quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atividade de Língua Portuguesa 9º B e C- Profª Erica Chichera


06/05/2020 – Prof.ª Érica Chichera- Língua Portuguesa – 9º B e C
Leitura de trechos dos dois contos anteriores + Atividades (CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTERIORES)
Título: Diferenças entre os contos clássicos e contemporâneo

Finalidade da aula: Ler os contos “A Cartomante”, de Machado de Assis, e “Entre a espada e a Rosa, de Marina Colasanti, com ênfase no tema do empoderamento feminino, a fim de confortá-los quanto a estrutura narrativa e ao estilo de linguagem.

Objeto do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Estratégia de leitura.

Prática de Linguagem: Leitura

Habilidades da BNCC: EF69LP44, EF89LP33 Relação entre textos e estratégias de leitura.

PLANO DE AULA ALINHADO À BNCC - Nova escola

ESTA ATIVIDADE FAÇA EM FOLHA A PARTE PARA ENTREGAR (quando voltarmos), CASO QUEIRAM ENVIAR POR E MAIL TAMBÉM PODE.



A voz de quem narra
Analise os dois trechos retirado dos contos:



Entre a espada e a rosa
Então, sem mais nada pedir, a Princesa vendeu suas jóias para um armeiro, em troca de uma couraça, uma espada e um elmo. E, tirando do dedo o anel que havia sido de sua mãe, vendeu-o para um mercador, em troca de um cavalo. Agora, debaixo da couraça, ninguém veria um corpo, debaixo do elmo, ninguém veria sua barba. Montada a cavalo, espada em punho, não seria mais homem, nem mulher. Seria guerreiro.
E guerreiro valente tornou-se, à medida que servia aos Senhores dos castelos e aprendia a manejar as armas. Em breve, não havia quem a superasse nos torneiros, nem a vencesse nas batalhas. A fama da sua coragem espalhava-se por toda parte e a precedia. Já ninguém recusava seus serviços. A couraça falava mais que o homem.


A cartomante
Cuido que ele ia falar, mas reprimiu-se. Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois foi supercurioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um argumento: limitava-se a negar tudo. E digo mal, por, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.


Analise os dois trechos extraídos do conto, e responda as questões abaixo:

1) A voz do narrador está em primeira ou terceira pessoa?
2) Retorne no conteúdo anterior e verifique os tipos de narrador (personagem, observador, onisciente) para responder esta questão. Que tipo de narrador temos em cada conto? Como podemos comprovar a resposta anterior nos trechos lidos.
3) Mediante os trechos reflitam sobre a forma com que cada narrador se posiciona a respeito das personagens. O que podemos perceber sobre as personagens Princesa e Camilo, a partir das vozes dos narradores?

Clássico e contemporâneo: interseções e comparações


 





 




Este diagrama mostra que há uma relação entre os contos estudados, quanto ao tempo, à voz narrativa e às personagens.

1) Quais as diferenças e semelhanças observadas entre os textos a partir desses elementos? Peço que escrevam uma síntese, das ideias encontradas.








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