DISCIPLINA: Ciências
PROFESSORA: Simone
TURMAS: 7° ANO A, B e C
TEMA: Matéria e Energia
CONTEÚDO: Máquinas Simples
CONTEÚDO: Máquinas Simples
HABILIDADE: Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES: Entregar até o dia 18/05.
FORMA DE ENTREGA DA ATIVIDADE: Entrar no link abaixo, responder na própria página das questões e clicar em ENVIAR.
MÁQUINAS SIMPLES
O desenvolvimento de diferentes ferramentas permitiu ao ser humano realizar tarefas que exigem muito mais força do que ele poderia exercer usando somente o próprio corpo. As máquinas simples são um exemplo disso: esses dispositivos permitem multiplicar a força aplicada ou alterar seu sentido, facilitando a realização de diferentes ações.
Essas máquinas são geralmente compostas de uma única peça e podem ser combinadas para compor máquinas complexas, como guindastes e bicicletas.
O uso tão difundido das máquinas simples se deve ao fato de elas atenderem a uma necessidade essencial do ser humano: facilitar a execução de tarefas que exijam a aplicação de força.
Abaixo temos alguns exemplos de tipos de máquinas simples.
ALAVANCA
Alavanca é uma barra rígida que pode ser reta ou curva, capaz de ser movimentada ao redor de um ponto ou eixo, chamado Ponto de Apoio. Uma das extremidades da barra entra em contato com o corpo sobre o qual a alavanca atua; a outra extremidade é a região na qual é aplicada a força que permite que a alavanca funcione.
A força que aplicamos na alavanca é chamada Força de Apoio ou Força Potente (F) e a força exercida pelo corpo que queremos mover é chamada Força Resistente ou Resistência (R).
Observe alguns exemplos de alavancas na figura abaixo.
Nas alavancas interfixas, o apoio fica entre a força potente e a força resistente. Já no caso das alavancas inter-resistentes, a força resistente fica entre o apoio e a força potente. E nas alavancas interpotentes, a força potente fica entre o apoio e a força resistente.
ROLDANAS OU POLIAS
São constituídas por uma roda que gira em torno de seu centro e possui um sulco, pelo qual passa uma corda ou cabo. São utilizadas para mover verticalmente corpos pesados, como levar material de construção aos andares superiores de um prédio ou descer móveis pesados durante uma mudança, por exemplo. As roldanas podem ser fixas ou móveis.
Na roldana fixa, o eixo fica preso a um suporte e não se desloca quando a corda é puxada. Ela facilita a realização de um trabalho, mas não reduz o esforço. A função desse tipo de roldana é inverter a direção e o sentido das forças transmitidas pela corda, ou seja, aplica-se uma força de cima para baixo em uma das extremidades da corda, a roldana transmite essa força à carga (que exerce a força resistente) e a puxa para cima. Geralmente são utilizadas para sustentar ou elevar uma carga ao nível necessário, como por exemplo, hastear uma bandeira.
A roldana móvel é um disco móvel que gira em torno de um eixo perpendicular ao seu plano, o que permite aumentar os efeitos da força de ação, tornando assim, menor o esforço. Essa máquina é muito comum em situações nas quais grandes objetos precisam ser levantados e carregados, como no carregamento de carretas e na movimentação de containers em portos marítimos.
OBS.: Cada roldana móvel DIMINUI PELA METADE A FORÇA necessária para levantar um objeto. Quanto maior for o número de roldanas móveis, menor será a força aplicada sobre o sistema para mudar a posição vertical do objeto.
PLANO INCLINADO
É qualquer superfície plana, rígida e inclinada em relação à horizontal. Ele é um amplificador de forças e é utilizado, por exemplo, para facilitar o deslocamento de corpos pesados.
Para ser deslocada em um plano inclinado, uma carga percorre uma distância maior do que se fosse erguida verticalmente a uma mesma altura. No entanto, a força aplicada é menor.
As rampas de acesso construídas em calçadas, entradas de edifícios, estádios e estações de ônibus são exemplos de planos inclinados. Essas rampas facilitam o deslocamento, principalmente de pessoas com dificuldade de locomoção, como pessoas idosas e usuários de cadeiras de rodas.
- Parafusos
A rosca de um parafuso é um plano inclinado disposto em espiral na superfície de um cilindro. Desta maneira, a força aplicada para girar o parafuso resulta em uma força vertical que faz com que o parafuso entre na superfície. As aplicações mais comuns dos parafusos são fixar e deslocar objetos.
- Cunha
A cunha é um plano inclinado duplo, construído em material rígido como madeira ou ferro. Ela pode ser considerada como dois planos inclinados unidos em suas bases. Ela pode servir de calço para portas ou para pneus de veículos estacionados em ladeiras - o que ajuda a impedir que o veículo se desloque ladeira abaixo. É utilizada também para nivelar e ajustar peças que não se encaixam corretamente nos espaços determinados.
A variação da cunha pode ser observada em instrumentos cortantes ou pontiagudos, como tesouras, pregos, facas e machados.
- LINK PARA ACESSAR AS QUESTÕES:
- LINK PARA ACESSAR AS QUESTÕES DA SEMANA PASSADA:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfRuszF2Iu4uB6yPOmP6JDohOaQHEK9fSRTZzyAvTfV3sJyA/viewform?usp=sf_link
- LINK DA POSTAGEM DO BLOG DA SEMANA PASSADA PARA AJUDAR NAS QUESTÕES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário