06/05/2020
– Prof.ª Érica Chichera- Língua Portuguesa – 9º B e C
Leitura
de trechos dos dois contos anteriores + Atividades (CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES
ANTERIORES)
Título: Diferenças entre
os contos clássicos e contemporâneo
Finalidade
da aula: Ler os
contos “A Cartomante”, de Machado de Assis, e “Entre a espada e a Rosa, de
Marina Colasanti, com ênfase no tema do empoderamento feminino, a fim de
confortá-los quanto a estrutura narrativa e ao estilo de linguagem.
Objeto do conhecimento: Reconstrução das condições de
produção, circulação e recepção. Estratégia de leitura.
Prática de Linguagem: Leitura
Habilidades da BNCC: EF69LP44, EF89LP33 Relação entre
textos e estratégias de leitura.
PLANO DE
AULA ALINHADO À BNCC - Nova escola
ESTA
ATIVIDADE FAÇA EM FOLHA A PARTE PARA ENTREGAR (quando voltarmos), CASO QUEIRAM
ENVIAR POR E MAIL TAMBÉM PODE.
A
voz de quem narra
Analise os dois trechos retirado dos
contos:
Entre a espada e a rosa
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Então, sem mais nada pedir, a
Princesa vendeu suas jóias para um armeiro, em troca de uma couraça, uma
espada e um elmo. E, tirando do dedo o anel que havia sido de sua mãe,
vendeu-o para um mercador, em troca de um cavalo. Agora, debaixo da couraça,
ninguém veria um corpo, debaixo do elmo, ninguém veria sua barba. Montada a
cavalo, espada em punho, não seria mais homem, nem mulher. Seria guerreiro.
E guerreiro valente tornou-se, à
medida que servia aos Senhores dos castelos e aprendia a manejar as armas. Em
breve, não havia quem a superasse nos torneiros, nem a vencesse nas batalhas.
A fama da sua coragem espalhava-se por toda parte e a precedia. Já ninguém
recusava seus serviços. A couraça falava mais que o homem.
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A cartomante
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Cuido que ele ia falar, mas
reprimiu-se. Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e
ainda depois foi supercurioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe
lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair
toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como
tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo
depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia
dizê-lo, não possuía um argumento: limitava-se a negar tudo. E digo mal, por,
porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade; diante do
mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.
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Analise os dois trechos
extraídos do conto, e responda as questões abaixo:
1)
A voz do narrador está em primeira ou terceira pessoa?
2)
Retorne no conteúdo anterior e
verifique os tipos de narrador (personagem, observador, onisciente) para
responder esta questão. Que tipo de narrador temos em cada conto? Como
podemos comprovar a resposta anterior nos trechos lidos.
3)
Mediante os trechos reflitam sobre a forma com que cada narrador se posiciona a
respeito das personagens. O que podemos perceber sobre as personagens Princesa
e Camilo, a partir das vozes dos narradores?
Clássico e contemporâneo:
interseções e comparações
Este
diagrama mostra que há uma relação entre os contos estudados, quanto ao
tempo, à voz narrativa e às personagens.
1)
Quais as diferenças e semelhanças observadas entre os textos a partir desses
elementos? Peço que escrevam uma síntese, das ideias encontradas.
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