ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- PROFº ELIANE- 8º B e C
Olá Pessoal!
Tudo bem com vocês? Desejo que sim!
Dando continuidade às atividades do bimestre.
De acordo com as aulas ministradas no Centro de Mídias:
Ler e responder às questões de acordo com o assunto do texto;
Atividade limpa e organizada;
Respeitar a data de entrega (27/04/21).
Objetivos da aula: Identificar em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido provocados pelo uso de estratégias de modalização.
Obs: enviar as atividades concluídas para o email- elimadias@prof.educacao.sp.gov.br
Leia os
textos a seguir:
Aprovada no
último dia 02 de março pela Câmara dos Deputados, a Lei de Biossegurança que
libera a comercialização, produção, pesquisa, armazenamento, cultivo e consumo
de transgênicos no Brasil.
Também
autoriza a utilização de embriões humanos para pesquisas com células-tronco.
Numericamente,
o projeto passou com facilidade pelo crivo do plenário. Foram 352 votos contra
60, de deputados federais. Mas a resistência da minoria contrária foi
barulhenta.
Revista O
Globo, 24 de abril de 2008. Fragmento.
1-Essa
notícia registra um fato: a aprovação da Lei de Biossegurança pelo Congresso
Nacional. Nela destacam-se os seguintes elementos:
A- O
Fato:________________________________________________
B- Pessoas
envolvidas:______________________________________
C- Quando:_______________________________________________
D- Como:_________________________________________________
E- Onde:__________________________________________________
Transgênicos brasileiros
A ideia é para nenhum super-herói botar defeito. Imagine uma roupa de
tecido à base de teia de aranha e totalmente à prova de balas. O projeto, que
já deixou o campo de ficção e começa a ser esboçado em laboratórios, integra
uma extensa lista de pesquisas com transgênicos desenvolvidas na Embrapa
Recursos Genéticos, um dos principais centros de biotecnologia do país, sediado
na capital federal. As pesquisas são das mais variadas. Envolvem desde o
melhoramento genético de grãos como a soja até a criação de plantas-vacinas e o
desenvolvimento de produtos inéditos como o tecido super-resistente a que se
pretende chegar a partir da proteína da teia de aranha. Essas pesquisas ainda
despertam a ira dos ambientalistas, mas ganharam novo fôlego com a aprovação da
Lei de Biossegurança no Congresso.
Os experimentos em biotecnologia que já vinham sendo tocados sob as
restrições da legislação antiga agora terão caminho aberto para seguir adiante.
As pesquisas atraem interesses dos mais diversos. Desde multinacionais ávidas
por investir nos experimentos em troca de novas tecnologias até as Forças
Armadas. O exército Brasileiro acaba de firmar parceria com a Embrapa para
buscar investimentos que possam ajudar a acelerar as experiências destinadas a
obter derivados da teia de aranha. O comando das Forças Armadas tem interesse
em aproveitar a pesquisa pra fins militares.
RANGEL, Rodrigo Revista O Globo, 24 de abril de 2008. Adaptado.
Responda:
1- Qual o objetivo dessa reportagem?
2- A linguagem dessa reportagem é
formal? Por quê?
3- Como é organizado esse trecho da
reportagem sobre os transgênicos?
4- Qual a diferença entre os dois gêneros
textuais lidos: o que foi lido sobre a notícia e a reportagem?
Constelação
Kátia Regina Pessoa
Na folha
impressa entregue ao aluno, estava escrito:
“Observe
ewuwiuiifirjirjkkvmkfmkvflrkofo a frase do texto. Agora ççççççççççç
indique------lçlçl]]]]]]]]”.
- Como se lê
isso, professora? Que língua é essa?
-
Minha nossa! Não acredito que Mimi fez isso! Passeou de novo sobre teclado do
computador!
Foi
assim que uma atividade sobre substantivos e adjetivos virou história de gato.
Responda:
1-
No trecho “
Minha nossa!”, o ponto de exclamação ajuda a passar a ideia de:
a-
Aceitação
b-
Certeza
c-
Negação
d-
Surpresa
2-
No texto, a
palavra “virou” significa:
a-
Se movimentou
b-
Se transformou
c-
Se desviou
d-
Se disfarçou.
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