Queridos alunos, sejam todos bem-vindos!
Como vocês sabem, estamos
enfrentando uma pandemia e, até que tenhamos vencido essa nova doença,
precisamos encontrar novas formas de conviver e de aprender. Retornamos às aulas que acontecerão por meios virtuais. Por agora, este blog e
o aplicativo Centro de Mídias são nossas principais ferramentas de
estudo e contato.
Lembremos que para uma relação
saudável devemos manter o respeito entre colegas e professores. Em nossos
contatos devemos nos dirigir uns aos outros com educação; não devemos usar
palavrões, xingamentos nem outras formas grosseiras. No mais, aos poucos vamos
nos adaptando e aprendendo juntos a trabalhar neste novo formato. O que é
preciso agora é tranquilidade, responsabilidade e parceria!
Bom retorno!
Abraços!
Profa. Lívia e Profa. Liliane
ROTEIRO DE ESTUDO: 28/04
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora: Lívia Sabatini Araújo
Tema:
Carta Pessoal e Carta de Reclamação
Roteiro de estudo:
- Este conteúdo está dividido em “parte I” e “parte II”;
- Leia as informações abaixo e responda às questões que
seguem;
- Você pode imprimir a “Parte I” desta aula e colar no
caderno e fazer as atividades OU copiar o conteúdo e as atividades da “Parte I”
e respondê-las no caderno;
- A “Parte II” é referente ao livro didático e, portanto, não
é necessário copiar nada, apenas responder às questões em seus cadernos
- Lembrem-se de manter os cadernos organizados: coloquem
sempre data, tema da aula, páginas do livro (quando forem usados).
PARTE I: Carta pessoal
Carta é gênero discursivo que existe há muito tempo e o meio
pelo qual as pessoas se comunicam entre si, uma forma de interagir com pessoas
que estão distantes fisicamente. Com o surgimento de novas tecnologias, a função
da carta passou a ser incorporada em novos gêneros textuais, tais como o e-mail
e outras mídias de interação social digital instantânea.
Elementos que, geralmente, compõem a
carta:
·
Data;
·
Saudação inicial (o cumprimento
inicial: “Olá”, “boa tarde”, “Querido Fulano”;
·
Destinatário (a quem é enviada a
carta).
·
Corpo do texto (o conteúdo/a mensagem
da carta);
·
Saudação final (o cumprimento: “Até
logo”, “Tchau”, “Até mais”);
·
Assinatura (o nome de quem enviou)
Atividades:
Leia
o texto e responda às questões:
Texto
1:
São Paulo-SP, 25 de Março de 2018.
Querido Paulo,
Estou escrevendo para contar minha aventura das últimas férias.
Acredita que eu fui visitar juntamente com os meus filhos o Zoológico de São
Paulo?! Ele é enorme, dá para se perder. Valeu percorrer toda essa distância.
As crianças amaram.
Vi
muitos animais que eu conhecia somente pela TV: zebras, o leão e a leoa,
cobras de várias espécies, girafas, pássaros de muitas cores, macacos, patos,
elefantes... Mas o que achei mais lindo mesmo foram as girafas, você precisa
ver, têm pescoços grandoooooooeesssssssss!
Cada área tem vários funcionários para cuidar dos animais. Tudo é muito
organizado e limpo. Os animais são bem cuidados. Também há muita segurança e
avisos de proteção.
Valeu a pena o cansaço da viagem.
Vou te esperar aqui em casa para mostrar as fotos e tomar um café conosco.
Beijos,
Joana Maria.
PS: Dá um abraço em todos aí na
Paraíba, principalmente na nossa tia Luíza!
(Disponível
em: http://professordiorges.blogspot.com/2017/05/carta-pessoal-teoria-e-exercicios.html)
|
1. Copie e responda, com suas palavras, às questões abaixo em seu caderno:
a) Como se chama o texto que
você acabou de ler?
b) Qual a finalidade de textos
como esse na sociedade?
c) Quando e onde ele foi
escrito?
d) Quem é o remetente deste
texto?
e) Quem é o destinatário deste
texto?
2. Sobre o texto acima coloque V para
verdadeiro e F para falso nos parênteses:
( )
Não existe relação de intimidade pessoal entre a remetente e o destinatário
desse texto.
( )A
remetente utilizou uma linguagem extremamente formal ao se dirigir ao
destinatário.
( )
Esse texto foi escrito com objetivo de estabelecer uma comunicação entre
pessoas íntimas.
( )
Pela estrutura deste texto, ele é considerado uma carta de solicitação.
(
) A remetente trata de uma visita que ela fez ao zoológico de São Paulo.
Sugestão
de filme: Central do Brasil – link do filme:
PARTE II: Carta de reclamação
1) Faça a leitura da Carta (páginas 46 e
47) e depois responda às questões (páginas 46 ,48 e 49-livro didático). Lembrando:
não é necessário copiar as questões, apenas respondê-las em seu caderno.
Obs.: Para os alunos que não estão com os
livros didáticos, seguem as imagens das páginas abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário