ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA-Profº Eliane-7ºB C
ASSUNTO: Gênero Textual- Notícia
Olá Pessoal!
Tudo bem com vocês? Desejo que sim!
Dando continuidade às atividades do bimestre.
De acordo com o assunto das aulas ministradas no Centro de Mídias:
Ler e responder às questões abaixo;
Atividade limpa e organizada;
Respostas claras e objetivas;
Respeitar a data de entrega ( 27/04/21)
OBS: enviar à atividade para: elimadias@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE DE
INTERPRETAÇÃO: NOTÍCIA
Cansada de ler
sobre garotos, menina reúne 4.000
livros com garotas negras
Cansada
de ler livros na escola sobre "garotos brancos e seus cachorros",
Marley Dias, 11, resolveu começar um desafio ousado: reunir mil livros cujas
personagens principais fossem meninas negras.
Com
ajuda de sua mãe, Janice, a garota, que vive em New Jersey, nos Estados Unidos,
começou a campanha na internet em novembro do ano passado com a hashtag
#1000blackgirlbooks (1.000 livros de garotas negras).
"Eu
estava na quinta série e fiquei frustrada porque só líamos livros sobre garotos
brancos e seus cachorros. Daí, eu falei com a minha mãe e ela me disse: 'ok,
mas o que você vai fazer sobre isso?' E eu decidi que ia colecionar mil
livros", contou ela em entrevista à Folha.
"Não
me entenda mal, eu gostava daquelas histórias, eu só queria algo com que eu
pudesse me relacionar", explicou.
Para
Marley, se ver em um personagem é muito importante, porque ajuda a entender e a
lembrar melhor da mensagem dos livros.
No
começo, conta Janice, foi difícil. Elas receberam algumas doações, mas em
janeiro, depois de aparecerem em um jornal, os livros começaram a chegar – e
muitos, muitos deles.
Até
agora, o projeto já reuniu mais de 4.000 livros (neste índice on-line,
você pode dar uma olhada em 700 deles), muitos dos quais Marley e a organização
social de sua mãe, a GrassROOTS Community Foundation – que acabou participando
ativamente da campanha e da organização dos livros –, doaram para a antiga
escola da garota, além de outros colégios nos Estados Unidos e na Jamaica, onde
Janice nasceu.
"Eu
fiquei orgulhosa de mim por ter conseguido atingir o objetivo e depois
ultrapassa-lo", contou Marley. "E mil era um número grande para mim,
porque eu só tenho 11 anos", brinca.
Ela
e sua mãe esperam continuar recebendo doações. "Acho que nós não tínhamos
noção do dilema internacional que é essa questão da falta de diversidade e a
Marley teve a chance de dar voz a um desafio que muitas pessoas preferem não
falar", disse Janice.
Entre
os favoritos de sua grande coleção, Marley destaca o livro Brown Girl Dreaming
(não há traduções em português), que conta, em poemas, a história de uma garota
afro-americana criada no sul dos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970, em
um contexto de segregação racial.
"Eu
gostei, porque foi um desafio ler esse livro, já que era poesia", conta
ela. "Foi bom para eu desenvolver minhas habilidades de leitura e foi
muito divertido. Poesia é mais misterioso, porque os autores não tentam te
contar o significado direto, você pode ir lendo e fazer o seu caminho."
Agora,
Marley já tem planos de formar um clube de leitura de livros sobre garotas
negras. A ideia, explica ela, é que os participantes leiam o volume escolhido
durante o verão e depois discutam por Skype ou na internet.
"São
livros sobre garotas negras, mas, na verdade, os livros são para todas as
pessoas que quiserem ler e você pode aprender muito neles sobre racismo e
cultura", diz ela.
Folha de São Paulo.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br /
folhinha/2016/04/1758611.
Entendendo a
notícia:
01 – Entre os
gêneros jornalísticos, a notícia tem lugar central.
a) Por que a história
de Marley se tornou notícia? ________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Algumas informações
são fundamentais em uma notícia e costumam ser apresentadas logo no início do
texto. Localize os dados referentes ao fato noticiado.
· O que aconteceu?
____________________________________________________
· Quem estava
envolvido?
________________________________________________
· Onde aconteceu?
________________________________________________
c) O momento em que o
fato aconteceu também costuma ser informado, mas não está evidente nesse texto.
Como você pode descobri-lo?
02 – Algumas das
afirmativas a seguir são incorretas. Copie-as e explique por que
são falsas.
I – Marley Dias não
apreciava histórias com garotos brancos e seus cachorros___________________________________________________________________________________________________
II – A menina
entendia que as histórias lidas na escola não tinham relação com sua própria
identidade.
______________________________________________________
III – Quando ouviu
a reclamação da filha, Janice estimulou-a a encontrar uma solução para seu
problema.
____________________________________________________________________________
IV – Desde o
início, Marley e Janice não tiveram dificuldade para conseguir os livros
desejados.
______________________________________________________
V – A menina guarda
as obras que obteve com muito carinho.
______________________________________________________
VI – O caso de
Marley revela que as escolas só oferecem a leitura de livros com meninos
brancos e seus cachorros por não haver obras com outros personagens. _________________________
______________________________________________________
03 – A campanha de
Marley começou com um incômodo pessoal, menina acabou tocando em um problema
social, coletivo?
Qual?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 – A menina ainda
tem outro projeto ligado à literatura. Qual é ele?
__________________________________________________
05 – A história de
Marley, contada nessa notícia, poderia dar um bom conto. Quais seriam a
situação inicial, o conflito (complicação) e o desfecho?
Situação
inicial: _____________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conflito: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desfecho: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário