

Querido Paulo,
      Estou escrevendo para contar minha aventura das últimas férias.
      Acredita que eu fui visitar juntamente com os meus filhos o Zoológico de São Paulo?! Ele é enorme, dá para se perder. Valeu percorrer toda essa distância. As crianças amaram.
      Vi muitos animais que eu conhecia somente pela TV: zebras, o leão e a leoa, cobras de várias espécies, girafas, pássaros de muitas cores, macacos, patos, elefantes... Mas o que achei mais lindo mesmo foram as girafas, você precisa ver, têm pescoços grandoooooooeesssssssss!
      Cada área tem vários funcionários para cuidar dos animais. Tudo é muito organizado e limpo. Os animais são bem cuidados. Também há muita segurança e avisos de proteção.
Valeu a pena o cansaço da viagem. Vou te esperar aqui em casa para mostrar as fotos e tomar um café conosco.

Beijos,

Joana Maria.

PS: Dá um abraço em todos aí na Paraíba, principalmente na nossa tia Luíza!

(Disponível em: http://professordiorges.blogspot.com/2017/05/carta-pessoal-teoria-e-exercicios.html

1.    Copie e responda, com suas palavras, às questões abaixo em seu caderno:
a)    Como se chama o texto que você acabou de ler?
b)    Qual a finalidade de textos como esse na sociedade?
c)    Quando e onde ele foi escrito?
d)    Quem é o remetente deste texto?
e)    Quem é o destinatário deste texto?

2.  Sobre o texto acima coloque V para verdadeiro e F para falso nos parênteses:

(  ) Não existe relação de intimidade pessoal entre a remetente e o destinatário desse texto.
(  )A remetente utilizou uma linguagem extremamente formal ao se dirigir ao destinatário.
(  ) Esse texto foi escrito com objetivo de estabelecer uma comunicação entre pessoas íntimas.  
(  ) Pela estrutura deste texto, ele é considerado uma carta de solicitação.
( ) A remetente trata de uma visita que ela fez ao zoológico de São Paulo.

Sugestão de filme: Central do Brasil – link do filme:

PARTE II: Carta de reclamação

1) Faça a leitura da Carta (páginas 46 e 47) e depois responda às questões (páginas 46 ,48 e 49-livro didático). Lembrando: não é necessário copiar as questões, apenas respondê-las em seu caderno.
Obs.: Para os alunos que não estão com os livros didáticos, seguem as imagens das páginas abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021

 DIVISÕES DAS SALAS PARA AGOSTO DE 2021